+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com ap-bridge atheros AR5212, alguém já passou por isso?

    Estou com meus clientes caindo sem parar, e não tenho a mínima idéia do porquê. Subi esse apbridge uns 10 dias atrás apenas, pra substituir um ap pequeno, devido ao aumento da demanda. Fiz apenas as configurações básicas, colocando esse mkt pra funcionar como ap-bridge, e configurando canal da wlan e algumas outros detalhes. Meus clientes não caiam com o pequeno ap anterior (caiam apenas quando havia muitos usuários conectados nele e muito tráfego, pois era um ap fraco, mas com poucos clientes, não caia). Peguei várias screenshots das configurações do wlan do apbridge, como também tirei screens do log com os disconnects e da aba "registrations" para vcs verem como esses problemas acontecem mesmo com poucos clientes conectados, e para verem o sinal deles.

    A config do pc em que foi instalado o apbridge:

    asus a7v333, atlhon 1800mhz rodando a 1,3ghz, samsung 512ddr333, hd ata ~3gb, uma placa de vídeo pci 82C204 (rev: 33) da SIS, e uma placa ethernet pci VT6105 [Rhine-III] (rev: 133) da VIA.


    Como é o primeiro apbridge mkt que uso, creio e espero muito que seja apenas algum erro de configuração da minha parte. Se for problemas de hardware, atualmente, vai me dar dor de cabeça demais.

    Se quizerem alguma informação extra sobre o sistema, é só pedir e eu posto rapidinho.

    Sinceramente grato pela ajuda pessoal, vlw
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log problemas apbridge.JPG
Visualizações:	269
Tamanho: 	196,4 KB
ID:      	1212   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clientes conectados wlan.JPG
Visualizações:	236
Tamanho: 	78,3 KB
ID:      	1213  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pic1 apbridge.JPG
Visualizações:	260
Tamanho: 	78,0 KB
ID:      	1215   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pic2 apbridge.JPG
Visualizações:	254
Tamanho: 	76,4 KB
ID:      	1216  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pic3 apbridge.JPG
Visualizações:	223
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	1217  
    Última edição por Gosulator; 10-10-2007 às 17:59.

  2. #2

    Padrão

    Bom aqui eu uso essas plaquinhas e ainda nao tive problemas... entao vou colocar aqui as diferenças das minhas configurações pra vc tentar ae....

    Na terceira tela, desmarque a opção Default Forward
    Na quarta Tela, marque a opção Preamble Mode - Long e não Both como está...


    Espero ter ajudado....

  3. #3

    Padrão

    atualiza o mikrotik talvez ajuda.. da 2.9.27 ateh a 2.9.46 teve mta correção no driver wireless !!

  4. #4

    Padrão

    Teste ai, essas configurações:

    >>> ACK Timeout: default
    >>> Tx power: default

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emanuelms Ver Post
    Bom aqui eu uso essas
    Na terceira tela, desmarque a opção Default Forward
    Na quarta Tela, marque a opção Preamble Mode - Long e não Both como está...
    Espero ter ajudado....
    Obrigado pela ajuda emanuel

    O default forward eu desmarquei logo após a criação do tópico. Muito vacilo meu deixar ativado, falando nisso .

    Configurei o preamble como Long como vc sugeriu, vamos ver no que dá.

    alexandrecorrea:

    atualiza o mikrotik talvez ajuda.. da 2.9.27 ateh a 2.9.46 teve mta correção no driver wireless !!
    Abrigado pela ajuda alexandre.

    Creio que não seja esse o problema, quase todos que conheço usam a 2.9.27 . Claro que sempre pode ajudar, versão atualizada corrige um monte de bugs mesmo. Infelizmente não tenho como trocar de versão atualmente. Mas valeu pelo toque.

    lmriga

    Teste ai, essas configurações:

    >>> ACK Timeout: default
    >>> Tx power: default
    Grato pela ajuda Imriga.

    O "ACK Timeout" tem apenas "dynamic" e "indoor" como opções, não tem a opção default. Lembrando que eu não mexi nessa configuração, então o default do mkt é "dynamic".

    Configurei o Tx Power para default, vamos ver se surge o efeito esperado.

    Vou passar o dia observando os efeitos das mudanças sugeridas, e posto o resultado amnhã ou no fim do dia, novamente, agradeço a todos pela ajuda, valeu!

  6. #6

    Padrão

    Assim que tiver um resultado poste pra gente!
    Abraços!

  7. #7

    Padrão

    o preambulo não tera efeito sobre nada disso..

    preambulo é um pacote usado para sincronizar o clock da placa... o preambulo tem 8 bytes.. (long) e o short tem 5 bytes.. short so é suportado por poucas placas (geralmente atheros)..

    para conexoes outdoor.. o ideal eh deixar em long mesmo..

  8. #8

    Padrão

    Legal a dica, é bom saber disso, grato a vc alexandre.

    Sei que o mkt tem ferramentas para observação, e queria que me indicassem alguma. O log do winbox mostra apenas alguns poucos últimos eventos (se alguém souber como fazer pra o mkt gerar um txt com o todo o log existente, favor se apresente!) e assim não dá pra saber se está acontecendo quedas ou não, a não ser que eu fique de olho no log 24hs dia. As mensagens de "xx:xx:xx:xx:xx:xx@wlan1: disconnected, extensive data loss" e "xx:xx:xx:xx:xx:xx@wlan1: disconnected, got disassoc sending station leaving (8)" continuam aparecendo. Mas não tenho certeza do que significam, embora a tradução da primeira seja bem autoexplicativa, não tenho certeza se o cliente a conexão pppoe do cliente com meu servidor cai, uma vez que na maioria dos casos o rádio dele se reconecta com meu ap-bridge logo após a queda. Quero colocar alguma ferramente do mkt pra vigiar essas quedas, mac por mac, pra então ver nos horários se no momento em que cai o rádio, o pppoe cai também, ou se ele segura até a conexão entre os rádios se estabelecer.

    Bem, é isso. Alguém mais tem/teve dessas mensagens no seu log/wireless ? Sabe exatamente o que quer dizer?

    Valeu pela ajuda, abração!

  9. #9