+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão adcionar varios pools na mesma placa de rede.

    ae galera se alguem poder mim ajudar e o seguinte, uso hotspot+dhcp server,
    entao tenho 1 pool com 192.168.0.1-192.168.0.253, entao esse range esta acabando, e gostaria de adcionar outro na mesma interface q esta o pool 1, ou tem q adcionar outra interface de rede?

  2. #2

    Padrão

    ja q ninguem mim ajudou, consegui!!! vou postar o q eu fiz,

    1 - colocar o proximo ip no ip->address
    2 - colocar o range no ip->pool, no mesmo name ai clica na seta abaixo.
    3 - colocar o ip no ip->dhcpserver->networks.
    4 - Fazer o Nat com o proximo range.

    Tai pessoal!!!

  3. #3

    Padrão

    ou tambem no lugar de usar mascara 255.255.255.0 usar 255.255.254.0 (512 ips) ou seja:

    192.168.0.0 até 192.168.1.255

  4. #4

    Padrão

    amigo se eu usar mascara 255.255.255.255 o que acontece, estou querendo bloquear os cliente q estao se enxergando na rede.

  5. #5

    Padrão

    ...fiz aqui usando Mikrotik, máscara /30 para isolar o clientes, ficou legal, criei um servidor DHCP e uma sequencia de rede para cada usuário, criei também um lease fixo para cada um, adicionei o IP do gateway respectivo para cada cleinte na interface de saída do Mikrotik, funcionou legal. Quero fazer usando Mandriva alguém fez? Não consigo levantar o DHCP para cada usuário.

  6. #6

    Padrão

    a mascara 255.255.255.255 diz que so existe 1 host na rede (o ip proprio da mauqina).. entao toda consulta devera sair pelo gateway...

    esta mascara quase que elimita o trafego broadcast desnecessario da rede.. e outro ponto positivo.. se um cliente enviar arquivo para outro.. a velocidade vai ser limitada de acordo com os planos que ele assina...

    para bloquear o netbios.. vc precisa adicionar regras no firewall do ap.. bloqueando as portas 137 a 139 .. protocolos tcp e udp ...

    alem de marcar "block relay" ..

    no caso do mikritik.. desmarcar o 'default forward'

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a mascara 255.255.255.255 diz que so existe 1 host na rede (o ip proprio da mauqina).. entao toda consulta devera sair pelo gateway...

    esta mascara quase que elimita o trafego broadcast desnecessario da rede.. e outro ponto positivo.. se um cliente enviar arquivo para outro.. a velocidade vai ser limitada de acordo com os planos que ele assina...

    para bloquear o netbios.. vc precisa adicionar regras no firewall do ap.. bloqueando as portas 137 a 139 .. protocolos tcp e udp ...

    alem de marcar "block relay" ..

    no caso do mikritik.. desmarcar o 'default forward'
    ...utilizando essa máscara que você falou, seria melhor que a 255.255.255.252? No caso ela impede os clientes de se comunicar? Estou tendo dificuldades de implementar a máscara /30 junto com servidor dhcp, por causa dos vários gateway que tem que ter, isso no Mandriva, no Mikrotik foi na boa. Talvez essa que você disse seja a a solução pra min.

  8. #8

    Padrão

    sim.. ela eh mais segura.. por o endereço broadcast é a propria maquina do cliente !!! entoa o broadcast nao sai dela

    e voce pode ter 1 ip para gateway que funciona para todos

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sim.. ela eh mais segura.. por o endereço broadcast é a propria maquina do cliente !!! entoa o broadcast nao sai dela

    e voce pode ter 1 ip para gateway que funciona para todos
    ...cara, então é bem mais fácil e bem melhor, pois um gateway só é moleza, só mudar a máscara no meu dhcpd.conf então! Isso mesmo? E os clientes não se enxergam não?

  10. #10

    Padrão

    diretamente nao se veem.. massss se o netbios estiver ativado.. voce precisar fazer regras para bloquear..

    coloquei no firewall do ap bloqueando 135 a 139 protocolos udp e tcp.. que resolve o problema geral

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    diretamente nao se veem.. massss se o netbios estiver ativado.. voce precisar fazer regras para bloquear..

    coloquei no firewall do ap bloqueando 135 a 139 protocolos udp e tcp.. que resolve o problema geral

    Legal, hoje a noite vou fazer uns testes, vou montar uma máquina para simular o server, no caso meus rádios não tem bloqueio de portas, pode ser feito direto no servidor? Vi uns posts antigos seu, aqui no Under, sobre essa solução.