+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocar Omni por 4 setoriais ou 3 setoriais???

    Bom dia!
    Preciso trocar minha Omni por setoriais (estou com bom numero de clientes, MUITO BOM) , sera que troco por 3 setoriais de 120 graus um 4 de 90 graus?
    Alguem tem alguma sugestão, diferencas de uma para outra e cia...?
    alguma sugestao de marca de antena?
    abraços
    elton

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se vc ja tem um bom numeor de cliente é bom colocar as setoriais para dividir o trafego vc pode colocar de 90 graus da hiperlink que é homologada

  3. #3

    Padrão

    valew, vou ver esta antena da hiperlink.......

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se está com bastante clientes, é melhor mesmo dividir eles em 4 antenas do que em 3. Tem também as antenas da TSM, TSM Antennas de 15 dbi 90°, uso aqui e consigo atender clientes a 7 ou 8 km da base com ela.

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eltonteixeira Ver Post
    Bom dia!
    Preciso trocar minha Omni por setoriais (estou com bom numero de clientes, MUITO BOM) , sera que troco por 3 setoriais de 120 graus um 4 de 90 graus?
    Alguem tem alguma sugestão, diferencas de uma para outra e cia...?
    alguma sugestao de marca de antena?
    abraços
    elton
    Aconselho tambem usar 4 peinéis setoriais em vez de 3 e sugiro veementemente HYPERLINK! por experiencia própria nada é melhor do que HYPER !
    Se vc usar 4 HYPER pode colocar 2 radios WMM-3000R da AirLive - Ovislink
    cada radio destes tem duas saídas , trabalha com cartão MiniPCI - interno, e usa tecnologia MIMO tenho usado estes rádios com um rendimento ABSURDO ! São muito bons mesmo ! mas ligue as antenas de lado em cada rádio e não de costas, aconselho tb deixar 1 canal de lacuna entres os rádios ! Isto vai ficar nota 1.000 !

    Grande Abraço !

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Aconselho tambem usar 4 peinéis setoriais em vez de 3 e sugiro veementemente HYPERLINK! por experiencia própria nada é melhor do que HYPER !
    Se vc usar 4 HYPER pode colocar 2 radios WMM-3000R da AirLive - Ovislink
    cada radio destes tem duas saídas , trabalha com cartão MiniPCI - interno, e usa tecnologia MIMO tenho usado estes rádios com um rendimento ABSURDO ! São muito bons mesmo ! mas ligue as antenas de lado em cada rádio e não de costas, aconselho tb deixar 1 canal de lacuna entres os rádios ! Isto vai ficar nota 1.000 !

    Grande Abraço !
    Vc tem conseguido comprar esses rádios aqui no Brasil? E quanto a homologação, acredito qu não devam ser homologados, vc tem tido algum tipo de problemas a respeito disso?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se está com bastante clientes, é melhor mesmo dividir eles em 4 antenas do que em 3. Tem também as antenas da TSM, TSM Antennas de 15 dbi 90°, uso aqui e consigo atender clientes a 7 ou 8 km da base com ela.

    Xande qual equipamento que você usa com essas antenas e qual potência ?

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Xande qual equipamento que você usa com essas antenas e qual potência ?
    São antenas setoriais 90° 15 dbi da TSM, ligadas a placas PCI Dlink G510 e Mikrotik. As placas são de 17 dbm

  9. #9

    Padrão Trocar Omni por 4 setoriais!

    Eu fiz essa mudança também, troquei uma omni de 15 db por 4 paineis da hyperlink de 90º 17 db. e coloquei 2 AP com 2 cartões cada.

    A melhora não foi significativa foi infinitamente significativa.

    Mas me surgiu um outro problema. Cada antena ficou em um dos cartões, com nomes diferentes A/B/C/D e dae os clientes ficam achando as redes, por vezes os mais leigos se conectam nas redes que tem o sinal mais fraco e dai é a aquele stress. A internet tá lenta. A internet tá lenta.

    Mas em performance e sobre vida ao provedor é ótimo.

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Vc tem conseguido comprar esses rádios aqui no Brasil? E quanto a homologação, acredito qu não devam ser homologados, vc tem tido algum tipo de problemas a respeito disso?

