+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link 27 km

    ola pessoal blz !!!!!!!!

    Seguinte galera.

    Estou fazendo um link de 27 km e estou usando 2 airaya + 2 HYP 33 DBi de disco fechada, conseguimos resposta da outra bridge com um pingue de 1ms. mas ai vem u problema esse pingue de 1ms é sem trafego. quanto colocamos trafego o pingue aumenta e conseguimos pouca banda no destino...

    eu estou suspeitando de configuraçao nas airaya

    Wireless Mode: (20 MHz wide channels)
    Radio Frequency: (5.735 GHz)
    Data Rate: best
    Transmit Power: 21 dBm
    Antenna Selection: 2
    Software Retry: 1
    Hardware Retry: 4

    que vcs acham ajuda ai galera ..... desde agradeço ... fui

  2. #2

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    use o canal 5260, data rate best, antena em best e 21dbm e da uma olhada no alinhamento pelo telnet porque so pelo ping eh complicando pq o airaya quando se "fala" ee ja fica a 1ms então fique com o mac do radio da outra ponta e entre no radio que você está ligado via lan da seguinte forma #telnet 192.168.1.70 3000 (enter) colocar user e senha e depois cola o mac da outra base o numero bom está proximo a 35 ou 40 assim você vai ter um bom trafego na sua rede.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    use o canal 5260, data rate best, antena em best e 21dbm e da uma olhada no alinhamento pelo telnet porque so pelo ping eh complicando pq o airaya quando se "fala" ee ja fica a 1ms então fique com o mac do radio da outra ponta e entre no radio que você está ligado via lan da seguinte forma #telnet 192.168.1.70 3000 (enter) colocar user e senha e depois cola o mac da outra base o numero bom está proximo a 35 ou 40 assim você vai ter um bom trafego na sua rede.
    complementando, a partir de 18, vc já consegue transmitir dados com alguma qualidade, mas quanto melhor ficar o sinal, melhor.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    use o canal 5260, data rate best, antena em best e 21dbm e da uma olhada no alinhamento pelo telnet porque so pelo ping eh complicando pq o airaya quando se "fala" ee ja fica a 1ms então fique com o mac do radio da outra ponta e entre no radio que você está ligado via lan da seguinte forma #telnet 192.168.1.70 3000 (enter) colocar user e senha e depois cola o mac da outra base o numero bom está proximo a 35 ou 40 assim você vai ter um bom trafego na sua rede.
    tux meu irmao brigado pela a ajuda....

    mas ainda continuo com alguns problemas....
    dei uma olhada aqui nas configuraçoes da bridge e eu nao tenho esse canal 5260 eu apenas tenho de 5735 pra mais . e a firmware das bridge sao essas aqui Software Version: Ver 1.026
    Hardware Version: Ver 1.0

    Sera que pode ser a versao da firmware ????????

  7. #7

    Padrão

    Fala Pedro,

    Use o canal menor que tiver isso deve ser por causa do firmware mesmo e faça o testo do telnet eu sempre uso esse canal baixo e fica bom, pois a frenquecia fica quase que 5,3Ghz ai você ta usando en 5,7Ghz, pode ser o firmware sim mais acho que colocando o menor não tem problema não.

    Fez o teste do telnet? aqui tenho enlaces com qualidade de 25 até 35 e são perfeitos passando 18mb, 22mb.

    Abraço

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Fala Pedro,

    Use o canal menor que tiver isso deve ser por causa do firmware mesmo e faça o testo do telnet eu sempre uso esse canal baixo e fica bom, pois a frenquecia fica quase que 5,3Ghz ai você ta usando en 5,7Ghz, pode ser o firmware sim mais acho que colocando o menor não tem problema não.

    Fez o teste do telnet? aqui tenho enlaces com qualidade de 25 até 35 e são perfeitos passando 18mb, 22mb.

    Abraço
    TUX meu amigo, primeiramente brigado pela ajuda...

    Realmente o alinhamento pelo telnet é muito superior que u alinhamento pelo grafico que tem la na ABA advanced parece que ele nao é presciso.. E as bridges estao trabalhando (20MHZ) com u canal 5735, que é o menor que tinha, o resto ficou tudo em best mesmo...

    vou contar como fizemos o alinhamento pra se alguem prescisar ou esquecer de alinhar e so dar uma olhada aqui......

