+ Responder ao Tópico

Dns



  1. #1

    Question Dns

    PESSOAL OUTRA DÚVIDA...

    quero habilitar um servidor dns no mk, o meu está funcionando bem, com os dns da operadora, mas quero fazer um dns local para se os dns da operadora mudarem os meus clientes não terem problema algum.

    vejam só o meu mk está configurado para autenticar o modem e o dns primário e secundário estão configurados, e a opção allow remote request está marcada, e o cache de dns está funcionando, mas o que quero é criar um dns local para que ele resolva a maioria dos endereços na própria maquina, compreenderam o que quero?


    Agradeço a quem me der essa mão...

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Olha, você tá fazendo certinho,
    você abilitando o Allow remote ele cachea e faz um Redirecionamento do dns,

    mas o caso é, não dá pra você fazer um DNS Interno no MK, a não ser que você coloque uma distro linux em um outro pc e monte o dns.

    mas, seguinte, você setou o primario e o secundario no MK e nos clientes você tá colocando o IP do mk não é? pois então, quando o dns da operadora parar de funcionar, só você ir nas configurações de DNS do MK e no primario e secundario colocar um dns que esteja funcionando que automaticamente os dns do seus clientes já vão estar atualizados. *Já que é o ip do seu MK!


    ou seja, não precisa de DNS.

  3. #3

    Smile

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Olha, você tá fazendo certinho,
    você abilitando o Allow remote ele cachea e faz um Redirecionamento do dns,

    mas o caso é, não dá pra você fazer um DNS Interno no MK, a não ser que você coloque uma distro linux em um outro pc e monte o dns.

    mas, seguinte, você setou o primario e o secundario no MK e nos clientes você tá colocando o IP do mk não é? pois então, quando o dns da operadora parar de funcionar, só você ir nas configurações de DNS do MK e no primario e secundario colocar um dns que esteja funcionando que automaticamente os dns do seus clientes já vão estar atualizados. *Já que é o ip do seu MK!


    ou seja, não precisa de DNS.

    Putz camarada...


    Não, no DNS dos clientes eu configuro o dns primário e secundário da operadora...então poderei fazer assim?

    No dns primário dos meus clientes eu coloco o ip do mk, (que já é o gateway dos meus clientes) e no secundário eu coloco um dos dois da operadora, por exemplo o primário da operadora?

    Se for assim da certo?


    Abração e obrigado pela força.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se vocÊ configura o dns da operadora, de nada serve o cache de dns, ou seja ele ta "inativo" ,

    como Primario no cliente coloque o mesmo do "gateway" como você disse,
    e secundario pode colocar o da operadora ou outro qualquer , ou até deixar branco, pra ficar padrão, pois ai quando você mudar no seu MK, muda o de todo mundo junto e dá tudo certo ;]


    fico tipo assim,

    *Cliente ___ GATEWAY MK E DNS ______ DNS OPERADORA
    cliente pede dns pro mk e ele redireciona pro que voce configuro no mk .
    (voce ja sabe disso , mas to explicando pros outros que lerem o topico e talvez eles não saibam como é o "cache dns" do mk.)


    então, nos seus clientes "Re-configure o dns" pode ir mudando aos poucos e nos novos, só coloque o ip do seu gateway.

    ;]

    espero ter ajudado.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    só reforçando,
    aconteceu comigo aqui,
    colocava o dns da intelig, *uso telemar.

    daeh a intelig desativo o dns,
    fudeu, tive que passar em milhoes de clientes só pra trocar dns,
    mas aprendi..
    ;]

    ahaha, espero que não aconteca com você!

  6. #6

    Smile

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    se vocÊ configura o dns da operadora, de nada serve o cache de dns, ou seja ele ta "inativo" ,

    como Primario no cliente coloque o mesmo do "gateway" como você disse,
    e secundario pode colocar o da operadora ou outro qualquer , ou até deixar branco, pra ficar padrão, pois ai quando você mudar no seu MK, muda o de todo mundo junto e dá tudo certo ;]


    fico tipo assim,

    *Cliente ___ GATEWAY MK E DNS ______ DNS OPERADORA
    cliente pede dns pro mk e ele redireciona pro que voce configuro no mk .
    (voce ja sabe disso , mas to explicando pros outros que lerem o topico e talvez eles não saibam como é o "cache dns" do mk.)


    então, nos seus clientes "Re-configure o dns" pode ir mudando aos poucos e nos novos, só coloque o ip do seu gateway.

    ;]

    espero ter ajudado.


    Pô brother parabéns e obrigado, mais ainda uma dúvidazinha.



    Em ip-web-proxy-dns na primeira aba (estatic) eu tenho a opção de criar um DNS estático, então nesse caso não preciso criar nenhum? Só coloco como DNS o ip do mk?


    Abração e obrigado mais uma vez.

  7. #7

    Smile

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    só reforçando,
    aconteceu comigo aqui,
    colocava o dns da intelig, *uso telemar.

    daeh a intelig desativo o dns,
    fudeu, tive que passar em milhoes de clientes só pra trocar dns,
    mas aprendi..
    ;]

    ahaha, espero que não aconteca com você!
    ehehehe (agora não irá acontecer...