+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gargalo de rede ?

    Ola a todos. Ontem, um usuário reclamou que a rede estava lenta (não a internet, a rede). Rodei o iptraf no servidor de redes, e notei que 90% dos pacotes eram udp. Tenho uma rede com 30 computadores, sendo que apenas 5 utilizam skype e msn (p2p são bloqueados). O que eu gostaria de saber, é se é normal ter tantos pacotes udp na rede, e se isso pode ser o problema, como posso resolver. Outros pacotes que as vezes pareciam no log do iptraf era o icmp. Será que estou tendo problemas de broadcast ? Como eu descubro isso ?

    Abraços,
    Renato

  2. #2

    Padrão

    eu utilizo o ethereal, mas basicamente verifique origem e destino dos pacotes.....tente agrupá-los........e verifique também a porta de conexão, isto pode indicar algum serviço que algum usuário está usando e consequentemente comendo banda........

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo...
    Pois eh... para a rede estar lenta é preciso fazer uma analise bastante boa da sua infraestrutura. Você possui switches na sua rede ou é tudo com HUB?

    Seus equipamentos de rede são gerenciaveis?? Você pode começar a monitorar parametros como colisão, utilização de interface e coisas desse gênero.

    Eu me lembro que uma vez minha rede ficou mais lenta e era uma maquina que estava com vírus!

    Falows...

  4. #4

    Padrão

    Ola. Possuo bom switches (3com), porém não são gerenciávies. O cenário da minha rede é o seguinte:

    Modem ligado no servidor de internet (eth0)
    ||
    ||
    Servidor de internet ligado no switch
    ||
    ||
    Servidor de rede ligado no switch
    ||
    ||
    Estações ligadas no switch (27 estações)

    Faz cerca de 1 mes quando passei antivirus e spyware na rede. Acredito que não seja esse o problema. Mais alguma sugestao ?

    []'s,