+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking AP Client, Ovislink 5460 ou Zinwell G120?

    Bem, o processador é o mesmo.
    No mais, muda só a quantidade de memoria, sendo 32MB no Zinwell e 16MB no Ovislink.
    Queria saber qual poderia me atender melhor como cliente, pois queria fazer downloads na madrugada aproveitando o maximo do desempenho.
    O Ovislink com firmware original tem apenas 63 mW (18 dBm), se fosse comprar ele, pretendia usar outra firmware, mas fico em duvida entre AP ROUTER, WAP PRO ou wireless router.
    Alguem poderia dar uma opnião, não precisa ser apenas tecnica, pode ser pessoal também.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Pessoal mesmo? Tudo igual, qualquer um dos dois vão te atender bem. Mas eu uso mesmo é o AP Router vendido no site da italbrasnet e que também é a mesma coisa dos rádios acima. Eles só mudam o firmware, mas como vocês vai ser só cliente msm e único atraz do rádio, fica com qualquer um.

    Obs: Já usei uns 20 clientes atraz de um Ovislink 1120 (modo cliente) com bom desempenho.

  3. #3

    Padrão

    Pois é.
    Aqui pelo forum mesmo, segundo um user, conseguiu um sinal melhor com o Zinwell, mas não falou qual firmware usava em nenhum dos APs.
    Por um acaso, um amigo de outra cidade me disse o mesmo, usando firmware do proprio fabricante.
    Eu sou apenas um entusiasta, que por falta de banda larga na minha parte da cidade, dei a ideia pra um amigo trazer um provedor pra cá...
    Como eu não entendo muito de Wireless, entendo mesmo é de Hardware, ficou pra mim uma duvida...

    A potencia, influencia pra quando esta em modo AP ou em modo Client aumentando a potencia, aumentará o sinal? (nem sei se tem como configurar potencia em modo Client)

    Desculpe pela duvida tão primária, mas arrecem to começando a aprender.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bitok1 Ver Post
    Pois é.
    Aqui pelo forum mesmo, segundo um user, conseguiu um sinal melhor com o Zinwell, mas não falou qual firmware usava em nenhum dos APs.
    Por um acaso, um amigo de outra cidade me disse o mesmo, usando firmware do proprio fabricante.
    Eu sou apenas um entusiasta, que por falta de banda larga na minha parte da cidade, dei a ideia pra um amigo trazer um provedor pra cá...
    Como eu não entendo muito de Wireless, entendo mesmo é de Hardware, ficou pra mim uma duvida...

    A potencia, influencia pra quando esta em modo AP ou em modo Client aumentando a potencia, aumentará o sinal? (nem sei se tem como configurar potencia em modo Client)

    Desculpe pela duvida tão primária, mas arrecem to começando a aprender.
    Não sei na teoria, mas na prática a potência no modo cliente influencia também. Tenho um cliente a uns 9 km de minha antena omni, isso numa cidade perto aqui da principal, tivemos que colocar um zinwell 120 pra ele usar como cliente, com outros não achou sinal não. O Zinwell tem 250mw por hardware, isso tuso só será necessário caso vc tenha falta de sinal.

  5. #5

    Padrão

    Olá

    Na minha opinião o WL 5460 como Client trabalha muito bem.
    AMbos, tanto o Zinwell quanto o WL-5460 irão trabalhar bem com o firmware alterado para o AP ROUTER ou WAPPRO. Sendo assim você pode contrar potência entre outros utilitários. (Bloqueio de P2P etc ... )

  6. #6

    Padrão

    Pois é...
    peguei um WL 5460 pra testar aqui, mas ainda não paguei, então posso trocar.
    Onde eu consigo 100%, tanto no sinal como na qualidade, com a placa PCI com chip Ralink, com o WL 5460 com 100mW (que é o maximo em banda B) consegui apenas 60% do sinal.
    Ja testei as firmwares do fabricante, todas deu a mesma coisa, e a ultima versão liberou os 20dBm (100mW) de potencia, pq antes só 19 ou 18 mesmo.
    Agora eu fico pensando se isso é realmente assim ou não, pois não tenho muito conhecimento, mas acredito que não pois com a placa consigo sinal muito melhor.
    Bem, de primeiro momento não gostei do Ovislink, fico pensando agora em trocar e pegar um Zinwell, unico ponto negativo é de ter apenas 1 LAN, mas tem o dobro de Ram e memoria flash.
    Só tenho que ver bem pois se eu trocar, ai será definitivo.

