Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema Provedor

    Boa noite a todos.

    Sou iniciante no fórum, mas ja li muito aqui e consegui fazer muita coisa graças ao fórum.

    Mas estamos com um problema que nao conseguimos resolver.

    Temos a seguinte estrutura no provedor:

    Base, Servidor MyAuth, Switch 3Com Auto Gerenciavel, link 2mb full da telefonica, roteador cisco 2501.

    Torre de transmissao a 1.4km de distancia, interligado na base com 2 ovislink 5000ap em wds com antenas zirok offset 60cm.

    Ponto a ponto esta perfeito, trafegando sem percas de pacotes. Ja fiz download em uma ponta a outra de 2mb/s. Raramente perde um pacote, a latencia em horarios de pico fica em ~ 15ms. O problema enfrentado, esta na torre de transmissao.

    Torre:

    Ela tem 18metros de altura.

    Temos 4 antenas setoriais Hyperlink 17dBi 90 graus, sendo Leste, Oeste, Norte e Sul.

    Nos setores Leste e Oeste, temos radios Samsung SWL3300AP, separados, cada um em uma caixa Hermetica.

    Os setores Sul e Norte estao em um Mare 400 com 2 cartoes atheros de 200mw, sistema mikrotik.

    Cada antena dessa, esta com 10 metros de cabo RGC213, soldados, isolados etc.

    Todos os radios estão interligados em um Switch 8 portas Encore.

    Temos 150 clientes.

    Durante o dia, temos uma faixa de 70 clientes conectados, distribuidos de forma balanceada entre os setores (nenhum setor esta com muito e outro com poucos clientes pendurados). Ate umas 17h, td ta perfeito, rodando certinho. As vezes a latencia dos clientes sobe um pouco, mas nada alarmante que atrapalhe a conexão.

    Problema:

    Após as 17h, ate por volta das 22h, não tem condicao. O ping sobe para 1000, 2000ms as vezes dos clientes. O sinal fica cheio, 11mb, as vezes oscila para 5.5. Comeca a perder pacotes, fica muito lerdo e inavegavel. (ping do cliente ate a torre)

    Temos muitas redes wireless na cidade, seja de concorrentes, seja de pessoas juridicas. A prefeitura colocou pontos de acesso em cada predio publico(escolas etc, tem muuuitos). No entanto, essas redes da prefeitura nao sao usadas a noite, nesse periodo de instabilidade da minha rede.

    As redes dos concorrentes são usadas, e ficam como a minha. Lerda, latencia alta etc.

    Nao uso amplificador, e ate onde sei, os concorrentes tambem nao.
    Quando a navegacao esta insuportavel, eu entro no mikrotik, dou um scan nas frequencias, verifico a menos usada no momento, e mudo para ela. Melhora consideravelmente, mas logo volta a ficar ruim. Nao sei o que fazer. Alguem tem uma luz?

  2. #2

    Padrão

    amigo, pode que seja clienes com virus, isso afeta prinsipalmente o swl-3300 aqui eu tava com 45 clientes e o swl-3300 naoa guentou mais travava direto, talves seja os eu caso, ta na hora de montar um ap mikrotik, pera uma placa e coloca 4 pci´s g-510 e vc vai dormir tranquilo, vende ese maré ai, e com esa grana muda os ap´s...
    pelo menos eu faria isso, outra coisa, 10 metros de fio ate a antena ??? nao acha que e muita coisa???.
    recomendavel e ter a antena com o minimo de fios , 10 metros e muita coisa....
    mas, eu se foçe voçe, montava um ap, e nao me encomodava mais, e cortava eses cabos para no maximo 1 metro..
    espero ter ajudado..

  3. #3

    Padrão

    vc diz tirar tds os radios, colocar um pc na torre com 4 placas dlink como ap? usaria mikrotik? tentei fazer um ap com g510 mas nao consegui fazer o mikrotik reconhecer elas. Estou procurando as g520 pra tentar, mas ainda nao achei. Sobre os samsungs, nao travam, apenas ficam com latencia alta.
    No caso um pc como ap resolveu seu problema, mesmo os clientes continuando com virus?
    Sobre os cabos: Minha torre é baixa, tem 12 metros, tem um cano de 6 metros pra cima dela. As caixas ficam 1metros abaixo do bico da torre, para manutencao mais facil (pois se colocar no cano, nao tem como subir). Eu poderia cortar ~ 3 metros de cada um. O estranho é que durante o dia fica perfeito, com a mesma quantidade de clientes conectados.

  4. #4

    Padrão

    Quer identificar a raiz do problema de forma pratica?

    Quando comecar a ficar ruim desligue celula por celula e vá observando até achar a defeituosa.

