+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wireless com GPS

    Pessoal,

    - Como saber a posição GPS de um cliente wireless: Existe algum AP no marcado integrado com equipamento GPS ou mikrotik com GPS ?

    Estou querendo colocar um AP aberto para qualquer um acessar, porem gostaria de fazer um sistema de firewall quer permita apenas quem estiver em determinado lugar (area de alimentaçao do shopping). Para isso, preciso fazer um calculo de área baseado com a posição GPS do notebook do cliente, até aqui tudo facil para mim (matematica pura + linux + iptables + snmp + etc...).

    Isso é vital para meu projeto, se alguem sabe como fazer ao tem alguma ideia inicial ajudará muito, criarei um tutorial no vivaolinux.com.br sobre isso no final do projeto.

    Creio que isso poderá ser uma solução para muitos problemas como Clonagem de mac/ip e compartilhamento de login, uma vez que um cliente so pode acessar de um determinado lugar.

  2. #2

    Red face GPS com Wireless

    Meu querido,
    O seu projeto é inusitado. Até onde minha pouca sabedoria me concede falar. o único sitema wireless, com rastreamento GPS e sistema proprietário da Motorola o Canopy, porém ele informa a posição das torres (antenas) e não do cliente.
    Acredito que juntos como o pessoal do forúm podesmo restrutarar esta parte de seu grande projeto.

    Abracos,
    Estamos a dispor !!!!

  3. #3

    Padrão

    patrick, pelo que ja andei estudando sobre isso, acho que vc só conseguira se fizer uma triangulação do sinal wireless, ou seja ter 3 pontos de acesso, em vez de 1 só, assim pode ser possivel, li um artigo seu esses dias no vol, muito bom, parabens

  4. #4

    Padrão

    É interessante a idéia, mas acho que o gps deveria estar não no AP, mas sim no cliente para que isto fosse possível. Ou montar talvez uma rede mesh, em que o notebook conectasse em mais de um AP ao mesmo tempo, e através da intensidade do sinal captado em cada AP, fosse possível identificar o ponto onde está o notebook.
    Não sei se isto seria viável (e muito menos se é possível...).

    Mas a idéia é interessante e a idéia poderia ser adaptada para muitos locais diferentes, com hotéis, bares, convenções, feiras e etc.

  5. #5

    Padrão Gps

    Obrigado aos que responderam. A ideia é um pouco futurista e talvez até utópica mas muito necessária.

    Vou estudar mais como fazer, nem que tenha que bagunçar algum firmware ou testar com equipamentos específicos.

    O método da triangulação foi o que eu mais cogitei. Um sistema rodando em modo "monitor" poderia coletar pacotes e sua intensidade, com esses valores em 2 ou 3 pontos pode-se ter um calculo médio de posicionamento.

    Creio que num futuro proximo isso virá por default nos equipamentos para larga escala. Os equipamentos de telefonia celular GSM(+) tem isso, e mesmo com um cliente conectado em uma torre é possivel usar outras para triangular.