+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hyperlink 90graus 20db

    Alguem usa??? meu caso eh o seguinte .... eu nao tenho visada boa de alguns clientes e atualmente uso omnidirecional de 12db.... estou setorizando agora e adquiri uma Hyperlink de 20db (ainda nao chegou)... esse sinal vai melhorar com essa antena??? detalhe ... atualmente uso um ap alfa setado pra 400mw e agora vo usar essa setorial no mikrotik com as g520 da dlink(baixa potencia).

    Queria a opiniâo de todos principalmente os que ja usaram essa antena pra medizer o que axaram dela ....

    Obs.: meus clientes tem no maximo 3km mais o meu problema eh o numero de arvores na regiao que é enorme e o local que eu moro eh a parte mais baixa do bairro

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    Alguem usa??? meu caso eh o seguinte .... eu nao tenho visada boa de alguns clientes e atualmente uso omnidirecional de 12db.... estou setorizando agora e adquiri uma Hyperlink de 20db (ainda nao chegou)... esse sinal vai melhorar com essa antena??? detalhe ... atualmente uso um ap alfa setado pra 400mw e agora vo usar essa setorial no mikrotik com as g520 da dlink(baixa potencia).

    Queria a opiniâo de todos principalmente os que ja usaram essa antena pra medizer o que axaram dela ....

    Obs.: meus clientes tem no maximo 3km mais o meu problema eh o numero de arvores na regiao que é enorme e o local que eu moro eh a parte mais baixa do bairro
    Cara, agora voce vai ver o que sinal de qualidade.

    Só pra voce saber esta placa g520 tem chip set atheros e tem 17 dbm de potencia, em conjunto com esta antena hyper 90º 20 dbi voce tera em 90º um sinal no minimo uns 3x mais forte e com mais qualidade.

    Estes 26 dbm do radio junto com uma omni 12 dbi, só suja o espectro e causa uma falsa sensação de potencia.

    Se usar mikrotik seta esta placa no maximo para 18 dbm ela vai ficar show e vai aguentar um numero de 35 a 40 usuarios simultaneos com trafego de 150 kbps.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Cara, agora voce vai ver o que sinal de qualidade.

    Só pra voce saber esta placa g520 tem chip set atheros e tem 17 dbm de potencia, em conjunto com esta antena hyper 90º 20 dbi voce tera em 90º um sinal no minimo uns 3x mais forte e com mais qualidade.

    Estes 26 dbm do radio junto com uma omni 12 dbi, só suja o espectro e causa uma falsa sensação de potencia.

    Se usar mikrotik seta esta placa no maximo para 18 dbm ela vai ficar show e vai aguentar um numero de 35 a 40 usuarios simultaneos com trafego de 150 kbps.
    como aqui eu nao tenho problema com a anatal o que vc axa de cartoes minipci de 400mw?? ou esses 400mw pode interferir no sinal de uma das outras 3 antenas??? porque atualmente eu tenho as dlink e to esperando as antenas hyperlink chegar pra botar o mk na torre ... mais seria viavel substituir essas dlink por cartoes minipci com mais potencia??

  4. #4

    Wink

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    como aqui eu nao tenho problema com a anatal o que vc axa de cartoes minipci de 400mw?? ou esses 400mw pode interferir no sinal de uma das outras 3 antenas??? porque atualmente eu tenho as dlink e to esperando as antenas hyperlink chegar pra botar o mk na torre ... mais seria viavel substituir essas dlink por cartoes minipci com mais potencia??
    Cara não se iluda com potencia ser sinal de qualidade e distancia.

    400mw + 20 dbm é muita coisa. digo isso pelo fato de com 250mw e 17 dbi já atingir 10 km.

    O que voga é a cobertura do sinal e com as setoriais voce tem um angulo bom tanto em locais distantes como e locais muito proximos pelo fato de como a antena propaga o sinal.

    Te garanto que com 18 dbm + 20 dbi voce tera uma cobertura de 8 km com qualidade de sinal, que é o importante a qualidade não a potencia.

    Usando cabo rgc213 com no maximo 3 metros e o mikrotik fica show.


