+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Hardware para Mikrotik e Homologação (essa é boa!)

    Bom, li muitos tópicos no fórum a respeito e gostaria de resumir tudo em um só, discutindo incoerências e realizando uma acareação de várias opiniões diversas.

    Com isso estaremos ajudando a muitos.

    Todas as afirmações e conclusões que tirei podem ser questionadas SEMPRE! Se estiver pensando erroneamente, agradecerei e muito a correção!

    Estou iniciando um provedor em 4 cidades (15, 14, 6 e 6 mil habitantes) (enlaces utilizando motorola canopy).

    Em cada cidade pretendo utilizar linuxap® em cima da torre; rodando o mikrotik em CF e HD sata2 em cache.

    Seguem os problemas:

    1. Qual placa-mae e processador utilizar no Mikrotik?
    Levando-se em conta:
    a) a disponibilidade no mercado (a grande maioria está fora de linha);
    b) no mínimo 4 slot pci (5 é o ideal, e sem compartilhamentos de irq);
    c) baixa temperatura de operação do processador;
    d) chipset nvidia (falam que é o melhor para Mikrotik);
    e) simular um hd ide a partir de sata ;
    f) a sua compatibilidade com o Mikrotik e experiências prévias.

    2. Gostaria de utilizar cartões mini-pci para evitar conflitos irq, mas o único que é homologado está fora de circulação (senao aries). Ouvi falar do Mini PCI Atheros 6th e que está em fase de homologação, isso procede? Alguem tem mais informações?

    3. Qual melhor rádio (se não for possível utilizar os acima c/ homologação), pci ou pcmcia? Qual a melhor opção de cada tipo para a minha realidade? (meu ambiente serão cidades com um raio até 5km de raio (a grande maioria até 1km), pouco poluido) Lembrando-se que a homologação deve permitir utilizar painéis de 14dbi.

    4. Quais são os paineis setoriais de 120º e +ou- 14dbi homologados? O painel hyperlink está próximo de obter essa regularização?

    5. Onde comprar essas peças? Estou com grande dificuldade, uns falam mal de fulano, outros de ciclano... Qual os melhores fornecedores atualmente?

    6. A nova versão do mikrotik, aceitara slots pci-e? Quais as novas implementações que estão por vir?

    Agradeço toda e qualquer ajuda! e se faltar alguma informação pode perguntar.

  2. #2

    Padrão

    Olá Amigo, com relação ao Mk ...tenho o Hardware MK Homologado.
    Se nào me engano a setorial Hyperlink de 120 esta sem homologação.