+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Que polarizacao voce usa? vertical ou horizontal?

    Ja experimentou a horizontal?

  2. #62

    Padrão Bom Dia .. Damaceno Neto..

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Exato, nos samsungs, os clientes estao tds em 100% (notei que se estiver abaixo de -60dBm no samsung, fica em 100%, acima de -60, vai caindo a %). Mas, mesmo com tds os clientes em 100% a latencia é alta, e tem muita perda de pacotes tambem (nao na internet, e sim da torre ate o cliente).

    Consegui achar caixas de 50x60x20 vedada com tampa. Vou iniciar a montagem do mikrotik com pelo menos 4 ag530, tirar tds os radios da torre e por esse pc. Vou eliminar 4 metros de cabo. Vai ficar com 6 metros das placas ate as setoriais.
    Cara é o seguinte acompanhei seu topico inteiro , pois tive esse mesmo problema aqui na minha cidade , engraçado que aqui na minha cidade tudo que aparece o pessoal quer (HD 2,4 ) ( Telefone 2,4 ) , ( Camera de Segurança em 2,4 ) , que acho que pode ser sua maior interferencia .. tem uns bichinhos daqueles que trabalha a 2w Cara .. é foda ..... mas vamos lá vou tentar te ajudar .. esquece essa coisa de cabo . 10 metros da perca sim mas não para atrapalhar seu sistema , e claro que se consiguir diminuir e bom para vc mesmo .. Olha Como vc tem concorente , eles devem estar usando cartão com 400mw por aí , e vc tb está com uns radios com potencia alta ,, pois todos pensam usar um bem potente e acaba problema .. mas não e por aí .. vc pode estar interferindo em vc mesmo .. Faça o seguinte .. Monta uma maquina com MK ou FreeBsd , no meu caso estou usando freebsd como HostAP com placa PCI d-link Ag530 que trabalha a 53mw ( Baixo né ) pois é , mas o meu ping que estava de 2000 , 5000 , antes quando estava usando cartão da senao de 400mw ( Alto Né ) , agora está sempre a 8 , 12 no maximo .. resolvi meu problema , só estou tendo um problema .. as vezes minha placa d-link para de emitir sinal .. tenho que ver o que e isso .. mas tirando isso tá tudo tranquilo .. tente isso e veja , com certeza vai melhorar e muito
    *Obs. vc vai pensar mas com essa placa de potencia baixa não vou atender cliente longe , tenho cliente a 3 km , é claro que o sinal não e bom .. mas não ando importando com sinal não o que importa e o trafego, ping baixo , e sem preca nenhuma..

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Que polarizacao voce usa? vertical ou horizontal?

    Ja experimentou a horizontal?
    Na horizontal, nao axo meu sinal. Quando axo, fica uma porcaria.

  4. #64

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Entao vou ter que fechar o provedor. Tem muuuitas redes wireless aki na cidade. Apenas 4 provedores, mas muuitas redes wireless.

    Se for mesmo interferencia, to ferrado. Ou tem alguma solucao para isso? Troca de canais, ja fiz... Existe algum aparelho que melhora isso, e ao mesmo tempo seja homologado?

    Calma cara, como o Pedro falou, exatamente isso, se for mesmo é só mudar a polarização. Se tiver concorrente usando o mesmo canal com potência alta dá interferência sim, isso eu GARANTO. Alguns rádio sofrem menos com isso, talvez a montagem do PC AP minimize esse efeito, faça uma análise ai dos canais usados, tente entrar em acordo com os concorrentes, pois todos estão com problemas.

  5. #65

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Na horizontal, nao axo meu sinal. Quando axo, fica uma porcaria.

    Mais para funcionar na horiontal, vc tem mudar as antenas da torre para horizontal também.

