+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Dúvidas em WDS como repetir um sinal

    Amigos antes de qualquer coisa, meus cumprimentos a todos do forum pois vi que aqui tem gente séria e comprometida com o desenvolvimento compartilhando e recebendo informações úteis no nosso dia dia.

    Amigos estou com dúvidas, preciso repetir um sinal que está ha uns 5 km só que comprei um ovislink 5000 e liguei a uma parábola de 27db zirok 60 cm, isso fará a recepção do sinal para distribuir teria que colocar uma omine, aí minha dúvida, tenho que ter outro rádio para fazer a distribuição ou existe algo que acople para ligar as duas antenas a este mesmo rádio?

    Acho que isso é bem simples, mas desculpem, sou novato no assunto mesmo e não sei o jeito certo de fazer.
    Peço aos amigos quem poder me dê uma força e postem aí.

  2. #2

    Padrão

    vc tem que ter um radio em uma ponta com uma antena e na outra a mesma coisa e configurar os radios

  3. #3

    Thumbs down duvida em wds como repetir um sinal

    Meu irmão mas é isso que tenho em uma ponta tenho um ovislink WL5460G Plus 802.11b/g 400mW em uma omine de 18 dbi e a 5 km na outra ponta estou colocando uma parábola zirok de 27 db e ovislink WLA5000AP Plus para receber o sinal da primeiro ponto, então tá tudo configurado o que preciso saber é como faço com o sinal que chega lá pra eu distribuir em várias direções tenho que colocar uma omine lá também é esta a minha dúvida, se há algum dispositivo que coloco no rádio para usar as duas antenas no mesmo rádio ou se tenho que colocar um novo radio para a omine?
    Mas obrigado pela atenção amigo é de grande valia sua preocupação. Valeu.

  4. #4

    Padrão

    E aí Reitwo blz?

    Você tem duas opções para resolver o seu problema.
    A primeira (e mais simples) é simplesmente colocar um outro AP e distribuir o sinal com uma Omini.
    Configurando assim o AP com a Zirok como cliente.

    A Segunda (que não é tão simples, por requerer um pouco mais de atenção) é sr. colocar como repetidor WDS, assim não poderia ser uma direcional e sim uma omini também, e tendo certeza de que estejam visadas e o nível do sinal recepcionado pelas duas sejam eficientes.
    O que ICHUBrasil quiz dizer acho que foi algo assim... porém com "poucas palavras".

    Você aí têm duas opções para fazer acontecer.
    T+

  5. #5

    Padrão

    Galera, creio que possa ser possível sem a necessidade de um outro rádio...

    Ele tendo o equipamento configurado como WDS, fará a repetição, o "problema" agora está é no arranjo das antenas, na distribuição do sinal...

    Um colega um dia me falou que existe um dispositivo que chamava de "divisor", sim o nome diz tudo e cheguei a pesquisar, no google se acha facilmente, a função é a mesma daquele para o sinal de TV ou do gênero, dividir o sinal para outros pontos.

    Amigo, creio que essa seja a melhor solução para você, mas fique atento, fora as perdas de conexão, que variam de acordo com o produto, fabricante, por essa bifurcação você tem -3 dB de potência para cada lado.

    Fora isso, você vai ter seu ganho para um lado da diretiva, e depois conseguirá normalmente espalhar seu sinal com a omini.

    é claro que usando dois rádios o sistema fica melhor distribuído, pois a comunicação do link de 5 Km causará informação inútil na sua nova célula com esse sistema(pois lembre-se o sinal é o mesmo).

    Mas creio que não fará diferença enquanto tem poucos clientes, e quando o número de clientes começar a justificar, troque a infra-estrutura para dois rádios mesmo, ou continue, caso não esteja lhe causando problemas.

  6. #6

    Padrão

    Isso com certeza Laedrus... com divisor também dá legal com WDS, mas lembrando que com isso divide-se a potência, ficando 50% omini (distribuição) e 50% direcional (recepção).
    Rola legal. Só acho pra quem não tem experiência, a configuração com 2 AP's é mais simples.
    Abraços.

  7. #7

    Padrão duvida em wds como repetir um sinal

    Pessoal vcs são d+, precisando de mim pode postar aí e podem ter certeza que vou fazer o possível pra ajudar.
    Vou tentar as duas maneiras e ver o que fica melhor mas valeu mesmo, Laedrus vc tem o link aí das lojas que tem este divisor?
    Valeu...

    Meus agradecimentos a todos.