+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida curso

    Bom dia.

    Estou com uma dúvida para ingressar em um curso de linux para adm de rede, gostaria da opinião de vocês para me indicarem e aconselharem qual o melhor caminho a traçar, visto que a empresa vai me pagar um curso de linux.
    Qual devo fazer?!Conheço o básico do linux do tipo instalação e alguns comandos apenas.

    vlw pela ajuda desd já.

    *Moderadores se postei no tópico errado me desculpem.

  2. #2

    Padrão

    Cara...eu sei que poderão me tacar pedras até cansarem.

    Mas se eu fosse você, eu não faria curso nenhum para o que você pretende fazer.

    Nesses casos, o próprio instrutor não poderá lhe ajudar em muita coisa pois, pra aprender a administrar redes em Linux, a melhor opção que você tem a fazer é buscar uma boa literatura e treinar.

    Nesse caso, as aulas de curso seriam apenas para tirar dúvidas, e não aprender de fato.

    Digo isso pois eu aprendi o que sei dessa forma e também já ministrei alguns "cursos" de administração de redes em Linux (como DNS, Proxy-Cache, Roteamento e Proteção contra invasões) e assim, na instituição que eu ministrei, o conteúdo programático não era bem claro. Tanto que ele era muito voltado para o Shell Script de cada serviço de rede.

    Isso de fato é interessante, mas irrelevante pra quem não conhece nem compriente o serviço em si. Tanto que uma coisa é o instrutor te explicar como o serviço age, e outra coisa é você compreender, se adaptar e trabalhar com ele.

    Então assim...essa é apenas a minha opinião quanto a isso.
    E nem por isso não possa existir cursos excelentes voltados pra isso.
    Mas é que, no meu caso, na minha região e na minha "pouca" experiência nessa parte, eu convivi e convivo com isso. E mesmo assim, não dispenso, como recomendação, uma boa literatura.

    Nesse caso de administração de serviços de redes em Linux, existem diversos pdfs espalhados pela Internet.
    Recomendo que você consulte alguma literatura da editora O'Reilly, dos EUA.

    Ela publica materiais muito interessantes e intuitivos.
    Muitas vezes, ela não é muito "clara", mas isso eu acho bacana. Dessa forma, o leitor tem que se dedicar um pouco mais pra compreender o enredo.

    Bom é isso.
    Espero ter ajudado.

    abracos

  3. #3

    Padrão

    Eu assino embaixo.

    Você precisa entender o conceito da coisa, pois com isso você se vira em qualquer ambiente, só precisando se "adaptar" as ferramentas/comandos de cada um.

    É como desenvolver. O melhor é você entender de lógica e a finalidade da aplicação a ser desenvolvida, com isso, você só precisa escolher a melhor linguagem a utilizar.

    Bom... não sei se serei apedrejado também hehehehe mas comigo funciona assim

    Abraço e boa sorte