Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duas Ominis em uma mesma Torre? Pode?

    Olá amigos!
    Tenho uma torre com uma omini 15db ligada a um ap2000 com um cartão. Queria colocar mais um cartão nesse ap2000 e ligar outra antena sem desfazer da minha omini atual. Tenho outra omini tb de 15db parada, posso colocá-la na mesma torre? Ou coloco uma setorial 120º? O que é melhor? E se for colocar, coloco qnts metros uma da outra?
    Abraços!

  2. #2

    Padrão

    caro amigo ricardofjayme
    poder nao pode , vou dar uma leve emplicadinha.
    a omni é 360 graus a entena que esta querendo colocar vamos falar de setorial , atras dela tem um chapa dentro da antena que nao deixa passar interferencia mais sempre passa alguma coisa , entao seu sinal ia depender muito qual distancia ia ser uma antena da outra , mais o ideal que poderia fazer éra colocar 4 setorial de 14 que fecharia um angulo de 360 graus vc ia gastar nem 2.000,00 e ficaria com equipamento homologado e ainda poderia vender sua antena.


    ta ai uma dica

    abraços

  3. #3

    Padrão

    Ommni tem que ficar longe uma da outra, acho que não vai dar certo.

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigos!
    Tenho uma torre com uma omini 15db ligada a um ap2000 com um cartão. Queria colocar mais um cartão nesse ap2000 e ligar outra antena sem desfazer da minha omini atual. Tenho outra omini tb de 15db parada, posso colocá-la na mesma torre? Ou coloco uma setorial 120º? O que é melhor? E se for colocar, coloco qnts metros uma da outra?
    Abraços!
    Na verdade com sistema MIMO pode sim ! vc pode aumentar a eficiencia do seu sistema (maior força dentro do mesmo raio de ação), usando a tecnologia MIMO como por exemplo o radio WMM-3000R da AirLive - Ovislink, que ja tem duas saídas e trabalha com cartão mini PCI, para isto funcionar adequadamente as antenas devem ficar afastadas em linha reta e niveladas, no mínimo 1,8mts, e as antenas devem ser exatamente Iguais !

    Grande Abraço!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigos!
    Tenho uma torre com uma omini 15db ligada a um ap2000 com um cartão. Queria colocar mais um cartão nesse ap2000 e ligar outra antena sem desfazer da minha omini atual. Tenho outra omini tb de 15db parada, posso colocá-la na mesma torre? Ou coloco uma setorial 120º? O que é melhor? E se for colocar, coloco qnts metros uma da outra?
    Abraços!
    cara isso vai aumentar ruidos muda para as setoriais com Clayton.Foga falou que alem de vc ta com produtos homologados vai ter melhor sinal e vai diminuir seus problemas, omini é furada veio

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Faz o que o clayton e ichu falaram... Vai de setoriais. Se precisar fazer empréstimo em banco, faz.. vale cada centavo, vc não imagina a diferença na performance que vai te dar setoriais em relação a omni. E vc não vai mais ter as dores de cabeças comuns, que eu sempre tinha quando usava omni...

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Faz o que o clayton e ichu falaram... Vai de setoriais. Se precisar fazer empréstimo em banco, faz.. vale cada centavo, vc não imagina a diferença na performance que vai te dar setoriais em relação a omni. E vc não vai mais ter as dores de cabeças comuns, que eu sempre tinha quando usava omni...
    Com certeza Setoriais são bem melhores! Eu uso e elas são EXCELENTES ainda mais se forem HyperLink ! Mas a Solução MIMO com duas antenas OMNI é excelente! NÃO CAUSAM RUÍDO ENTRE SÍ ! pois foram projetadas para trabalhar desta maneira ! ! Ja existe esta tecnologia pra trabalhar inclusine com 3 OMNI!
    Volto a Dizer Setorias é bem melhor mas quando não se tem condições financeiras pra isto ! se apela pra alternativas mais baratas !