    Depois vá até o setor ruim e comece a bloquear os macs ate achar o ruim, desconfie de clientes que trabalham o dia todo e ficam em casa a noite.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Quer identificar a raiz do problema de forma pratica?

    Quando comecar a ficar ruim desligue celula por celula e vá observando até achar a defeituosa.

    Depois vá até o setor ruim e comece a bloquear os macs ate achar o ruim, desconfie de clientes que trabalham o dia todo e ficam em casa a noite.
    O estranho pedro, é que cada setor é independente, e todos ficam ruins ao mesmo tempo.

  6. #6

    Padrão

    Eu sei, mas todos saem do mesmo switch.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Eu sei, mas todos saem do mesmo switch.
    Desculpe a ignorancia, mas nao entendi pq esse pode ser o problema, visto que a latencia fica alta do cliente ate a interface wireless do radio da torre, antes de chegar ao switch...

  8. #8

    Padrão

    Voce é novato nesse negocio...

    Vamos lá...

    Se o seu switch tem 8 portas, 5 voce esta usando, 1 entra o link, 2,3,4 e 5 saem para os radios. entao o hub é o elemento comum entre eles.

    Se voce esta reclamando da lentidao entao ela esta vindo de algum setor.

    O que voce vai fazer é desligar o setor 1 e observar se melhora, se nao melhorar vc desliga o 2, depois o 3 e o 4 ate achar qual setor tem o cliente problematico.

    é so tirar o cabo correspondente no switch.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce é novato nesse negocio...

    Vamos lá...

    Se o seu switch tem 8 portas, 5 voce esta usando, 1 entra o link, 2,3,4 e 5 saem para os radios. entao o hub é o elemento comum entre eles.

    Se voce esta reclamando da lentidao entao ela esta vindo de algum setor.

    O que voce vai fazer é desligar o setor 1 e observar se melhora, se nao melhorar vc desliga o 2, depois o 3 e o 4 ate achar qual setor tem o cliente problematico.

    é so tirar o cabo correspondente no switch.
    ok, vou fazer isso amanha. Vou mudar e esconder o ssid do radio, assim posso fazer remotamente, e nao preciso subir na torre a noite...hehe..obrigado pedro.
    Quem tiver mais sugestoes, agradeco, td é bem vindo.
    Estou pensando em montar um ap e tirar os radios da torre. É melhor mesmo? Quantos clientes a 100kbps consigo pendurar em 4 setoriais dessas que eu tenho com um pc como ap?

  10. #10

    Padrão

    Olhe rapaz, vou te dar uma dica pra ficar mais facil...

    Isole primeiro os setores que tem os radios Samsung. Se os radios que voce tem ai tiverem a opção Block Relay, ative (os Samsung nao tem) Essa funcao evita que os clientes se enxerguem e troquem arquivos entre si na rede, e é isso quem causa elevado trafego.

    Se tiver de reformular seus pops, é preferivel que voce coloque 4 bons radios como os Senao que possuem 400mw de potencia e ative o Block Relay e fique tranquilo o resto do ano.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olhe rapaz, vou te dar uma dica pra ficar mais facil...

    Isole primeiro os setores que tem os radios Samsung. Se os radios que voce tem ai tiverem a opção Block Relay, ative (os Samsung nao tem) Essa funcao evita que os clientes se enxerguem e troquem arquivos entre si na rede, e é isso quem causa elevado trafego.

    Se tiver de reformular seus pops, é preferivel que voce coloque 4 bons radios como os Senao que possuem 400mw de potencia e ative o Block Relay e fique tranquilo o resto do ano.
    Vc nao aconselharia entao a usar um pc com mikrotik e placas dlink? Estive pensando na resposta do alex... os cabos com 10 metros, conforme aumenta o trafego, nao poderia estar tendo grande perda neles? Sobre Blockrelay, minha rede é 252, ninguem se enxerga....

  12. #12

    Padrão

    Rapaz, aqui onde eu trabalho usamos StarOS que é muito bom tambem, O Mikrotik é excelente, ambos precisam de pcs pra funcionar, ou seja, é um pc completo em cima de uma torre que traz inumeras vantagens e desvantagens.

    A principal vantagem é a estabilidade

    A desvantagem é a manutencao. Se a placa mae detonar lá em cima, vc vai precisar de no mínimo 2 ou 3 horas pra por tudo em ordem, e o radio subiu trocou e pronto

    Eu gosto de por APs perto das antenas com cabos de no maximo 1 metro e fazer controle de banda e afins nos servidores.

    10 metros de cabo é muita coisa.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapaz, aqui onde eu trabalho usamos StarOS que é muito bom tambem, O Mikrotik é excelente, ambos precisam de pcs pra funcionar, ou seja, é um pc completo em cima de uma torre que traz inumeras vantagens e desvantagens.

