Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #7

    Padrão

    vc precisa criar uma rota estatica no router para o segundo bloco.. apontando o nexthop dele para o ip do seu servidor que ta myauth.. feito isso.. eh so configurar normal

  2. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    vc precisa criar uma rota estatica no router para o segundo bloco.. apontando o nexthop dele para o ip do seu servidor que ta myauth.. feito isso.. eh so configurar normal
    deixa eu ve se entendi......
    meu servidor hj ele tem o ip valido ex: 201.1.10.1 e ai faz uma nat e entrega por ip invalido pra cada cliente.

    bom quero entregar ip valido por pppoe!!!!!
    ai eu vou e configuro o servidor radius no slackware, tenho q configurar manualmente pois o myauth nao vem configurado, soh o ip do radios e a senha q esta configurada no myauth. No caso configuro o radios no ip 127.0.0.1 e a senha raioceleste.

    ai depois disso, eu tenho q liberar no roteador um ip valido pra cada cliente, no exemplo o cliente zé vai fica com o ip valido 201.1.10.15

    ai eu vou no roteador e crio uma rota:
    Destino: 201.1.10.15 q eh o ip do zé
    Máscara 255.255.255.252 q eh a mascara da minha classe de ip fornecida pelo link
    Gateway: 201.1.10.1 q eh o ip do server

    ai la no myauth, cadastro ele normalmente com o mac, e no lugar do ip eu coloco esse ip valido 201.1.10.15 e determino a velocidade de conexao dele, ai ele disca via pppoe e o myauth joga ele na rede com o ip valido 201.1.10.15!!!!!???? eh isso msm??

    ou eu tenho q criar um login e senha no servidor radius com esse ip tbm, e depois novamente no myauth!?????

    ai tipo pra cada cliente por ip valido eu tenho q criar uma nova rota no roteador!!!!

    se caso nao me explique como!!!!!
    Aguardo,,,, e obrigado.......

    abraço



  3. #9

    Padrão

    na verdade eh o seguinte.. o seu roteador precisa saber onde esta o ip valido para o cliente...

    supondo q vc tenha:

    200.200.200.0/24 .. seu roteador eh 200.200.200.1 seu servidor gateway eh 200.200.200.2 !!

    no roteador vc precisa dividir o bloco /24 em 2 partes .. ficando assim:

    bloco 1-> 200.200.200.0/25
    bloco 2-> 200.200.200.128/25

    o primeiro bloco vc nao precisa alterar nada apenas alterar a mascara la no roteador... de 255.255.255.0 para 255.255.255.128

    feito isso.. adicione uma rota estatica para o segundo bloco:

    ip route 200.200.200.128 255.255.255.128 200.200.200.2

    feito isso.. o roteador ja sabe por onde chegar no segundo bloco..

    ai no seu servidor.. vc vai ter:

    eth0: 200.200.200.2 netmask 255.255.255.128
    eth1: 200.200.200.129 netmask 255.255.255.128
    gateway DO servidor é: 200.200.200.1 (o roteador, normal)

    agora la no seu cliente... ficaria:

    200.200.200.130 mascara 255.255.255.128 gateway 200.200.200.129 !!!

    para usar isto no pppoe.. basta colocar o ip valido no cadastro para o pppoe dar este ip (independente do gateway)... que vai funcionar : )

  4. #10

    Padrão

    ok Alexandre, desculpe por encher seu saco mais uma vez!!! mais agora entendi e soh quero tirar algumas duvidas.

    no caso entao no roteador, eu mudo apenas a mascara, de 255.255.255.248, eu passo pra 255.255.255.128 e aponto pro servidor.

    ai crio a segunda rota, com outro ip valido com mascara 255.255.255.128 apontando pro server tbm.

    ate ai ta legal, soh q ai no server, eu vou ter duas rotas no eth1, q eh a invalida q nao vao ser tds os clientes q vao receber ips validos, e a rota valida tbm na eth1.

    ai no caso, configuro outra rota no server, e nas interfaces fico com 2 rotas de saida eth1, e 1 de entrada eth0.

    ai nas configuraçoes do pppoe no myauth eu mudo alguma coisa!? tipo em ips inicial e final eu coloco ips invalidos msm??? dns eu coloco o dns da minha rede,,,,
    o servidor radius jah ta configurado com o myauth, preciso mudar alguma coisa!??
    e por ultimo la em redes autenticadas, eu crio uma rota dos ips validos, e coloco como Roteavel!??? ou nao preciso fazer nada?

