+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Publicar FTP na rede interna através do Iptables

    Prezados,

    nao estou conseguindo publicar o serviço FTP na rede interna.
    Na rede local tudo funciona perfeitamente, transferencias de arquivos etc, mas externamente não há conectividade.

    internet ----firewall----ftpinterno

    Já tentei várias regras no iptables, as últimas tentativas foram estas:

    /sbin/modprobe ip_tables
    /sbin/modprobe iptable_nat
    /sbin/modprobe ip_conntrack
    /sbin/modprobe ip_conntrack_ftp
    /sbin/modprobe ip_nat_ftp
    /sbin/modprobe ipt_state
    /sbin/modprobe ipt_multiport
    /sbin/modprobe ipt_mark

    $IPTABLES -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -d 200.200.200.200/32 --dport 20 -j DNAT --to $FTPINTERNO:20
    $IPTABLES -t nat -A PREROUTING -p tcp -m tcp -d 200.200.200.200/32 --dport 21 -j DNAT --to $FTPINTERNO:21

    $IPTABLES -A FORWARD -p tcp -m multiports -d FTPINTERENO/32 --dports 20,21 -j ACCEPT


    Qquer que seja a dica, será bem vinda!



    Abraços!

  2. #2

    Padrão

    Cara...isso tem que ser feito com o DNS.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Para esse tipo de coisa (usuários LAN e WAN acessarem o mesmo espaço físico sem conflito nem colisões), você utiliza o DNS...

    Dessa forma, você publica seu dominio e faz os apontamentos pra ele na rede interna.

    Procure saber (caso já não saiba) sobre o que é e o que faz o DNS.

  5. #5

    Padrão

    nao ha dominio publicado, mas há um IP fixo (200.x.x.x). Há como?

    Eu queria reencaminhar as requisições direcionadas às portas 20,21 para o servidor FTP na rede interna (192.168.16.9).

    Já fiz alguns encaminhamentos com o mod_proxy (apache) e tenho funcionando com o iptables tbm, mas nunca fiz com o dns.

    Mas o estranho que com o FTP o negócio nao vai pra frente. Estou levando um laço!

    Eu queria fazer com o iptables.


    Abraços + Tks ...

  6. #6

    Padrão

    Se precisar usar nomes para acesso. realmente vc vai precisar de um DND.

    Mas se for apenas um IP, não precisa:

    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -i <interface externa> --dport 20 -j DNAT --to <ip_interno>
    $fw -t nat -A PREROUTING -p tcp -i <interface externa> --dport 21 -j DNAT --to <ip_interno>

    Use o tcpdump e verifique o tráfego nas portas acima!

    E é claro, libere o forward.

    Até!

    mtec

  7. #7

    Padrão

    O slackware, onde estava rodando o serviço FTP, estava com o gateway errado!!
    Por isso o DNAT nao funcionava nem a pau!

    Esta máquina eu nao tinha acesso a ela, até que me passaram a senha e pude constatar o erro.


    Agradeço a atencao de todos!

    Abraços.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Sim, foi resolvido.

    A requisição chegava ateh o serviço ftp na rede interna, mas nao havia o retorno devido o gateway estar errado. Estava com gateway 192.68.1.1 e o correto é 192.168.16.254.



    Abraços!