    A principal vantagem é a estabilidade

    A desvantagem é a manutencao. Se a placa mae detonar lá em cima, vc vai precisar de no mínimo 2 ou 3 horas pra por tudo em ordem, e o radio subiu trocou e pronto

    Eu gosto de por APs perto das antenas com cabos de no maximo 1 metro e fazer controle de banda e afins nos servidores.

    10 metros de cabo é muita coisa.
    O problema é que nao tem como eu subir a caixa no cano...fica totalmente inviavel. As setoriais sao pesadas, pra descer o cano com elas, demora em torno de 2h. Imagina pra trocar os radios, ou mesmo placas... complicado. Eu poderia diminuir uns 4 metros no maximo os cabos. Indicaria um cabo melhor nesse caso? Seriam uns 6 metros de cabo ainda.

  14. #14

    Padrão

    Eu uso o Samsung SWL-3300, já vi até 30 clientes nele, não tenho o que reclamar, sei que já deve estar no limite. Acho que o problema ai é cabo muito grande. Não se deve usar mais de que 2 metros. Ainda mais com o Samsung que só tem 50mw de potência. Estude outra maneira de colocar os rádios na torre, pois esse cabo grande é impraticável. A noite a coisa piora pois a propagação atmosférica fica mais intensa, e os sinais acabam obtendo mais facilidade para se propagar, com isso a interferência aumenta, sinais que durante o dia você não captava a noite passam a ser captados, isso acontece em frequências baixas, mais já observei também em 2,4Ghz, pelo menos no meu caso.

  15. #15

    Talking

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    A noite a coisa piora pois a propagação atmosférica fica mais intensa, e os sinais acabam obtendo mais facilidade para se propagar, com isso a interferência aumenta, sinais que durante o dia você não captava a noite passam a ser captados, isso acontece em frequências baixas, mais já observei também em 2,4Ghz, pelo menos no meu caso.
    Mas depois das 21h ainda é noite... e diz ele que volta tudo ao normal... e aí?

  16. #16

    Padrão

    Gente, estou pensando em trocar os cabos para LMR600, com 5 metros. Vou colocar a caixa presa na parte de baixo do cano. a Caixa vai subir 2 metros. Vou colocar os conectores pra serem fixados em cima da caixa, e nao embaixo, pra ganhar mais uns centimetros. Acredito que vou usar 5 metros de cabo nesse caso.
    Estive verificando, e com 10 metros de cabo, estou perdendo 42,9% do meu sinal com RGC213. Com 5 metros de LMR600 vou perder 15,1%.
    Ainda estou com a ideia de montar um ap com sistema mikrotik e 4 placas dlink.

    Usei Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais para calcular.
    Última edição por damacenoneto; 04-10-2007 às 09:04.

  17. #17

    Padrão

    Tive um problema pareciso com esse, descobri que era os clientes comunicando entre si, e usando jogos na rede intranet, cortei essa parada, e tudo resolveu.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lmriga Ver Post
    Tive um problema pareciso com esse, descobri que era os clientes comunicando entre si, e usando jogos na rede intranet, cortei essa parada, e tudo resolveu.
    Entao, como disse, minha rede é 252, os clientes nao se enxergam.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Mas depois das 21h ainda é noite... e diz ele que volta tudo ao normal... e aí?
    Acredito que o horário mensionado pelo amigo deve ser o horário de pico de uso do sistema dele, acentuando mais ainda o problema. A questão propagação pode ser observada facilmente em qualquer receptor, por isso a noite sempre conseguimos melhores recepções. Agora ele disse uma coisa importantantíssima:

    "Alguns clientes conectando a 5,5 M". Isso pode ser a causa! Pode ter certeza! Trave o rádio a 11Mega e acabará os prolemas! Aconteceu comigo, ao travar o rádio em 11M ficou tudo beleza! Pode ser o problema ai também!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Acredito que o horário mensionado pelo amigo deve ser o horário de pico de uso do sistema dele, acentuando mais ainda o problema. A questão propagação pode ser observada facilmente em qualquer receptor, por isso a noite sempre conseguimos melhores recepções. Agora ele disse uma coisa importantantíssima:

    "Alguns clientes conectando a 5,5 M". Isso pode ser a causa! Pode ter certeza! Trave o rádio a 11Mega e acabará os prolemas! Aconteceu comigo, ao travar o rádio em 11M ficou tudo beleza! Pode ser o problema ai também!
    Os radios sao travados a 11Mbit. Mas nos clientes, as vezes aparece 5.5... o que pode ser isso?