    Se quiser usar estes cartões ai fique a vontade, mas fique ciente potencia não é qualidade. E qualidade se tem com cabos de qualidade, antenas de qualidades, placas de qualidade e não potencia de radios ou cartões.

    "POTENCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE", e é a mais pura verdade.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Cara não se iluda com potencia ser sinal de qualidade e distancia.

    400mw + 20 dbm é muita coisa. digo isso pelo fato de com 250mw e 17 dbi já atingir 10 km.

    O que voga é a cobertura do sinal e com as setoriais voce tem um angulo bom tanto em locais distantes como e locais muito proximos pelo fato de como a antena propaga o sinal.

    Te garanto que com 18 dbm + 20 dbi voce tera uma cobertura de 8 km com qualidade de sinal, que é o importante a qualidade não a potencia.

    Usando cabo rgc213 com no maximo 3 metros e o mikrotik fica show.




    Se quiser usar estes cartões ai fique a vontade, mas fique ciente potencia não é qualidade. E qualidade se tem com cabos de qualidade, antenas de qualidades, placas de qualidade e não potencia de radios ou cartões.

    "POTENCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE", e é a mais pura verdade.
    É isso ai, da mesma forma que uma boa alimentação, o que fala mais alto é a qualidade e nunca quantidade(potencia). O amigo disse tudo muita potencia é como uma tempestade de ventos fortes, sai levando todo a sugeira por onde passa poluindo o aspectro de RF.(Radio Frequencia).

  6. #6

    Padrão

    Caro amigo Michell
    vc tem que lembrar que quanto mais o Db a antena tem mais longe ela chega , mais tem um problema nela ,o Db é alto entao ela nao pega sinal perto

    se vc usuar uma de 14 90 graus ficaria melhor pq ela pega sinal mais perto e chega até 5 Km
    se for 5,8 colcoa uma de 17 90 graus pq quando menos o Db ela atinge mais perto


    espero ter ajudado


    abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Caro amigo Michell
    vc tem que lembrar que quanto mais o Db a antena tem mais longe ela chega , mais tem um problema nela ,o Db é alto entao ela nao pega sinal perto

    se vc usuar uma de 14 90 graus ficaria melhor pq ela pega sinal mais perto e chega até 5 Km
    se for 5,8 colcoa uma de 17 90 graus pq quando menos o Db ela atinge mais perto


    espero ter ajudado


    abraços
    Até onde eu sei essas suas expressões soh sao validas para antenas omnidirecionais.. antenas setoriais tbm sao ruins para clientes perto?? nao tenho pratica setorização, porém, tenho lido bastante o forum nunca vi falar que setoriais tem problemas com clientes perto ... pelo contrario muita gente troca de omni pra setorial justamente por esse motivo ... mais vamos lah estou aqui pra ver a opinião de todos ...

    Soh uma pergunta ... vc jah usou uma antena setorial de 20db??

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    Até onde eu sei essas suas expressões soh sao validas para antenas omnidirecionais.. antenas setoriais tbm sao ruins para clientes perto?? nao tenho pratica setorização, porém, tenho lido bastante o forum nunca vi falar que setoriais tem problemas com clientes perto ... pelo contrario muita gente troca de omni pra setorial justamente por esse motivo ... mais vamos lah estou aqui pra ver a opinião de todos ...

    Soh uma pergunta ... vc jah usou uma antena setorial de 20db??
    Caro Michel
    depende a altura tambem , pq se enclinar ela para pegar clientes proximos vc perdera clientes mais longos ,

    sobre o uso dessa antena nunca usei nao , mais ja vendi muito delas
    antes para podermos dar suporte aos nossos clientes tinhamos que conversar com o pessoal da Hyperlink por telefone e quando vieram no Brasil , isso a 5 anos atras mais ou menos

    espero ter ajudado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Caro Michel
    depende a altura tambem , pq se enclinar ela para pegar clientes proximos vc perdera clientes mais longos ,

    sobre o uso dessa antena nunca usei nao , mais ja vendi muito delas
    antes para podermos dar suporte aos nossos clientes tinhamos que conversar com o pessoal da Hyperlink por telefone e quando vieram no Brasil , isso a 5 anos atras mais ou menos

    espero ter ajudado
    realmente a abertura vertical dela eh bem pequena ... mais o foda eh ki eu jah comprei ... depois eu penso em colocar uma hyperlink 14db vertical de acordo com a nescessidade ....

    mais queria saber uma coisa ... estando dentro do angulo vertical que ela cobre (6,5graus) ela funciona tanto bem pra perto como pra lonje neh???