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasitba Ver Post
    Cara é o seguinte acompanhei seu topico inteiro , pois tive esse mesmo problema aqui na minha cidade , engraçado que aqui na minha cidade tudo que aparece o pessoal quer (HD 2,4 ) ( Telefone 2,4 ) , ( Camera de Segurança em 2,4 ) , que acho que pode ser sua maior interferencia .. tem uns bichinhos daqueles que trabalha a 2w Cara .. é foda ..... mas vamos lá vou tentar te ajudar .. esquece essa coisa de cabo . 10 metros da perca sim mas não para atrapalhar seu sistema , e claro que se consiguir diminuir e bom para vc mesmo .. Olha Como vc tem concorente , eles devem estar usando cartão com 400mw por aí , e vc tb está com uns radios com potencia alta ,, pois todos pensam usar um bem potente e acaba problema .. mas não e por aí .. vc pode estar interferindo em vc mesmo .. Faça o seguinte .. Monta uma maquina com MK ou FreeBsd , no meu caso estou usando freebsd como HostAP com placa PCI d-link Ag530 que trabalha a 53mw ( Baixo né ) pois é , mas o meu ping que estava de 2000 , 5000 , antes quando estava usando cartão da senao de 400mw ( Alto Né ) , agora está sempre a 8 , 12 no maximo .. resolvi meu problema , só estou tendo um problema .. as vezes minha placa d-link para de emitir sinal .. tenho que ver o que e isso .. mas tirando isso tá tudo tranquilo .. tente isso e veja , com certeza vai melhorar e muito
    *Obs. vc vai pensar mas com essa placa de potencia baixa não vou atender cliente longe , tenho cliente a 3 km , é claro que o sinal não e bom .. mas não ando importando com sinal não o que importa e o trafego, ping baixo , e sem preca nenhuma..
    Kra.... valew mesmo a postagem... Axo que vc passou exatamente pelo que estou passando aki. Vc chegou a ir pro hospital de nervoso? rs.. Brincadeiras a parte... vamos la..

    Eu uso cartao Atheros AR5213, com routerboard mare400 (ouvi dizer que é uma porcaria essa routerborard). Uso 30dBm de potencia (200mw, é isso?). Se coloco menos, o sinal nao vai onde eu quero, 2km no maximo. Existe maneira de eu saber quantos mw os concorrentes estao usando? Se estiverem usando 400mw, ou ate mesmo amplificador, vou fazer uma visita neles e conversar... pq assim nao da!
    To comprando as Ag530, e vou montar o pc ap com mikrotik pra ver como fica. Os cabos serao diminuidos para 6 metros. Espero que resolva. Vc disse que usa 53mw. Isso em dBm da quantos?

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Mais para funcionar na horiontal, vc tem mudar as antenas da torre para horizontal também.
    minhas antenas sao Hyperlink 17dbi 90º. No manual diz ser horizontal, mas nao funciona na horizontal...

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    minhas antenas sao Hyperlink 17dbi 90º. No manual diz ser horizontal, mas nao funciona na horizontal...
    Que isso! Tem alguma coisa errada ai cara! Com 30DBm e setorial de 17DBi vc não alcança 2Km, e essa historia ai de não funcionar na horizontal sendo que ela é horizontal! Sei lá. Vamos esperar mais alguém falar sobre o assunto!

  9. #69

    Padrão 200mw

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Kra.... valew mesmo a postagem... Axo que vc passou exatamente pelo que estou passando aki. Vc chegou a ir pro hospital de nervoso? rs.. Brincadeiras a parte... vamos la..