  7. #7

    Padrão

    Você fez o teste com um firmware - AP ROUTER ou WAPPRO ?
    Faça um teste.
    Sinal nem sempre é tudo.
    Veja bem que o SINAL apresentando pelo "Ruindows" é um SINAL do programa instalado no equipamento.
    Existe uma diferença também em dB e dBi.
    Veja como o Ruindows está lhe apresentando este SINAL.

    O WL-5460 apresenta o sinal da seguinte forma:

    SSID RSSI TX Rate
    WWLAN 48 (-61 dBm) 11 Mbps

    Ambos os sites, tanto o AP Router quanto o WAPPRO tem um DEMO On-Line dos firmwares que eles comercializam.
    Vale a pena conferir.
    O firmware que vem com o equipamento de fábrica é arroz com feijão.
    Tenho colegas de trabalho que além do WL-5460 e o Zinwell usam também o Edimax. Ele possui 2 versões de AP. Uma com 01 porta e outra com 05 Portas.
    Pode optar pela versão de 5 portas EW-7209APg com 2Megas de Flash de 16 de RAM.

  8. #8

    Padrão

    eu sempre ouvi falar bem do zinwell, resolvi comprar 1 para testar.

    (estou acostumado a usar ovislink 5460 como cliente)

    fiquei muito decepcionado com o zinwell, sempre que tentava conectar aparecia "connection failed"
    ... não consegui conectar de forma alguma, 200-300m e visada perfeita.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    fiquei muito decepcionado com o zinwell, sempre que tentava conectar aparecia "connection failed"
    ... não consegui conectar de forma alguma, 200-300m e visada perfeita.
    Isso acontece quando o zinwell queima o setor de RF...

    é muito comum nos g120.

    mas no geral eles apresentam boa sensibilidade.

  10. #10

    Padrão

    Com a placa PCI eu consigo um sinal de -48dBm, 100% com 100% da qualidade.
    Ja com o WL-5460AP não consigo 60% usando o cabo que vem até a placa pci e nem 70% usando ele apenas com pigtail na antena.
    To usando uma antena direcional de 12dBi, e a distancia daqui até o provedor é de menos de 1,5km e tem visada perfeita, acho que o WL-5460 deveria ter pego um sinal melhor.
    Como o amigo acima disse, sinal não é tudo, mas o fato é que navega muito bem, bem mesmo com a placa PCI e com o 5460 fica uma merda, ping alto e com perda.
    Testei o 5460 com todas as firmwares do fabricante, não cheguei a usar uma AP ROUTER ou WAP PRO da vida nele ainda, pois to pensando que vou gastar dinheiro atoa comprando uma licença e talvez não consiga o resultado que eu esperava.
    Acho que é melhor eu troca-lo por um Zinwell.

  11. #11

    Padrão

    Tenho uns OvisLinks 1120 e 5460 aqui, todos funcionam bem. Comecei a comprar Zinwell G-120. Gostei do Zinwell porque o firmware de fábrica dele já vem com muitos recursos, tipo os firmwares do AP Router e WAPPRO.

  12. #12

    Padrão

    E tu ja testou um Ovislink 5460 e o Zinwell, com mesma potencia, em uma mesma antena pra saber qual é mais sensivel ao sinal?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bitok1 Ver Post
    E tu ja testou um Ovislink 5460 e o Zinwell, com mesma potencia, em uma mesma antena pra saber qual é mais sensivel ao sinal?
    Ainda não, mas é uma boa idéia.

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    amigo seu problema provavelmente nao deve ser problama seu ^^



    sera que o provedor esta irradiando corretamente para seu lado o sinal?

  16. #16

    Padrão

    sim, a antena ta bem na reta da minha.