Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual programa para visada?

    Pessoal preciso de um programa eficiente que me mostre a visada, para que eu possa calcular a altura das torres dos enlaces de longo alcance.
    Se alguém poder me indicar algum eu agradeço.
    Um abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Programa para enlace

    tem o Radio Mobile que faz isso.

  3. #3

    Padrão Calculos de visada

    Citação Postado originalmente por dolci Ver Post
    Pessoal preciso de um programa eficiente que me mostre a visada, para que eu possa calcular a altura das torres dos enlaces de longo alcance.
    Se alguém poder me indicar algum eu agradeço.
    Um abraço a todos.
    Faço todos os tipos de cálculos para visada, pode mandar seus dados via GPS ou informados através do Google earth, onde mando os dados em formato PDF informando todos os dados a serem aplicados em sua instalação, como tipo de antena, alturas, equipamento .

    Hamilton
    email: [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Radio Mobile faz tudo que vc quiser sobre calculos e mosta ate a elevações da terra, tudo facil e gratis

  5. #5

    Padrão Direfença

    O probrema do rádio mobile é que fiz o traçado por ele, deu uma elevação de 70 mts, mas na verdade essa elevação não existe.
    Então fiquei meio com um pé atraz com ele.

  6. #6

    Talking

    Citação Postado originalmente por dolci Ver Post
    Pessoal preciso de um programa eficiente que me mostre a visada, para que eu possa calcular a altura das torres dos enlaces de longo alcance.
    Se alguém poder me indicar algum eu agradeço.
    Um abraço a todos.

    Amigo, não sei se antes alguem já postou isto neste fórum, mas meu tempo está meio curto hoje e só pretendo te ajudar!
    Poucos sabem que a Canopy da Motorola disponibiliza o Link Estimator Totalmente grátis na Net.
    Não é um programa (de instalar na máquina)
    é uma aplicação que roda no servidor deles onde colhe-se dados de GPS e faz o estudo gerando uma série de informações gráficas e etc...

    Mão na massa::: vamo lá !
    1º Crie um Login em :
    Motorola Canopy Canopypass Login

    2º faça o Login em:
    Motorola Canopy Canopypass Login

    Depois de fazer o login você irá entrar numa tela p/ inserir as referência de GPS, como latitude, longitude e a altura à partir do solo (não é a elevação) é a altura da antena/torre; -->caramba dá até vergonha de falar isso às vezes mas tem gente que não né.

    e pronto...

    Você irá receber imediatamente (esperando uns 20 segundos né ) um email como nome "Canopy Path Profile" c/ 4 arquivos anexos.
    ---> Onde:
    o arquivo *.dat (este você irá abrir na tabela de excel do Link Estimator (em anexo)
    o arquivo *.pdf ( uma representação gráfica de trajetória do link c/ os obstáculos pra abrir no Adobe Acrobat ...preciso nem falar isso ne)
    o arquivo *.gpx (desculpe mas como eu nunca precisei deste arquivo eu nao sei pra que serve)
    o arquivo *.kml ( para você abrir no google Earth) lá no google earth ele já irá mostrar as linhas por onde irá passar o seu link c/ as antenas representadas na altura que você optou);

    não sei se irá te ajudar, como havia dito antes, eu só estou tentando, este método que eu uso nunca falhou antes, ajuste seu Google Earth p/ mostrar altitude exagerada, lá em Ferramentas/Opções/ na aba [Visualização 3D] vá no campo "Ampliar Elevação" e preencha com o valor 2 (para mostrar uma altura exagerada dos obstáculos);

    Não se esqueçam [[ em anexo Link Estimator V5]] p/ abrir o arquivo DAT; extraia todos os arquivos que estão dentro do ZIP e execute apenas a tabela em Excel, lá vai ter um botão enorme de ACCEPT e em seguida LOAD(clique nele e localize o arquivo DAT que vai chegar no E-mail, entendeu né ? você irá abrir um DAT dentro de uma tabela do Excel onde irá ter todas as informações necessárias p/ o seu enlace.

    Espero ter ajudado e que muitas outras pessoas também conheçam essas ferramenta;

    O melhor amigo do "Linkeiro" é o binóculo. by Ulisses.

