+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mateusl
    Visitante

    Padrão infra-estrutura de rede wireless - sugestoes

    olá,
    é o seguinte.. não tenho muita experiencia com redes wireless, mas minha questao é a seguinte, preciso jogar o sinal da minha empresa para uma torre, nessa torre tem 3 antenas de grade, cada uma transimite para um lado, estava pensando em fazer uma bridge wireless pra ficar tudo numa rede só.
    minhas duvidas, nas bridges wireless, tenho que por uma antena na torre que receba o sinal do meu servidor ou ela pode receber e enviar ao mesmo tempo? posso ligar as 3 antenas num mesmo AP?
    gostaria de opiniões sobre modelos de AP que eu poderia usar.

    fiz um diagrama meia boca aqui... nao sei se ajuda a entender oq eu quero
    http://img405.imageshack.us/img405/1838/wirenn8.png

    obrigado.
    Última edição por mateusl; 15-09-2007 às 15:27.

  2. #2

    Padrão

    Eu faria da seguinte forma.

    Um ponto a ponto bridge da empresa para a torre, pode ser dois rádios bons, um na empresa e outro na torre, com antenas de grade nos dois:

    Empresa ->>>>>> link de rádio <<<<<<- Torre

    E a partir da torre, acho que o ideal era uma antena setorial com outro rádio para espalhar o sinal para onde você deseja.

    Pelo que eu entendi, você quer enviar uma conexão da empresa para a torre, e da torre espalhar para vários pontos diferentes, correto?

  3. #3
    mateusl
    Visitante

    Padrão

    mas e na torre, entao vai 2 aps certo? um pra receber o sinal da empresa e otro pra distribuir.
    Eu preciso distribuir o sinal num raio de 360° numa distancia de no maximo 3km, qual equipamento vcs me recomendariam?

  4. #4

    Padrão

    O equipamento vai depender da carga. Se for pouco tráfego, pode ser um access point comum. Senão, vai precisar de algo melhor, tipo YDI, Proxim, Mikrotik...

    E pra fazer a distribuição em 360°, use uma antena omni de 8 dBi, é suficiente pra 3 Km.

  5. #5

    Padrão

    Pelo que entendi vc pretende interligar a empresa com a torre, e essa torre enviar sinal para mais 3 pontos, bem tem algumas formas de fazer isso vamos lah

    1 - fazer um ponto a ponto com dois radios e duas antenas direcionais, colocar 1 outro radio conectado a uma antena omi em modo AP, e nos demais pontos placas PCI ou radios setados como clientes com antenas direcionais.

    2 - colocar um ap na torre conectado a uma antena omini em WDS master, e nos demais pontos colocar os radios como WDS slave com antenas direcionas

    agora vc pode optar por radios SWL 3300 da Samsung que permite este tipo de aplicação, que é o AML automatic multi link, é a mesma forma que o wds, porem proprietaria, tambem pode usar o Ovislink por exemplo que trabalha muito bem em WDS, porem acho o SWL 3300 mais robusto suporta mais trafego, porem ele tem a vantagem de ser facil configurar, mais tambem tem a desvantagem de ter poucos recursos de segurança.

  6. #6

    Padrão Infra-estrutura

    Bom dia companheiro.
    olha pelo que deu pra perceber isso e muito facil de fazer e vc tem N opcoes para enlacar tudo numa rede soh.
    vale saber o qnto quer investir.

  7. #7

    Padrão

    acredito que a solução mais simples e a de jpjust, mas eu colocaria uma antena omni de maior ganho, tipo a da hypertec de 15 dbi, tenho uma e alem de homologada funciona bem, e tenho tb uma da hyperlink que tb e show mas pena que nao e homologada

  8. #8
    mateusl
    Visitante

    Padrão

    e se eu ligar uma antena de grade e uma omni no mesmo ap teria muita perda?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mateusl Ver Post
    e se eu ligar uma antena de grade e uma omni no mesmo ap teria muita perda?
    Acho que não fica legal, vai misturar as coisas. Mas se você usar algo como um YDI, Proxim ou Mikrotik, com 2 cartões wireless, aí você poderá ligar duas antenas em um mesmo equipamento sem problemas.

  10. #10
    mateusl
    Visitante

    Padrão

    mas se eu ligar nesses AP que tem lugar pra encaixar duas antenas?
    http://g-ec2.images-amazon.com/image...1L._SS500_.jpg

    como funciona esses YDI, Proxim, Mikrotik ??

    obrigado.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mateusl Ver Post
    mas se eu ligar nesses AP que tem lugar pra encaixar duas antenas?
    http://g-ec2.images-amazon.com/image...1L._SS500_.jpg

    como funciona esses YDI, Proxim, Mikrotik ??

    obrigado.
    Geralmente esses equipamentos usam uma antena de cada vez, escalonando o uso entre elas rapidamente. O problema é que os dados que você enviaria pra algum cliente conectano na omni, também seriam enviados pela antena de grade (um envio totalmente desnecessário).

    Os equipamentos que eu citei, possui dois cartões wireless. São dois rádios em um equipamento só, como dois APs em um aparelho. Você configura dois SSIDs diferentes neles.

    Esse é um Proxim:

    http://www.americanexplorer.com.br/i...am/AP-2000.jpg

  12. #12
    mateusl
    Visitante

    Padrão

    e se eu fizer um wds entre um ap e um servidor linux com placa wireless pci? alguem já fez isso? Eu preciso fazer controle de banda e de acesso no servidor.

    obrigado.

  13. #13

    Padrão

    Se não quer gastar muito, e se não precisa ser homologado, usa radios ovis 5460=R$165,00
    omni hyperlink de 8db pra distribuir o sinal
    e no ponto-a-ponto usa aquário de grade=R$50,00