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    caro amigo ricardofjayme
    poder nao pode , vou dar uma leve emplicadinha.
    a omni é 360 graus a entena que esta querendo colocar vamos falar de setorial , atras dela tem um chapa dentro da antena que nao deixa passar interferencia mais sempre passa alguma coisa , entao seu sinal ia depender muito qual distancia ia ser uma antena da outra , mais o ideal que poderia fazer éra colocar 4 setorial de 14 que fecharia um angulo de 360 graus vc ia gastar nem 2.000,00 e ficaria com equipamento homologado e ainda poderia vender sua antena.


    ta ai uma dica

    abraços
    "Nem 2.000" foi ótima . Claro que a pechincha está no bolso de quem paga. 2paus pra mim é algo ridiculamente irreal na atual situação. Mas em 3 meses com ctz vai ser uma opção que estarei namorando, trocar minha omni por setoriais, e levar a omni para uma nova torre, onde ainda haja poucos clientes.

  9. #9

    Padrão

    Qual é a sua estratégia?

    Tornar o sinal mais potente?

    utilize a seguinte estratégia:

    - Siga o conselho de nosso amigo "pkmc", utilize uma distância de 1.20 para reduzir a interferência das antenas.(mesmo com o MIMO).
    - Mapeie o setor de maior demanda para melhorar o sinal colocando uma painel.
    - Vá fazendo a modificação de sua torre aos poucos, até substituir de vez a omni por painéis setoriais. (doi menos no bolso)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Na verdade com sistema MIMO pode sim ! vc pode aumentar a eficiencia do seu sistema (maior força dentro do mesmo raio de ação), usando a tecnologia MIMO como por exemplo o radio WMM-3000R da AirLive - Ovislink, que ja tem duas saídas e trabalha com cartão mini PCI, para isto funcionar adequadamente as antenas devem ficar afastadas em linha reta e niveladas, no mínimo 1,8mts, e as antenas devem ser exatamente Iguais !

    Grande Abraço!
    Para min, MIMO era para uso indoor, alguém usa outdoor? É bom? O que temos homologado nessa tecnologia?

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Para min, MIMO era para uso indoor, alguém usa outdoor? É bom? O que temos homologado nessa tecnologia?

    InDoor? creio que aqui 90% dos usuários usa produtos In-Door em Out-Door !
    Por que com a tecnologia MIMO seria diferente ? tenho 3 torres funcionando com esta tecnologis e melhorou o desempenho em 60% ! Mas quanto a homologação ! Ainda não há ! mas ja se usa tanta coisa fora de homologação ! uma a mais nao vai fazer muita diferença !

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    InDoor? creio que aqui 90% dos usuários usa produtos In-Door em Out-Door !
    Por que com a tecnologia MIMO seria diferente ? tenho 3 torres funcionando com esta tecnologis e melhorou o desempenho em 60% ! Mas quanto a homologação ! Ainda não há ! mas ja se usa tanta coisa fora de homologação ! uma a mais nao vai fazer muita diferença !
    Sim, é verdade! Na realidade quiz dizer que tem tecnologias que não se comportam muito bem em Out-Door, como exemplo 802.11G, que para a maioria aqui não ficou bom, por isso fiquei curioso a respeito do MIMO. Então você usa ai! Legal! Com duas Omnis? Qual rádio?

    Agora quanto a homologação, para min não dá! Tudo meu é homologado cabos, switch, todos limites de potências respeitados, e tal. Aqui na minha cidade o negócio é feio! Um querendo derrubar o outro. Eu é que já andei falando que a coisa não prescisa ser assim.

  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Sim, é verdade! Na realidade quiz dizer que tem tecnologias que não se comportam muito bem em Out-Door, como exemplo 802.11G, que para a maioria aqui não ficou bom, por isso fiquei curioso a respeito do MIMO. Então você usa ai! Legal! Com duas Omnis? Qual rádio?

    Agora quanto a homologação, para min não dá! Tudo meu é homologado cabos, switch, todos limites de potências respeitados, e tal. Aqui na minha cidade o negócio é feio! Um querendo derrubar o outro. Eu é que já andei falando que a coisa não prescisa ser assim.