  10. #10

    Padrão

    Michel
    isso mesmo estando dentro do angulo funciona sim tranquilamente

    espero te ajudado

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    realmente a abertura vertical dela eh bem pequena ... mais o foda eh ki eu jah comprei ... depois eu penso em colocar uma hyperlink 14db vertical de acordo com a nescessidade ....

    mais queria saber uma coisa ... estando dentro do angulo vertical que ela cobre (6,5graus) ela funciona tanto bem pra perto como pra lonje neh???
    Gosto de trabalhar com padrões e uso hyper de 17 dbi + cartões de 17 dbm, tenho clientes a 100 metros da torre e clientes a 6 km da torre e ela irradia muito bem para ambos.

    Nunca usei a 20 dbi, nunca precisei de tanta potencia assim. Mas falam que é boa.

    Gosto de trabalhar com 14 e 17 dbi.
    E nunca tive problemas com clientes proximos ou longe.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Gosto de trabalhar com padrões e uso hyper de 17 dbi + cartões de 17 dbm, tenho clientes a 100 metros da torre e clientes a 6 km da torre e ela irradia muito bem para ambos.

    Nunca usei a 20 dbi, nunca precisei de tanta potencia assim. Mas falam que é boa.

    Gosto de trabalhar com 14 e 17 dbi.
    E nunca tive problemas com clientes proximos ou longe.
    Qual antena de 17db vc usa??? 120??? 90??? polarização horizontal ou vertical??? qual o angulo de abertura delas???

  13. #13

    Padrão muita potencia

    galera queria descobrir quem plantou essa ideia de muitos mw ser sinal de potencia pelo que vi só da canceira por o radio no maixo eu to setando os meus em 16txpower e ta indo bem....

  14. #14

    Padrão

    intaum ke dizer ki eh melhor comprar g520 mesmo doque investir em cartoes minipci de mais potencia neh???

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    intaum ke dizer ki eh melhor comprar g520 mesmo doque investir em cartoes minipci de mais potencia neh???
    Iniciantes na are sempre acham que potencia significa sinal de qualidade é normal entre pessoas não especializadas.
    O que fico indignado é qualquer pessoa pegar uma omni 15 dbi e um radio tipo zinwell g120 e achar que isso é ponto de distribuição e que com 250 mW do radio mais a omni de 15 dbi vai abranger 10 km.

    Este tipo de pessoa ( não falo profissional pelo fato de nem chegar perto ), estraga todo o espectro e não consegue se quer ter 20 usuários on line com qualidade.

    Sendo que com uma placa ou cartão de 17 dbm + painel de 14 dbi eu tenho um sinal extremamente melhor e consigo 40 usuários com qualidade.

    Então que fique bem claro, quem faz a diferença é a antena. Não a potencia do radio.
    E usem antenas homologadas, se vão trabalhar com internet via radio trabalhem corretamente.

    Chega de ser prejudicado por pessoas sem nenhuma qualificação que só polui o espectro.


    Desculpem as palavras, mas é um desabafo.

    michel11br, uso hyper de 17 e 14 90º.

    Sobre as g520, é uma placa boa. Conseguira bastantes usuários nela e por estar usando uma setorial de 20 dbi vai longe com ela sim. Não precisa colocar cartões de mais potencia.
    Depois posta ai pra falar como ficou.

    E escrevi tudo isso pelo fato de ser um FORUM e todos que estão aqui é pra aprender .... estou contribuindo pra isso.

    Aprender de forma certa.
    Última edição por ShadowRed; 19-09-2007 às 20:29.