+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Socorrro!!!

    Galera é o seguinte

    To tentando fechar um link de 40 km ha meses ... e nada, já usei a pluton ptx 26 com duas d links ag 530 em cada ponta, peguei o sinal só que deu -95dbm direto, botei um router board numa ponta com cartão atheros 400 mw, deu conexão só que sinal muto fraco, e o router bord reiniciava toda hora, desanimei ...

    Agora to tentando de novo pretendo usar uma hyperlink de cada lado com dois router board com cartão atheros 400 mw, ou ubiquitti 600 mw, mas suspeito que esses cartões snão tem toda essa potência naum ..... oq vcs tem a dizer? indicam outro?


    Minha dificuldade é axar o ponto que fica no alto ... muita névoa, o ponto A fica na praia .... e o B numa serra 500 mts de altitude ... q sugestão vcs tem?


    Outra duvida pretendo passar dois links pro mesmo ponto, vcs axam que da interferência colocar uma antena próxima da outra, tem uma distancia mínima ? ou só mudando a frequencia ta bom?


    Outra duvida ....

    Quanto ao trafego que posso conseguir? qual sinal teria que dar pra passar 15 megas num link só, da pra passar isso usando o cartão ubiquitti e antena hyperlink de 29 dbi estando a 40 km de distancia com visada?

  2. #2

    Padrão

    Sem querer te desanimar, mas esses armengues para um link de 40 km não existe! Vai ter que usar equipamentos profissionais. Ex: Antenas Pluton PTX36-58, rádios (nada de OVISLINK WLA 5000, só de Airaya p/ lá!) também em 5,8 GHZ, use cabos (LMR 600) e conectores com perda mínima e etc. Pague um topógrafo para fazer todo trabalho de direcionamento p/ você, pois se não fizer mais ou menos como descrito acima, esquece!

  3. #3

    Padrão

    Certo amigo, mas vc naum axa que as hyperlinks de 29 dbi não são melhores que essa pluton que vc me indicou ? detalhes na praia venta muito, axo que essa pluton ai é muito grande sofre mais com o vento mesmo estando bem fixada e tando a 40 km vc sabe um milesimo de milésimo de centimetro que mover na outra ponta vai sair do ponto centenas demetros....esses radios Airaya dizem que 90% é pirateado trata-se da carcaça de um d link ... por isso usei os cartões, e eles não são compativeis com mikrotik ... cabo eu uso pouco menos de um metro, conector tão ok, uma duvida onde axo um topógrafo? sou do ES valeu

  4. #4

    Padrão

    Essa antena Hyperlink não conheço, por isso não posso falar. Mas as Plutons são ótimas, nessa linha PTX36 tem uma com até 42 DBI de potência (R$ 1.200,00) e homologas, com relação a vento, a única forma é fixar ao máximo elas, usando hastes no fundo (Faço isso nas minhas) e etc. Rádio realmente é complicado, Mas são mais seguros que essas "routerboard com mikrotik" falei do Airaya como um ex: só que realmente ele sofre com esses problemas de pirataria e etc. Mas existem rádios bem mais profissionais. Ex: Teramax. Com o topógrafo infelizmente não vou poder ajudar (Interior da Bahia). Mas tem esses profissionais em todos os lugares, e realmente ajudam no alinhamento viu? Conte com eles.

    Obs: Teste mais vezes com sua routerborad mesmo, mas se não funcionar tente mudar para rádios prontos.

  5. #5

    Padrão

    Amigo aqui tenho um link de 35km com visada em uma ponta um torre de 40 metros e na outra uma torre de 25 metros, uso antenas de disco hyperlink de 24dbi, e TeraMax Longe Range, cabo LMR 400 tenho 2,5 mb de trafego nesse link e pings de 1 ms.

    Falow

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ibsol Ver Post
    Sem querer te desanimar, mas esses armengues para um link de 40 km não existe! Vai ter que usar equipamentos profissionais. Ex: Antenas Pluton PTX36-58, rádios (nada de OVISLINK WLA 5000, só de Airaya p/ lá!) também em 5,8 GHZ, use cabos (LMR 600) e conectores com perda mínima e etc. Pague um topógrafo para fazer todo trabalho de direcionamento p/ você, pois se não fizer mais ou menos como descrito acima, esquece!
    Acredito que com airaia +zirok wll905 fecha esse enlace!