    Eu trabalho com tudo homologado (dentro do possível 96%) Quanto a tecnologia MIMO eu uso o WMM-3000R da Ovislink AirLive ! Este equipamento trabalha com cartão Mini PCI, Excelente Desempenho !

  14. #14

    Smile

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Olá amigos!
    Tenho uma torre com uma omini 15db ligada a um ap2000 com um cartão. Queria colocar mais um cartão nesse ap2000 e ligar outra antena sem desfazer da minha omini atual. Tenho outra omini tb de 15db parada, posso colocá-la na mesma torre? Ou coloco uma setorial 120º? O que é melhor? E se for colocar, coloco qnts metros uma da outra?
    Abraços!
    Pode sim, denho duas omni de 8dbi na mesma torre + uma serorial + 2 antenas direcionais de grade. Estam distântes 2m uma da outra.

  15. #15

    Padrão

    Pode sim, denho duas omni de 8dbi na mesma torre + uma serorial + 2 antenas direcionais de grade. Estam distântes 2m uma da outra.
    A questão é ver a qualidade no seu sinal final. Não adiantará encher de antenas ai e no final ter uma rede caótica.
    E, outra coisa, quem vai dizer se realmente está funcionando é o cliente. Não adiantará se iludir que ao usar um programa que mede o ruído e faz mil opções de testes (tipo bombril) que chegando no usuário final e ele disser que o sinal está um lixo, aí "é um abraço..".. e quanto mais clientes disserem isto.. mas seu problema aumentará...

    Acredito que seguindo as dicas postadas acima em usar paíneis com certeza terá um melhor resultado e compravado. Pense não agora, pense no futuro.

  16. #16

    Exclamation

    cara na minha opinião não vai dar certo pois o sinal proximo ira ficar muito poluido 2 antenas 360º proximas pode dar colisão de sinal.

  17. #17
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diegobtp Ver Post
    cara na minha opinião não vai dar certo pois o sinal proximo ira ficar muito poluido 2 antenas 360º proximas pode dar colisão de sinal.
    Seria Interessante antes de opinar aprender mais sobre sinal RF e mais ainda sobre a tecnologia MIMO pois as antenas neste formato trabalham com inversão de fase a uma frequencia bastante elevada empurrando o sinal com mais robustes ! Gostaria que ficasse claro que eu jamais indicaria um sistema o qual não tivesse testato! Grato ! Ps.: Sou técnico em sistemas de telecomunicação com formação internacional !

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Seria Interessante antes de opinar aprender mais sobre sinal RF e mais ainda sobre a tecnologia MIMO pois as antenas neste formato trabalham com inversão de fase a uma frequencia bastante elevada empurrando o sinal com mais robustes ! Gostaria que ficasse claro que eu jamais indicaria um sistema o qual não tivesse testato! Grato ! Ps.: Sou técnico em sistemas de telecomunicação com formação internacional !
    Com todo respeito, a formação não importa aqui no forum.

  19. #19
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Com todo respeito, a formação não importa aqui no forum.
    Mas o Fato de ter amplo conhecimento em sistemas de Radio Frequencia e Telecomunicações com certeza SIM !

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Mas o Fato de ter amplo conhecimento em sistemas de Radio Frequencia e Telecomunicações com certeza SIM !
    Isso também não faz diferença, aqui é um forum, e de Linux, o foco aqui é liberdade.

    Quanto ao MIMO, andei lendo sobre ele, veja se estou certo:

    Você sabe que para realmente tirar todo o proveito da tecnologia você deve usar os kits clientes também MIMO. Do contrário a diferênça é pouca. Pelo que sei ainda não está homologado, acho que pelo fato de usar mais de uma freqência simultânea. Você pode fazer um comparativo do MIMO com Raid usado em Storage's, os sinais são divididos e enviados em freqências diferentes.

    Minha opnião:

    Se realmente não está homologado, não recomendo a ninguém usar, pois está fora da lei, agora se está homologado, quem já testou e gostou pode optar em usar, mais eu prefiro não usar com omni's, se fosse o caso usaria com setoriais. Minha opnião é não usar mais de uma omini na torre. Uma já faz zoeira demais! Imagine duas!