    Abraços
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Amigo, não sei se antes alguem já postou isto neste fórum, mas meu tempo está meio curto hoje e só pretendo te ajudar!
    Poucos sabem que a Canopy da Motorola disponibiliza o Link Estimator Totalmente grátis na Net.
    Não é um programa (de instalar na máquina)
    é uma aplicação que roda no servidor deles onde colhe-se dados de GPS e faz o estudo gerando uma série de informações gráficas e etc...

    Mão na massa::: vamo lá !
    1º Crie um Login em :
    Motorola Canopy Canopypass Login

    2º faça o Login em:
    Motorola Canopy Canopypass Login

    Depois de fazer o login você irá entrar numa tela p/ inserir as referência de GPS, como latitude, longitude e a altura à partir do solo (não é a elevação) é a altura da antena/torre; -->caramba dá até vergonha de falar isso às vezes mas tem gente que não né.

    e pronto...

    Você irá receber imediatamente (esperando uns 20 segundos né ) um email como nome "Canopy Path Profile" c/ 4 arquivos anexos.
    ---> Onde:
    o arquivo *.dat (este você irá abrir na tabela de excel do Link Estimator (em anexo)
    o arquivo *.pdf ( uma representação gráfica de trajetória do link c/ os obstáculos pra abrir no Adobe Acrobat ...preciso nem falar isso ne)
    o arquivo *.gpx (desculpe mas como eu nunca precisei deste arquivo eu nao sei pra que serve)
    o arquivo *.kml ( para você abrir no google Earth) lá no google earth ele já irá mostrar as linhas por onde irá passar o seu link c/ as antenas representadas na altura que você optou);

    não sei se irá te ajudar, como havia dito antes, eu só estou tentando, este método que eu uso nunca falhou antes, ajuste seu Google Earth p/ mostrar altitude exagerada, lá em Ferramentas/Opções/ na aba [Visualização 3D] vá no campo "Ampliar Elevação" e preencha com o valor 2 (para mostrar uma altura exagerada dos obstáculos);

    Não se esqueçam [[ em anexo Link Estimator V5]] p/ abrir o arquivo DAT; extraia todos os arquivos que estão dentro do ZIP e execute apenas a tabela em Excel, lá vai ter um botão enorme de ACCEPT e em seguida LOAD(clique nele e localize o arquivo DAT que vai chegar no E-mail, entendeu né ? você irá abrir um DAT dentro de uma tabela do Excel onde irá ter todas as informações necessárias p/ o seu enlace.

    Espero ter ajudado e que muitas outras pessoas também conheçam essas ferramenta;

    O melhor amigo do "Linkeiro" é o binóculo. by Ulisses.

    Abraços
    realmente não conhecia isso mas vou da uma olhada e fazer um teste
    blz ULIX

  8. #8

    Padrão

    Realmente muito boa esta opcao.
    So fiquei com umas duvidas do resultado:
    1 - ele so gera para radios 5.8. Se funcionar nesta frequencia tambem vai funcionar em 2.4?
    2 - no arquivo aberto com excel é possivel incluir obstaculos que seriam os predios?

    3 - no arquivo para abrir com Google Earth me aparecem a siga hp1, hp2 e hp3.
    Isto seria onde teriamos problemas com a zona de fresnel?


    Obrigado.
    laerciok

  9. #9

    Padrão link estimation

    interessantissimo esse sistema da motorola, mas estou com algumas duvidas.

    tirei as coordenadas do local com GPS e tentei inserir na pagina da motorola.
    ele soh aceitou formatos 24.27390S mas qdo recei a resposta era de um lugar muito distante do local no qual tinha tirado as coordenadas.
    alguem poderia me ajudar???


    victor correa

  10. #10

    Arrow Pra mim deu certo.

    Citação Postado originalmente por juquianet Ver Post
    interessantissimo esse sistema da motorola, mas estou com algumas duvidas.

    tirei as coordenadas do local com GPS e tentei inserir na pagina da motorola.
    ele soh aceitou formatos 24.27390S mas qdo recei a resposta era de um lugar muito distante do local no qual tinha tirado as coordenadas.
    alguem poderia me ajudar???


    victor correa

    No Google Eath configurei para GRAUS DECIMAIS, ai ele me da as coodenadas no formato -16.5044°, entoa tirei apenas o simbolo do grau (ficou assim -16.5044)... deu certo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laerciok Ver Post
    Realmente muito boa esta opcao.
    So fiquei com umas duvidas do resultado:
    1 - ele so gera para radios 5.8. Se funcionar nesta frequencia tambem vai funcionar em 2.4?
    2 - no arquivo aberto com excel é possivel incluir obstaculos que seriam os predios?