    valeu, abraçoss



  5. #11

    Padrão

    ok Alexandre, desculpe por encher seu saco mais uma vez!!! mais agora entendi e soh quero tirar algumas duvidas.
    sem problemas

    no caso entao no roteador, eu mudo apenas a mascara, de 255.255.255.248, eu passo pra 255.255.255.128 e aponto pro servidor.
    é mais ou menos, vai depender do SEU bloco de ips que a operadora te liberou, estas mascaras que usei foram exemplos... se voce tiver um bloco que eh so 255.255.255.248 .. aconselho voce nao mexer nele e pedir um bloco adicional para sua operadora pois esta mascara 255.255.255.248 repartida em 2.. vai liberar apenas 2 ips para cada parte ..

    ai crio a segunda rota, com outro ip valido com mascara 255.255.255.128 apontando pro server tbm.

    ate ai ta legal, soh q ai no server, eu vou ter duas rotas no eth1, q eh a invalida q nao vao ser tds os clientes q vao receber ips validos, e a rota valida tbm na eth1.

    ai no caso, configuro outra rota no server, e nas interfaces fico com 2 rotas de saida eth1, e 1 de entrada eth0.

    ai nas configuraçoes do pppoe no myauth eu mudo alguma coisa!? tipo em ips inicial e final eu coloco ips invalidos msm??? dns eu coloco o dns da minha rede,,,,
    o servidor radius jah ta configurado com o myauth, preciso mudar alguma coisa!??
    e por ultimo la em redes autenticadas, eu crio uma rota dos ips validos, e coloco como Roteavel!??? ou nao preciso fazer nada?

    valeu, abraçoss
    esquece a parte de ip invalido..

    voce vai precisar cadastrar o segundo bloco no myauth la em redes autenticadas.. e na opção "tipo de rede" voce escolhe "roteavel"..

    vou te dar outro exemplo.. supondo que voce tenha este bloco:

    200.200.200.0/255.255.255.248 (voce tem 8 ips.. 6 que pode usar)

    no seu router vai ficar assim:

    ip da LAN: 200.200.200.1 mascara 255.255.255.252
    a vai ter uma rota assim:
    ip route 200.200.200.4 255.255.255.252 200.200.200.2

    a LAN do seu roteador esta ligada na ETH0 do seu gateway.. entao o ip da eth0 vai ser:
    200.200.200.2 mascara 255.255.255.252 e o gateway do seu gateway vai ser o router (200.200.200.1)

    agora.. a eth1 voce tem a rede interna.. entao voce coloca este ip nela:
    200.200.200.5 mascara 255.255.255.252

    ok !! agora LAH no seu cliente.. vc coloca:

    200.200.200.6 mascara 255.255.255.252 e o gateway 200.200.200.5

    note que.. voce quebrou o bloco antigo em 2 partes .. a cada 'quebra' que vc faz em uma subnet.. voce perde 2 ips (ip para o start-net q é sempre o PRIMEIRO ip.. e o broadcast que eh sempre o ultimo ip da subnet)

    neste exemplo .. vc ficou com 2 redes

    200.200.200.0/30 (que vai de 200.200.200.0 ate 200.200.200.3) sendo o .0 o start-net e o .3 o broadcast.. sobrando o .1 e o .2 para usar..

    200.200.200.4/30 (vai de 200.200.200.4 ate 200.200.200.7) sendo o .4 o start-net e o .7 o broadcast sobrando o .5 e .6 para voce usar..


    entao.. supondo que voce tenha um bloco 255.255.255.248 (/29) .. vc vai ter utilizado os ips TODOS se fizer isto.. e nao vai ter mais NENHUM ip valido disponivel..

    solicite um bloco de 32 ou 64 ips.. ai voce nao vai precisar nem quebrar o seu 248 !! vc vai apenas adicionar uma rota estatica para o NOVO bloco.. e jogar este novo bloco INTEIRO para dentro da sua rede..

    ai quando conseguir isso.. la no myauth eh simples.. eh cadastrar o bloco como roteavel.. e no pppoe naquela parte de intervalo de ips.. voce pode deixar do jeito q vc usa.. que o pppoe se vira... bastanto alterar APENAS o ip la no cadastro do USUARIO !!


  6. #12

    Padrão

    ok alexandre,,, realmente eu recebi os 120 td em um bloco soh, pois a mascara continua sendo a msm, procurei nos meus emails e achei a planilia dos 120 ips, e tipo continua no 255.255.255.248.

    vou solicitar uma divizao de blocos, tipo 2 blocos de 64 ips.

    eu entendi agora totalmente, mais eu nao posso esquecer dos ips invalidos pois alguns clientes ainda vao ficar na nat, e vao receber ips invalidos.

    eu vou criar uma rota com um ip valido nela, e vou cadastrar ela nas interfaces do myauth, ai eu fico com uma placa de rede na eth1 soh q com duas saidas, com ip valido e invalido.

    valeu msm alexandre pela sua grande ajuda, estou muito grato.

    Abraçossss