    Em uma ponta ficou um piao la em cima da torre com um Talkaboult direcionando a antena (HYP33 DBi disco fechada) e eu embaixo com outro talkabault falando como estava o avg, conseguimos entre 22 /24 , como o antoni falou que avg:18 ja navegava belezinha entao com 24 tenho uma boa banda passando dentro do link ...

    na outra ponta REPITA p mesmo processo..

    bem a navegaçao ficou blz... muito boa e os pingues voltaram a ficar 1ms sem trafego. quanto meto trafego em cima sobe os pingues pra 400/500/600 mas continua navegando blz. So nao sei dizer quantos MB esta passando no link, do jeito que esta esta muito bom... Afinal são 27Km direto ponto a ponto, sem repitiçao...

    Agradeço Pela ajuda de tux e antoni

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    TUX meu amigo, primeiramente brigado pela ajuda...

    Realmente o alinhamento pelo telnet é muito superior que u alinhamento pelo grafico que tem la na ABA advanced parece que ele nao é presciso.. E as bridges estao trabalhando (20MHZ) com u canal 5735, que é o menor que tinha, o resto ficou tudo em best mesmo...

    vou contar como fizemos o alinhamento pra se alguem prescisar ou esquecer de alinhar e so dar uma olhada aqui......

    Em uma ponta ficou um piao la em cima da torre com um Talkaboult direcionando a antena (HYP33 DBi disco fechada) e eu embaixo com outro talkabault falando como estava o avg, conseguimos entre 22 /24 , como o antoni falou que avg:18 ja navegava belezinha entao com 24 tenho uma boa banda passando dentro do link ...

    na outra ponta REPITA p mesmo processo..

    bem a navegaçao ficou blz... muito boa e os pingues voltaram a ficar 1ms sem trafego. quanto meto trafego em cima sobe os pingues pra 400/500/600 mas continua navegando blz. So nao sei dizer quantos MB esta passando no link, do jeito que esta esta muito bom... Afinal são 27Km direto ponto a ponto, sem repitiçao...

    Agradeço Pela ajuda de tux e antoni
    Pra vc conseguir acesso aos canais mais baixos, como o tux comentou, vc precisaria mudar a largura do canal, de 20 pra 10 ou 5... Mas quanto maior a largura da banda, maior a velocidade do link... Aqui uso alguns em 5500 e outros em 5300, outros em 5825...

    Segue anexo um manual em português...

    Tem também umas dicas em Airaya 108 megas - A próxima onda
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos WirelessGRID_Manual_Resumido.pdf  
    Última edição por xandemartini; 21-09-2007 às 09:45. Razão: tinha escrito manuel :)

  11. #11

    Padrão

    ele não é para ficar dando esse pings altos isso ai vai ter que fazer testando em 10 como foi falando acima, eu nunca usei em 10 mais usando em 40 deu a mesma coisa, em relação a usar em 5,3 ou 5,8 a bando não altera nada, ja fiz isso e ficou na mesma.

    Alinhamento você faz assim, cada nego em uma ponta e uma das pontas usando um note no telnet e comunicando via celular, pois assim não tem motivo para que perder nada no alinhamento, pois quanto maior a quantidade de km mais dificil o alinhamento perfeito, sendo assim 1cm ja prejudica tudo.

    Pedro,
    Se tiver usando rgc213 tente trocar por LMR 600 ou Cellflex assim você vai conseguir subir a qualidade do seu link.

    Abraços

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Pra vc conseguir acesso aos canais mais baixos, como o tux comentou, vc precisaria mudar a largura do canal, de 20 pra 10 ou 5... Mas quanto maior a largura da banda, maior a velocidade do link... Aqui uso alguns em 5500 e outros em 5300, outros em 5825...

    Segue anexo um manual em português...

    Tem também umas dicas em Airaya 108 megas - A próxima onda
    xande, que manual da hora hein...

    olha so esse link du primeiro post du forum era numa cidade vizinha a uns 150 km aqui de brasilia. entoa nem vou mais mecher neles, so se der problema, agora tenho um ponto a ponto aqui nu provedor de uns 20 km, com visada perfeita. Com duas AIraya + offset zirok , é um pop nosso e esta passando uma boa banda . eu alinhei ela pelo grafico da ABA advanced, agora sabendo du telnet, irei fazer u alinhamento presciso.

    E vou ver aqui se tenho esses canais pequenos 5260; 5500; 5835. e vou testar eles.

    Agora eu vi aqui num post de um camarada que elas trabalham muito bem em 6mbps... as minhas aqui estao em best. vou trocar aqui pra ver se procede essa informaçao...

    Farei isso na segunda pela manha, pra parar u menos de clientes possivel. vou fazer ois testes e posto aqui as duvidas.. mas desde ja agradeço a todos...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    ele não é para ficar dando esse pings altos isso ai vai ter que fazer testando em 10 como foi falando acima, eu nunca usei em 10 mais usando em 40 deu a mesma coisa, em relação a usar em 5,3 ou 5,8 a bando não altera nada, ja fiz isso e ficou na mesma.