    Eu uso cartao Atheros AR5213, com routerboard mare400 (ouvi dizer que é uma porcaria essa routerborard). Uso 30dBm de potencia (200mw, é isso?). Se coloco menos, o sinal nao vai onde eu quero, 2km no maximo. Existe maneira de eu saber quantos mw os concorrentes estao usando? Se estiverem usando 400mw, ou ate mesmo amplificador, vou fazer uma visita neles e conversar... pq assim nao da!
    To comprando as Ag530, e vou montar o pc ap com mikrotik pra ver como fica. Os cabos serao diminuidos para 6 metros. Espero que resolva. Vc disse que usa 53mw. Isso em dBm da quantos?
    O Cara e o seguinte , seu cartão tem a potencia de 200mw ... eu usava cartão da Senao de 400mw , e passei tudo para essas da d-link de 53mw ,, melhorou muito e atendo cliente a 3 km , o sinal do cliente fica baixo , mas como não tem Noise ( Ruido) o ping fica baixo e sem perca nenhuma , na maioria dos casos como e também com certeza o seu , vc está interferindo no seu proprio sinal , coloque esses cartões da d-link e vai durmir tranquilo .... sobre os concorrentes converse e tente concientizar eles a respeito de potencia , pois com certeza o serviço deles tb deve estar um lixo ... cara eu já cheguei a colocar amplificador nos meu aps de 2w cara e não resolveu em nada , alias só aumetei o meu ruido e ficou pior .. se vc trabalha com uma potencia baixa e seus concorentes tb .. vão trabalhar todos em paz ... é diferenciar o serviço atraves de atendimento , os cartões que vc está comprando da D-link , trabalhão em 53mw , funciona em 2,4 e 5,8 ...e são bons e baratos tb .. aí caso for atender um cliente com mais de 4 km , monta um enlace e começa outro ponto de difusão entendeu .... daí sua rede fica 100% .. Eu particularmente não conheço MK , pois uso AP só para emitir sinal mesmo e coloco regras para bloquear portas. o resto faço tudo de outro servidor , controle de banda , controle de MAC amarado ao IP com DHCP , faço bloqueio de P2P , essa coisas .. que são interesantes tb .. e quando for configurar as suas placas D-link , vc deve setar elas para trabalhar em B .... para seu sinal ir mais longe e atender a todos..
    Qualquer Duvida estou a disposição.

  10. #70

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasitba Ver Post
    O Cara e o seguinte , seu cartão tem a potencia de 200mw ... eu usava cartão da Senao de 400mw , e passei tudo para essas da d-link de 53mw ,, melhorou muito e atendo cliente a 3 km , o sinal do cliente fica baixo , mas como não tem Noise ( Ruido) o ping fica baixo e sem perca nenhuma , na maioria dos casos como e também com certeza o seu , vc está interferindo no seu proprio sinal , coloque esses cartões da d-link e vai durmir tranquilo .... sobre os concorrentes converse e tente concientizar eles a respeito de potencia , pois com certeza o serviço deles tb deve estar um lixo ... cara eu já cheguei a colocar amplificador nos meu aps de 2w cara e não resolveu em nada , alias só aumetei o meu ruido e ficou pior .. se vc trabalha com uma potencia baixa e seus concorentes tb .. vão trabalhar todos em paz ... é diferenciar o serviço atraves de atendimento , os cartões que vc está comprando da D-link , trabalhão em 53mw , funciona em 2,4 e 5,8 ...e são bons e baratos tb .. aí caso for atender um cliente com mais de 4 km , monta um enlace e começa outro ponto de difusão entendeu .... daí sua rede fica 100% .. Eu particularmente não conheço MK , pois uso AP só para emitir sinal mesmo e coloco regras para bloquear portas. o resto faço tudo de outro servidor , controle de banda , controle de MAC amarado ao IP com DHCP , faço bloqueio de P2P , essa coisas .. que são interesantes tb .. e quando for configurar as suas placas D-link , vc deve setar elas para trabalhar em B .... para seu sinal ir mais longe e atender a todos..
    Qualquer Duvida estou a disposição.
    Noise entao é ruido? Nao sabia disso... estive vendo e o NOISE fica em torno de 11 a 20 dBm de dia. Vou ver a noite no horario que fica ruim pra quanto vai esse NOISE dos clientes.

    Esta sendo muito esclarecedoras suas mensagens, assim como as dos amigos que estao postando e ajudando... vlw a tds....

    Mais um detalhe... fui procurar, e vi que 30dBm são 1W! Esta setado para 30dBm no meu Mk. Significa que os cartoes estao trabalhando a 1W mesmo? Ou o Mk nao aumenta a potencia, apenas deixa colocar qualquer valor ate 30dBm la?

  11. #71

    Padrão 1w ...

    Cara 30 dbm é 1w Sendo que 1w é 1000mw , entendeu.. alto né .. mais não adianta .. já pensou vc com mil , o outro com mil ... tenho certeza que seu problema e esse ... faz o que estou te falando que vc vai ver o resultado .