  7. #7

    Padrão

    Amigo,coloca um amplificador em cada ponta que eles são bi-direcionais,coloca a versão Level6 do Mikrotik (extended range) que ele vai abrir um range maior de frequências que ninguém usa e portanto estarão livres de interferências,isso com certeza vai ajudar bastante.JCAquino.

  8. #8

    Padrão

    Evite amplificador, ele aumenta o sinal, mais tambem aumenta o ruido, dae é o seguinte se vc ja começa usando amplificador, se um dia o seu enlace começar a dar problemas se tah ferrado pq nao tera oq faze, e mais amplificador é proibido pela ANATEL, sou totalmente contra.

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Amigo,coloca um amplificador em cada ponta que eles são bi-direcionais,coloca a versão Level6 do Mikrotik (extended range) que ele vai abrir um range maior de frequências que ninguém usa e portanto estarão livres de interferências,isso com certeza vai ajudar bastante.JCAquino.

  9. #9

    Padrão

    A Routerboard com cartão Atheros de 400 mw também é,então não tem sentido não usar o amplificador,ou usa tudo homologado ou não,e se não tiver a licença de SCM também não adianta usar equipamentos homologados.Esse negócio de dizer que o amplificador gera ruído é fantasia,tudo que amplifica gera ruído,até um cartão de 63mw,se o ruído atrapalhar coloca um filtro,o ruído nunca é maior do que o sinal a não ser que cabos e conectores estejam com problemas,no resto do mundo usam-se amplificadores sem problemas,só aqui é que não pode,isso não tem nada a ver com tecnologia e sim com política,também sou contra usar amplificadores desde que estejam atrapalhando o sinal de outro provedor porque aí você já está pisando em outro campo,mas não sou contra usar em ponto a ponto desde que não interfiram em outras emissões.

  10. #10

    Padrão

    Temos um link de 22 km com 2 Ovislink WL-5460, torre de 35 metros e outra de 30 metros. Sem amplificador. Duas antenas parabolicas offset de 27 db TSM. Ping de 1 ms, passando 4 megas.
    Caso não esteja muito afim de pagar o topografo, utilize o Google Earth.
    Ele +/- vai lhe dar as coordenadas. Ajuda bem.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rccavalin Ver Post
    Temos um link de 22 km com 2 Ovislink WL-5460, torre de 35 metros e outra de 30 metros. Sem amplificador. Duas antenas parabolicas offset de 27 db TSM. Ping de 1 ms, passando 4 megas.
    Caso não esteja muito afim de pagar o topografo, utilize o Google Earth.
    Ele +/- vai lhe dar as coordenadas. Ajuda bem.
    Ou peste! Fiz um de 21 Km com SENAO CB3 DELUXE e achei que era o máximo, mas esse seu, d+ msm. Agora sério, quem fez o milagre deve ter sido as antenas né? rss...

  12. #12

    Padrão Milagre !

    É pois é.
    TSM em qualidade de SINAL nem se comenta.
    Estou trabalhando com o WL-5460 com o firmware AP Router 5.3
    E pra você ter uma ideia, não tem amplificador. Visada direta é praticamente NULA.
    A olho nu eu nao vejo a torre do outro lado.
    E você não sabe, quando eu coloco em 2.4b com rate 11M tenho 1 MB real de DOWN / UP.
    Assim que coloco em 2.4 G e seto o RATE para 18 M ele passa 4 MB real.
    Detalhe, troquei a fonte que vem original com o equipamento.
    Devido a problemas de energia, estava tendo problemas de queda de link, resolvi alterar a Fonte, alias o proprio nome diz, o problema estava na Fonte.
    COloquei uma Fonte de PC, AT, pronto, problema resolvido.
    As fontes que vem com os equipamentos são simples d+. Não são estabilizadas, deixam passar muito ruido para o equipamento.
    Com a Fonte de PC eliminei vários problemas.
    Em um POP também tirei as fontes que vem com os equipamentos e coloquei todos eles ligados na mesma fonte AT de PC. Pronto estão trabalhando a mais de 90 dias sem parar ou TRAVAR (Cada um geralmente tem 10 a 20 clientes conectados). Logicamente que tenho um nobreak para segurar a rede.
    Esses aparelhinhos são bons e baratos, vale a pena fazer essa alteração visto que o rendimento e estabilidade aumentam consideravelmente.