    Alinhamento você faz assim, cada nego em uma ponta e uma das pontas usando um note no telnet e comunicando via celular, pois assim não tem motivo para que perder nada no alinhamento, pois quanto maior a quantidade de km mais dificil o alinhamento perfeito, sendo assim 1cm ja prejudica tudo.

    Pedro,
    Se tiver usando rgc213 tente trocar por LMR 600 ou Cellflex assim você vai conseguir subir a qualidade do seu link.

    Abraços
    Eita!!!! Tux, ja entregamos esse link ficou aceitavel, aquela dica do telnet que vc passou foi crucial pra o alinhamento do link, la é so pra uma empresa usar net nu meio du mato (Fazenda), la eles tinha link de satelite (Starone) + um Vivo ZAP que funciona so quando quer e u ping no registro.br é altissimo media de 2000, u vivo esta la pra emergencia...

    Entao colocamos esse link de 27 km . e ficou blz pura, na ponta onde fica na fazenda chega uns 600kbps, quando na cicade tem um adsl de 800kbps (Brasiltelecom), nao conseguimos ip dedicado na cidade, entao fomos pra adsl mesmo, e ficou bom, o pessoal ficou satisfeito. e agora iremos voltar la pra o churrasco que vai ter la... churrasco e muita cerveja, queria compratilhar com amigos que me ajudaram...

    Mas aqui em brasilia, vou dar um grau nos meus link PTP, e ver como fica....
    Fica aqui meus agradecimentos a todos que participaram deste poste....
    Última edição por pedrobrother; 23-09-2007 às 11:38.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    ele não é para ficar dando esse pings altos isso ai vai ter que fazer testando em 10 como foi falando acima, eu nunca usei em 10 mais usando em 40 deu a mesma coisa, em relação a usar em 5,3 ou 5,8 a bando não altera nada, ja fiz isso e ficou na mesma.

    Alinhamento você faz assim, cada nego em uma ponta e uma das pontas usando um note no telnet e comunicando via celular, pois assim não tem motivo para que perder nada no alinhamento, pois quanto maior a quantidade de km mais dificil o alinhamento perfeito, sendo assim 1cm ja prejudica tudo.

    Pedro,
    Se tiver usando rgc213 tente trocar por LMR 600 ou Cellflex assim você vai conseguir subir a qualidade do seu link.

    Abraços
    TuxBrasil, nunca usei o LMR 600 nem o Cellflex . Queria saber se os conectores são diferentes do rgc213 se for onde encontro estes cabos ?

    To precisando substituir 4 cabos de 9 metros rgc213 para um de menor perda no caso cellflex 7/8 dizem ser o melhor.

    Se puder ajudar onde encontro fico grato. Até mais.

  15. #15

    Padrão

    Pedro,

    AInda bem que ficou fmz

    abraço

    ShadowRed,

    Você acho o cellflex que é o melhor com o pessoal da americanexplorer procure o maycon la que eles tem o de 5/8 e os conectores se não tiver la tem na KLC.

    Abraço

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Pedro,

    AInda bem que ficou fmz

    abraço

    ShadowRed,

    Você acho o cellflex que é o melhor com o pessoal da americanexplorer procure o maycon la que eles tem o de 5/8 e os conectores se não tiver la tem na KLC.

    Abraço
    Obrigado tuxbarsil, mas se eu colocar o LMR400 da hyperlink, ( o da times microwave não to achando ) já da uma boa diferença não é. ele perde a metade do rgc213 e usa o mesmo conector. Voce conhece este LMR400 da hyperlink ?


    Porque os conectores do LMR600 e do cellflex custam em torno de 50 reais cada.

  17. #17

    Padrão

    Veja se a frequencia utilizada nos radios se enquadra nas frequencias das antenas, posta ai que resolvemos seus problemas.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Obrigado tuxbarsil, mas se eu colocar o LMR400 da hyperlink, ( o da times microwave não to achando ) já da uma boa diferença não é. ele perde a metade do rgc213 e usa o mesmo conector. Voce conhece este LMR400 da hyperlink ?


    Porque os conectores do LMR600 e do cellflex custam em torno de 50 reais cada.
    Cabos até 2 Metros, pode usar o celfrex 3/8 q fica bom (usa o mesmo conector do RGC213).
    Uso aqui e acho muito bom, alem de ser facil de trabalhar.
    Eu costumo comprar estes cabos prontos, com conectores soldados.