    De uma olhada nesse link abaixo.
    dBm to mW Conversion Calculator

  12. #72

  13. #73

    Padrão

    ja tentei diminuir a potencia. Coloco 20dBm e nao pega sinal nos clientes mais longe.

    Minhas antenas sao setoriais de 90º 17dBi

  14. #74

    Padrão

    tentei mudar para 20dbm de novo... parece que os clientes que nao conectavam, estao conectando.... o -xxdBm dos cliente abaixaram para menos de -60. Alguns ainda estao com -70, -80, mas a maioria abaixou para -50dBm

  15. #75

    Padrão

    é...realmente trabalhando com 17dBm, e ate mesmo 20dBm, muitos clientes nao conseguem se conectar. Uma rede esta com 20dBm, e os clientes estao conectados bem nela. A outra tive de voltar para 30dBm.

    O ping hj ta em 600ms....sem muitas perdas.
    Estou chegando a conclusao q é interferencia mesmo meu problema. Interferencia minha mesmo inclusive, como os amigos falaram.

    No MK, os clientes estao com no maximo -85dBm. Antes ficava com -110, e ping a 4000ms. Melhorou, mas esta longe de estar bom.

    Estive pensando... os cartoes trabalhando a 30dBm...devem esquentar pra kramba nao? Nao poderia ser isso tambem? Mas se for, porque somente a noite ?

  16. #76

    Padrão

    Pessoal, lendo aki nos outros topicos, tive muitos esclarecimentos e pude chegar a algumas conclusoes a respeito da minha rede.

    Noise Floor = RUIDO (se estiver errado, me corrijam, e vai escurecer td de novo rs)
    Signal to Noise = Sinal do cliente
    Logo, a qualidade final sera RUIDO - SINAL DO CLIENTE

    Uma das minhas redes, nesse momento 22:42, esta com -100dBm de Noise Floor, e um cliente com 26dB. Logo, esse cliente esta com -100 + 26 = -74dBm de qualidade.

    Notei que outra rede esta com -92 de Noise Floor. Clientes com 26dB. -92 + 26 = -66dBm de qualidade.

    Isso significa que tenho que tentar abaixar o meu Noise Floor e Aumentar o Signal to Noise certo?

    O Signal to Noise, blz... placas, antena do cliente.... mas e o Noise Floor? Qual o valor ideal para ele? Minhas redes com -92, -100dBm de Noise Floor, estao boas ou ruins?

  17. #77

    Padrão

    Bom dia, beleza, acredito que você está no caminho certo, Noise é o ruido, tem que ser o menor possível, no caso ele tem que ser verificado no cliente, o Strength é a força do sinal, em média de 60 a 100% -50 ou -60DBm está legal. Lembre-se que oSamsung SWL-3300 tem uns 50 mw mais ou menos, sendo assim no caso de interferência sua mesmo, ele quem deve estar sofrendo. Mai acho que seu caso é interferência externa mesmo.

  18. #78

    Padrão

    meu nivel de NOISE com -100 entao esta alto? De dia, agora, esta em -102
    Última edição por damacenoneto; 17-10-2007 às 08:41.

  19. #79

    Padrão Vc esta matando vc mesmo

    Amigo , como já havia te falado , vc esta matando vc mesmo ,, seu sinal esta interferindo em vc mesmo .. todos diagnosticos comprovam , faça o que combinamos e vai ar tudo certo ... nos clietnes que estiver mais longe e se caso não pegar sinal faz outro enlace e começa outro ponto de difusão .. espero ter te ajudado em algo ..

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucasitba Ver Post
    Amigo , como já havia te falado , vc esta matando vc mesmo ,, seu sinal esta interferindo em vc mesmo .. todos diagnosticos comprovam , faça o que combinamos e vai ar tudo certo ... nos clietnes que estiver mais longe e se caso não pegar sinal faz outro enlace e começa outro ponto de difusão .. espero ter te ajudado em algo ..
    Infelizmente vou perder esses clientes, pq nao tem como por outra base aki na cidade.

    Mas algo que ninguem me respondeu... meu nivel de Noise em -100, -102, esta bom ou ruim??