+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Erro com driver TUN/TAP

    Ola,

    Estou configurando uma VPN com Suse 9 SP2 + OpenVPN. Instalei todos os pacotes, configurei tudo que era necessário, sendo que na "matriz" consigo fazer funcionar o driver TUN/TAP mas na "filial" não funciona, ao executar ifconfig tun0 aparece mensagem de erro tun0: error fetching interface information: Device not found
    A versão do kernel é linux 2.6.5-7, sendo que pelo que li TUN/TAP já seria nativo. Verifiquei a documentação que estava em /usr/src/linux-2.6.5-7.191/Documentation/networking/tuntap.txt e executei alguns comandos Pede para criar a pasta /dev/net (caso não exista ainda) e depois executar

    mknod /dev/net/tun c 10 200

    chmod 0700 /dev/net/tun

    modprobe tun

    Mesmo fazendo isso não funcionou. Sendo que dei um locate if_tun.h e é encontrado o arquivo no caminho correto, no caso, /usr/src/linux-2.6.5-7.191/include/if_tun.h

    Alguém pode ajudar?

  2. #2

    Padrão

    no arquivo de configuraçao do openvpn da filial vc levantou o driver tun??

    tem q constar no arquivo o comando:
    dev tun

    vc fez isso???



    vlw

  3. #3

    Padrão

    mastellaro

    Sim, no arquivo de configuração da filial eu tenho especificado o drive TUN

    dev tun

    Sendo também que o módulo foi carregado:

    lsmod | grep tun

    tun 9216 0

    Agora o que eu fiz foi baixar o utilitario vtun/vtund e vou testar, se não funcionar realmente não sei o que pode ser feito.

  4. #4

    Thumbs down Problema com TUN persiste

    Pessoal, continuo com o mesmo problema. Se alguem puder ajudar, agradeço.

    # ifconfig tun0
    tun0: error fetching interface information: Device not found

    # cat /dev/net/tun
    cat: File descriptor in bad state

    Sendo que o "arquivo" tun aparece no caminho /dev/net/tun

    Também já tentei os seguintes passos:

    (1) make device node: mknod /dev/net/tun c 10 200
    (2a) add to /etc/modules.conf: alias char-major-10-200 tun
    (2b) load driver: modprobe tun
    (3) enable routing: echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Continua com o mesmo erro. Alguma dica?

  5. #5

    Padrão

    Rapaz, mesmo sendo nativo.... pode ser que o modulo do TUN esteja com algum problema.... ja viu a possibilidade de recompilar o Kernel para uma versao mais nova ??

    eu testei minha VPN com o openvpn sempre com o kernel mais novo.... do 2.6.18 pra frente... entao nao poderei te ajudar muito... pois comigo, com esse kernels... sempre deram certo

  6. #6

    Padrão

    E ae mastellaro

    Cara, eu dei uma olhada no server da "matriz" e está com o mesmo kernel - 2.6.5 - e nele não tive problema algum para instalar OpenVPN e configura-lo. E assim que executei o comando abaixo, ao verificar as conf. das interfaces (ifconfig), já trouxe eth0 - eth1 e tun0

    openvpn --config /etc/openvpn/arquivo.conf --daemon

    Mas na máquina da filial não rola de forma alguma. Sendo que até estou pensando em baixar kernel mais atual e recompila-lo.
    Agora reinstalei o Suse, atualizei para SP2. Vou instalar OpenVPN novamente e testar. Qualquer coisa, posto novamente.

    E se alguem souber mais alguma coisa, me ajudem.

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adritec Ver Post
    E ae mastellaro

    Cara, eu dei uma olhada no server da "matriz" e está com o mesmo kernel - 2.6.5 - e nele não tive problema algum para instalar OpenVPN e configura-lo. E assim que executei o comando abaixo, ao verificar as conf. das interfaces (ifconfig), já trouxe eth0 - eth1 e tun0

    openvpn --config /etc/openvpn/arquivo.conf --daemon

    Mas na máquina da filial não rola de forma alguma. Sendo que até estou pensando em baixar kernel mais atual e recompila-lo.
    Agora reinstalei o Suse, atualizei para SP2. Vou instalar OpenVPN novamente e testar. Qualquer coisa, posto novamente.

    E se alguem souber mais alguma coisa, me ajudem.

    Obrigado!
    Pois é rapaz.... aparentemente está tudo normal... com todos os testes executados...... e como diz um amigo aqui no fórum, se algo nao deu certo, algo está errado....

    Entao faça algo que voce nao fez ainda e que possa resolver seu problema..... RECOMPILAR O KERNEL...

    Acho que recompilando o Kernel rodará legal.... testa ae e posta para gente...

    vlw