    3 - no arquivo para abrir com Google Earth me aparecem a siga hp1, hp2 e hp3.
    Isto seria onde teriamos problemas com a zona de fresnel?


    Obrigado.
    laerciok
    Realmente laerciok, os hp´s indicam problemas com a zona de frensel .. sao os obstáculos ...
    e quanto à frequência .. é somente para 5.8, da qual está presente em 100% da minha redes Canopy e mistos. serve p/ qualquer tipo de enlace 5.8 (acredito).
    abraços
    Última edição por ulix; 16-10-2007 às 16:53.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Amigo, não sei se antes alguem já postou isto neste fórum, mas meu tempo está meio curto hoje e só pretendo te ajudar!
    Poucos sabem que a Canopy da Motorola disponibiliza o Link Estimator Totalmente grátis na Net.
    Não é um programa (de instalar na máquina)
    é uma aplicação que roda no servidor deles onde colhe-se dados de GPS e faz o estudo gerando uma série de informações gráficas e etc...

    Mão na massa::: vamo lá !
    1º Crie um Login em :
    Motorola Canopy Canopypass Login

    2º faça o Login em:
    Motorola Canopy Canopypass Login

    Depois de fazer o login você irá entrar numa tela p/ inserir as referência de GPS, como latitude, longitude e a altura à partir do solo (não é a elevação) é a altura da antena/torre; -->caramba dá até vergonha de falar isso às vezes mas tem gente que não né.

    e pronto...

    Você irá receber imediatamente (esperando uns 20 segundos né ) um email como nome "Canopy Path Profile" c/ 4 arquivos anexos.
    ---> Onde:
    o arquivo *.dat (este você irá abrir na tabela de excel do Link Estimator (em anexo)
    o arquivo *.pdf ( uma representação gráfica de trajetória do link c/ os obstáculos pra abrir no Adobe Acrobat ...preciso nem falar isso ne)
    o arquivo *.gpx (desculpe mas como eu nunca precisei deste arquivo eu nao sei pra que serve)
    o arquivo *.kml ( para você abrir no google Earth) lá no google earth ele já irá mostrar as linhas por onde irá passar o seu link c/ as antenas representadas na altura que você optou);

    não sei se irá te ajudar, como havia dito antes, eu só estou tentando, este método que eu uso nunca falhou antes, ajuste seu Google Earth p/ mostrar altitude exagerada, lá em Ferramentas/Opções/ na aba [Visualização 3D] vá no campo "Ampliar Elevação" e preencha com o valor 2 (para mostrar uma altura exagerada dos obstáculos);

    Não se esqueçam [[ em anexo Link Estimator V5]] p/ abrir o arquivo DAT; extraia todos os arquivos que estão dentro do ZIP e execute apenas a tabela em Excel, lá vai ter um botão enorme de ACCEPT e em seguida LOAD(clique nele e localize o arquivo DAT que vai chegar no E-mail, entendeu né ? você irá abrir um DAT dentro de uma tabela do Excel onde irá ter todas as informações necessárias p/ o seu enlace.

    Espero ter ajudado e que muitas outras pessoas também conheçam essas ferramenta;

    O melhor amigo do "Linkeiro" é o binóculo. by Ulisses.

    Abraços
    Encontrei uma diferença nos valores de altitude entre o mapa do google e o "link estimator". O link estimator sempre dá um valor menor para a altitude ao nivel do chão. É isso mesmo?

  13. #13

    Padrão

    Isto não é diferença de altura do link estimator

    uma porque o link estimator usa o Google Earth.. nao tem como estar errado com o do Google..

    e outra que voce está pensando que as linhas que ficam dando diferença no mapa são erros, isto nao é um erro ... isto faz parte da Antenna High (altura da antena a partir do solo) e os HP´s que sao os pontos em que a zona de fresnel fica afetada !

    abraços!

