+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlace de 150 km com RB500

    Boa noite,
    Estou fechando um enlace de aproximados 160 Km, que esta da seguinte forma:
    PONTO A ---59 KM --- PONTO B --- 56 KM--- PONTO C -----52 KM --- PONTO D

    Equipamentos: 6 antenas Pluton (PTX36) 42 dB 5,8 Ghz, e 4 Routerboard 500 series com 2 cartão atheros 400 mW.

    Do ponto D ao C o enlace esta perfeito, com sinal -75 dbm, 2 ms de delay.
    Nos outros pontos consigo o mesmo sinal, porem conecta e desconecta intermitentemente. Ja realizei varios teste. Transferi o radio do enlace D e C o unico que mantem conexão para o C e B, porem continua o mesmo problema.
    Ha um detalhe a ser observado: o ponto B esta proximo ao linhao de alta tensao, mas a torre tem 65 mt. Esta energia causa interferencia?

    O OS do radio é mikrotik 2.9.38.
    Caso não fique claro minha explicação ou haja outras duvidas perguntem que respondo, preciso com urgencia fechar o enlace.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,penso que você tem problemas de interferência nesse enlace,como é muito distante, o seu sinal não fôrça suficiente para superar a interferência.Mude os cartões para os Ubiquiti XR5 que tem 600mw e o Sistema Operacional MikroTik para o Level6 (Extended Range),isso além da potência 50% maior vai abrir frequências não utilizadas e portando mais livres de interferências.Faça o cálculo da Zona de Fresnel não esquecendo da curvatura da terra que já tem alguma influência em 50 kms para determinar a correta altura das antenas.Bôa sorte.

  3. #3

    Padrão

    pase as coordenadas dos 4 pontos para ver, verifica em quanto esta o ack, e se da coloca em manual e 550 pra ver se estabiliza

  4. #4

    Padrão

    JCAquino,

    Também sou utilizo varios links feito em mikrotik com placas ubitiqui. Nunca utilizei a licença nivel 6 do Mikrotik, pelo site teoricamente as caracteriscas da parte de Wireless é a mesma que as outras. Mas gostaria de confirma, se vc tem certeza que com a licença level 6 aumenta a potencia da placa wireless e aumenta a quantidade de canal ? Onde posso ver essa documentaçao ?

  5. #5

    Padrão

    aqui eu tava com problema assim num ptp foi so deixar o ack fixo e ele estabilizou, antes ele conectava e caia, veja o ACK e calcule o valor dele, bota ele fixo, talves resolva!!
    mais uma coisa, o level no mikrotik somente e para usar com mais clientes, se nao me engano o leve4 e para ate 250 clientes, nao tem nada a ver com potençia de placas etc..

  6. #6

    Padrão

    Galera valeu pelas dicas... desculpe não ter respondido antes pq estava no meio do mato brincando com ums radio.. rss
    Vou agora esperar os cartões ubitiqui de 600 para poder testar...
    Se alguem tiver uma calculadora de ack propria para routerboard500 eu agradeço.
    Referente o level do mikrotik, acho que isso só limita conexões e clientes... estou correto?

  7. #7

    Padrão

    Usando-se card ubiquiti de 600 mw e antenas hyperlink de 33 dbi, sem duvida conseguira o seu objetivo.

  8. #8

    Padrão

    Rede de alta causa interfêrencia sim, o que pode ser feito para tentar contornar o problema, é fazer com que o sinal de wirelaess cruze a rede de alta em diagonal.

  9. #9

    Padrão

    calculadora de ack nao tenho, mas poderia usr o guia de refrencia produsido pelo pessoal da anca wireless disponivel aqui mesmo no forum, eles teim o valor calculado para distancias e aqui funcionou direitinho...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivier Ver Post
    Boa noite,
    Estou fechando um enlace de aproximados 160 Km, que esta da seguinte forma:
    PONTO A ---59 KM --- PONTO B --- 56 KM--- PONTO C -----52 KM --- PONTO D

    Equipamentos: 6 antenas Pluton (PTX36) 42 dB 5,8 Ghz, e 4 Routerboard 500 series com 2 cartão atheros 400 mW.

    Do ponto D ao C o enlace esta perfeito, com sinal -75 dbm, 2 ms de delay.
    Nos outros pontos consigo o mesmo sinal, porem conecta e desconecta intermitentemente. Ja realizei varios teste. Transferi o radio do enlace D e C o unico que mantem conexão para o C e B, porem continua o mesmo problema.
    Ha um detalhe a ser observado: o ponto B esta proximo ao linhao de alta tensao, mas a torre tem 65 mt. Esta energia causa interferencia?

    O OS do radio é mikrotik 2.9.38.
    Caso não fique claro minha explicação ou haja outras duvidas perguntem que respondo, preciso com urgencia fechar o enlace.
    Gente como vcs fazem pra alinhar antena estando a mais de 50 km ... nossa .... to tentando fechar 42 km faz 3 meses já e nada ... não da pr aver o outro lado .... mas há visada .... porém muita nevoa, sei lá fumaça ...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bdnet Ver Post
    Gente como vcs fazem pra alinhar antena estando a mais de 50 km ... nossa .... to tentando fechar 42 km faz 3 meses já e nada ... não da pr aver o outro lado .... mas há visada .... porém muita nevoa, sei lá fumaça ...
    cara... eu utilizei gps e tracei uma linha pelo google hearth, bateu em cima..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivier Ver Post
    cara... eu utilizei gps e tracei uma linha pelo google hearth, bateu em cima..
    como se usa um gps que eu naum sei ... no google eart eu localizo os pontos e faço a linha, mas lá na pratica não vejo o local exato a altura da antena nem direita esquerda