+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK e squid com relatório de acessos

    Caros amigos, sou novato neste forum, administro um provedor em que tem a seguinte estrutura:

    linux (squid) --> mk --> Clientes

    No meu mikrotik tenho duas placas de rede, sendo que a WAN está na mesma faixa de ips do servidor linux (squid) e a LAN está com os meus clientes. Consigo fazer o redirecionamento dos pacotes para o squid, porém, o ip que chega no meu servidor (squid) é o ip da placa de rede do mikrotik e não o endereço ip dos meus clientes, pois os mesmos ficam conectados na outra interface. Pergunto:

    Teria como redirecionar os pacotes obtendo os ips de origem dos mesmos?

    Exemplo:

    Cliente 192.168.100.50

    Mk -> LAN - 192.168.100.254
    WAN - 200.200.200.200

    Squid -> 200.200.200.201

    queria que os pacotes chegassem no SQUID com o ip 192.168.100.50 mas os mesmos chegam com o endereço 200.200.200.200 e assim o no meu relatório de acessos fica impossível saber quem foi o cliente que acessou determinados dados.

    Agradeço qualquer retorno

  2. #2

    Padrão Mascaramento...

    O mascaramento deve ser feito pela máquina que está rodando o Squid...e nao pelo MK...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    O mascaramento deve ser feito pela máquina que está rodando o Squid...e nao pelo MK...
    Sinceramente, não entendi, ja que os pacotes chegam na maquina que está com o SQUID através do mk, como a maquina do squid saberá o ip que originou a conexão sem nenhuma configuração no mk??

    Obs.: Lembrando que a estrutura do provedor é dessa forma pq o MK faz o controle de bandae autenticação dos usuários.
    Última edição por jjdjalma; 10-10-2007 às 20:21.

  4. #4

    Padrão Entre...

    O squid deve ficar entre a internet e o MK...dessa forma so vai chegar o ip de fora...e o mascaramento deve ser feito pela maquina q esta rodando o squid...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    O squid deve ficar entre a internet e o MK...dessa forma so vai chegar o ip de fora...e o mascaramento deve ser feito pela maquina q esta rodando o squid...
    de qualquer forma o MK terá duas placas de rede, uma para a internet e a outra para os clientes, sendo assim, ficará na mesma situação da minha pergunta inicial. A requisição chegará ao squid da mesma forma que foi citada anteriormente. Faço autenticação via PPPOE no MK e se a internet do MK for originada pelo squid terá que ter as duas interfaces. com essa solução postada por vc terei o mesmo problema descrito inicialmente.

    Ainda assim obrigado pela força.

  6. #6

    Padrão Ciente...

    Ciente de que você não deve ser tão b... vou insistir mais um pouco..

    router--ether1(200.x.x.x)-SQUID-ether2(192.168.1.1)--ether1(192.168.1.2)--MK--ether2(10.x.x.x)--CLIENTES...

    O mascaramento sendo feito pela maquina q roda o Squid...

  7. #7
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    só você colocar seu MK como AP Bridge, e claro Criar uma bridge pra 2 Ether serem apenas bridges,
    e no Server do Squid,
    você fizer a Nat, sendo que o squid vai passar a ser o seu gateway (dos clientes).