+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Roteador em Adsl

    Ola pessoal. Seguinte me explicam uma coisa aqui.
    Eu até o momento não implementei nenhum roteador linux em adsl , somente em link´s dedicados tranguilamente , levando firewall , proxy ...

    Hoje estou implantando um servidor linux numa adsl da Brasiltelecom como roteador de net, proxy. Esta minha maquina esta com 2 placas de rede , uma ligada diretamente no modem adls e a outra placa ligada diretamente no shitch.

    Me dizem uma coisa , muda alguma coisa nas configurações de adsl para link dedicado? Precisa acrescentar algumas regras a mais , ou tem que instalar o pacote rp-pppoe ?

    Alguem pode me explicar um basico pra mim, como proceder, que me viro ....


    Rodrigo Mezetti

  2. #2

    Padrão

    Rodrigo,

    Isso vai depender da necessidade da sua rede. Veja bem, nada impede você deixar o seu modem como router e construir o servidor por trás dele, porém normalmente quando se vai montar um servidor para proxy e firewall e etc a opção é deixar o modem em bridge e fazer o pppoe através do servidor, depois de feito o pppoe o resto da configuração é praticamente igual ao que você tem feito em caso de link dedicado, porque depois do pppoe o servidor vai ter um IP real e uma nova interface chamada ppp0 e e você vai configurar no seu firewall que você vai montar como se essa fosse a interface para a rede externa.

    Espero ter tirado suas dúvida.

    ate+

  3. #3

    Padrão

    Se vc deixar o modem como router nao influencia em absolutamente nada.....
    só que vc nao pode se esquecer de liberar todas as portas do modem para o endereço ip da placa do servidor que ficará ligada no modem.... quanto ao resto nao tem nada diferente.... fiz vários servidores, tanto em links dedicados, modens adsl... radios...etc...


    Vlw

  4. #4

    Unhappy

    Pessoal,

    Vejam se meu raciocinio esta correto !


    Eu recebo da prestadora-net um Ip 200.xxx.xxx.xxx que fica na interface wan do meu modem, na lan do meu modem o ip é 10.0.0.1 e este cabo eu ligo diretamente no meu linux com o ip 10.0.0.2 que dai efetua os roteamentos para minha rede interna 192.168.0.0 . Só que para isso ser feito antes eu tenho que configurar o ro-pppoe e efetuar a autenticação com prestadora.

    É isso mesmo pessoal ?

    Rodrigo

  5. #5

    Padrão

    Rodrigo,

    Pelo que você está dizendo o seu modem já está como router e sendo assim não precisa do pppoe, pois nesse caso quem está fazendo o pppoe é o próprio modem, você precisaria se quisesse que seu servidor ficasse com o IP 200.xxx.xxx.xxx

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigomezetti Ver Post
    Pessoal,

    Vejam se meu raciocinio esta correto !


    Eu recebo da prestadora-net um Ip 200.xxx.xxx.xxx que fica na interface wan do meu modem, na lan do meu modem o ip é 10.0.0.1 e este cabo eu ligo diretamente no meu linux com o ip 10.0.0.2 que dai efetua os roteamentos para minha rede interna 192.168.0.0 . Só que para isso ser feito antes eu tenho que configurar o ro-pppoe e efetuar a autenticação com prestadora.

    É isso mesmo pessoal ?

    Rodrigo
    Nao amigo.... do jeito q está o modem está como roteador, se ele está como roteador, nao precisa instalar rp-pppoe..... a única coisa q vc precisa é acessar seu modem pela interface web e configurar para que todas portas e protocolos sejam encaminhadas para o ip 10.0.0.2, essa é placa de rede q é ligada no modem... fazendo isso vc tira o gerenciamento de acessos do modem e passar para o server... aí basta gerenciar os acessos conforme quiser...

    recapitulando.... do jeito q está, nao precisa de rp-pppoe... o modem está como router...


    Abraços..

    vlw