    Eu trabalho com importação! compro da SISTRONIC - Nova York, Mas quanto a homologação eles nao tem pois a tecnologia MIMO não é credenciada aja visto que usa uma oscilação de frequencia para aumentar o campo de ação ! (diga de passagem que isto funciona bem demais), Mas não tenho tenho tido nenhum problemaquanto a isto , aliás só tenho tido alegrias quanto a qualidade do meu sinal !

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Eu trabalho com importação! compro da SISTRONIC - Nova York, Mas quanto a homologação eles nao tem pois a tecnologia MIMO não é credenciada aja visto que usa uma oscilação de frequencia para aumentar o campo de ação ! (diga de passagem que isto funciona bem demais), Mas não tenho tenho tido nenhum problemaquanto a isto , aliás só tenho tido alegrias quanto a qualidade do meu sinal !
    Se vc fosse revender, que preço custaria esse equipamento aqui no BR?

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    São antenas setoriais 90° 15 dbi da TSM, ligadas a placas PCI Dlink G510 e Mikrotik. As placas são de 17 dbm
    Xande estou com um projeto parecido com o seu mas ainda estou na fase da torre !

    Qual equipamento usa nos clientes ?

    você tem torre ?

    quanto metros de altura ? ela esta em um morro ou predio ?

    se for o caso quanto você pagou para o engenheiro fazer o projeto e assinar ?

    Obrigado desde já !!!!

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Xande estou com um projeto parecido com o seu mas ainda estou na fase da torre !

    Qual equipamento usa nos clientes ?

    você tem torre ?

    quanto metros de altura ? ela esta em um morro ou predio ?

    se for o caso quanto você pagou para o engenheiro fazer o projeto e assinar ?

    Obrigado desde já !!!!
    Nos clientes uso placas pci tipo samsung 2400, ralink e dlink 510, com antenas direcionais de 24, e cabo rgc 213.

    Não tenho torre, minhas bases ficam em topos de prédios, ambos de 8 andares.

  14. #14
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se vc fosse revender, que preço custaria esse equipamento aqui no BR?

    Caro Xande Oo WMM-3000R en torno de R$280,00, vi sua citação sobre placas de clientes e eu aconselho as WT-2000 PCI tb da AirLive - Ovislink .
    Me adiciona no seu MSN para batermos um papo uma hora destas - Grande Abraço

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro Xande Oo WMM-3000R en torno de R$280,00, vi sua citação sobre placas de clientes e eu aconselho as WT-2000 PCI tb da AirLive - Ovislink .
    Me adiciona no seu MSN para batermos um papo uma hora destas - Grande Abraço
    Adicionado! A Lauren da Daio tá me oferecendo essas placas, elas tem chipset Ralink né? Reconhecem em micros mais antigos, tipo p3 e k6?

  16. #16
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Adicionado! A Lauren da Daio tá me oferecendo essas placas, elas tem chipset Ralink né? Reconhecem em micros mais antigos, tipo p3 e k6?
    A pergunta não foi pra mim mas a discusão ta boa, ela funciona perfeitamente em micros antigos e até naqueles movidos a manivela hehehe. Tem 63 mw!!

  17. #17

    Padrão

    Bom dia, lhe aconselho usar mikrotik em vez de aps, use as setoriais hyperlink de 17db e placas ag-530, elas sao otimas pra sinal, uso elas aki e tenho cliente com até 8km, sem contar que as hyperlink com essas placas vc vai poder usar wi-fi na cidade, uma boa pra notbook, clintes com notbook vao ter acesso nas ruas, nas praças e em alguns lugares até dentro de casa. vlw bithow

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Aconselho tambem usar 4 peinéis setoriais em vez de 3 e sugiro veementemente HYPERLINK! por experiencia própria nada é melhor do que HYPER !
    Se vc usar 4 HYPER pode colocar 2 radios WMM-3000R da AirLive - Ovislink
    cada radio destes tem duas saídas , trabalha com cartão MiniPCI - interno, e usa tecnologia MIMO tenho usado estes rádios com um rendimento ABSURDO ! São muito bons mesmo ! mas ligue as antenas de lado em cada rádio e não de costas, aconselho tb deixar 1 canal de lacuna entres os rádios ! Isto vai ficar nota 1.000 !

    Grande Abraço !
    Amigo sabe dizer quantos clientes esse radio aguenta ?