  14. #14

    Padrão

    Se alguém precisar, tenho todos os mapas da america do sul em srtm e do brasil em gtopo30 já baixados.
    Ou baixe a última versão do radio-mobile em Radio Mobile WEB Site

    No rádio mobile tem opções para simular o clima da região (temperado, tropical, etc) e o ambiente (urbano, etc). Essas opções podem ajudar nos teus cálculos.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Isto não é diferença de altura do link estimator

    uma porque o link estimator usa o Google Earth.. nao tem como estar errado com o do Google..

    e outra que voce está pensando que as linhas que ficam dando diferença no mapa são erros, isto nao é um erro ... isto faz parte da Antenna High (altura da antena a partir do solo) e os HP´s que sao os pontos em que a zona de fresnel fica afetada !

    abraços!
    Na tabela gerada no Linkestimator, no canto superior esquerdo, tem um tabelinha Path Profile. Lá me deu uma medida inicial TERRAIN 105,8m, quando na verdade no Google está 112m. Na ultima medida da tabela dá 167,8m quando na verdade o google tem 171m.
    O que eu tenho feito é editar esta tabela para corrigir as diferenças de altura do solo, com as que eu encontro no google.
    As ANTENA HEIGHTS que no meu caso são 15m numa ponta e 25m na outra ponta do link, aparecem perfeitas no gráfico.
    NO meu caso, o solo no gráfico tinha que começar em 112m que é a minha medida real, mas quando gera a planilha começa em 105,8m e termina em 167,8m.
    Devo fazer as correções de altura do solo? Quanto as HPs que geram quando entro no google earth eu entendi. A minha dúvida é então sobre os metros acima do nivel do mar geradas no link estimator e no google. Este nível do solo que o link estimator apresenta ele pegou baseado nos graus minutos e seguntos que eu forneci, não é mesmo? Então ele deve buscar isso em um banco de dados, penso eu.
    Mas fora este pequeno detalhe, é uma beleza você poder visualizar graficamente o seu link.

  16. #16

    Padrão Google Earth x Link Estimator

    Ainda estou com problemas.
    No google earth eu tenho uma medida acima do nivel do mar de 133m num ponto A e num ponto B a medida é 127m acima do nivel do mar.
    Só que estes pontos estão um quarteirão do outro e o ponto A é o mais baixo e não o ponto B . Isto é evidente pelo próprio visual do local.
    Quando as coordenadas são informadas no site da motorola para fazer o arquivo para o Link estimator, as medidas acima do nivel do mar, no arquivo gerado vem como 127,7m e 127,9m respectivamente.
    Nos dois casos ( google earth e link estimator) os valores das medidas acima do nivel do mar estão erradas. Será que estas medidas são sem precisão porque o google earth é gratuíto?

  17. #17

    Unhappy

    ola, nao estou conseguindo acessar mais sistema da motorola para fazer as viabilidades...

    o link para a pagina de login nao entra... cai em outra pagina, ja olhei mais nao encontrei.

    alguem tem a ideia de onde eles colocaram ????

    tenho o login e tudo.... so na tenho onde logar

    vlw

  18. #18

    Padrão

    é uma pena. Tentei encontrar outro local para a pag mas não tem.

    Coloquei no google: "canopy canopypass login" que era o nome da pagina.

    E a pesquisa dá como sendo a pag, mas entra em outra da motorola.
    Deve ter sido alterada a pouco tempo, porque no google ainda aparece.
    Eu estava mapeando a minha cidade e faltava ainda a metade.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Phillipe Ver Post
    ola, nao estou conseguindo acessar mais sistema da motorola para fazer as viabilidades...

    o link para a pagina de login nao entra... cai em outra pagina, ja olhei mais nao encontrei.

    alguem tem a ideia de onde eles colocaram ????

    tenho o login e tudo.... so na tenho onde logar

    vlw

    Motorola: Point-to-Point: Link Profile Planner

    tenta esse link,ok

  20. #20

    Padrão Radio Mobile

    Ola pessoal, aos moderadores, fiquem a vontade em deletar esta minha menssagem se eu estiver cometendo algun tipo de infração, meu objetivo é só ajudar.
    Vamos la.
    Tenho aqui um arquivo que da passo-a-passo, como usar o radio mobile, eu uso aqui e sempre da certo.
    Segue anexo
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos