+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance + Web Proxy + PPPoE

    Olá, amigos.

    Estou tendo dificuldades para implementar um load balance de 2 ADSL. Navegando aqui no forum, encontrei informações que me levaram a acreditar que o meu problema está no proxy.
    O script de balanceamento que estou usando é:
    Código :
    / ip address 
    add address=192.168.1.1/24 network=192.168.1.0 broadcast=192.168.1.255 interface=Local 
    add address=10.0.0.200/24 network=10.0.0.0 broadcast=10.0.0.255 interface=Link1
    add address=192.168.254.200/24 network=192.168.254.0 broadcast=192.168.254.255 interface=Link2
     
    / ip firewall mangle 
    add chain=prerouting src-address-list=odd in-interface=Local action=mark-connection \
      new-connection-mark=odd passthrough=yes 
    add chain=prerouting src-address-list=odd in-interface=Local action=mark-routing \
      new-routing-mark=odd 
    add chain=prerouting src-address-list=even in-interface=Local action=mark-connection \
      new-connection-mark=even passthrough=yes 
    add chain=prerouting src-address-list=even in-interface=Local action=mark-routing \
      new-routing-mark=even 
    add chain=prerouting in-interface=Local connection-state=new nth=1,1,0 \ 
        action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface=Local action=add-src-to-address-list \
      address-list=odd address-list-timeout=1d connection-mark=odd passthrough=yes 
    add chain=prerouting in-interface=Local connection-mark=odd action=mark-routing \ 
        new-routing-mark=odd passthrough=no
    add chain=prerouting in-interface=Local connection-state=new nth=1,1,1 \ 
        action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface=Local action=add-src-to-address-list \
      address-list=even address-list-timeout=1d connection-mark=even passthrough=yes 
    add chain=prerouting in-interface=Local connection-mark=even action=mark-routing \ 
        new-routing-mark=even passthrough=no
     
    / ip firewall nat 
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=10.0.0.200 \
        to-ports=0-65535 
    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=192.168.254.200 \
    to-ports=0-65535 
     
    / ip route 
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.0.0.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even 
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.0.0.1 scope=255 target-scope=10

    Vou fazer um teste com o proxy desligado, pra poder verificar se dá certo.
    Com o proxy ligado, todo tráfego sai por apenas 1 adsl.

    Gostaria de pedir a ajuda dos amigos para configurar o proxy JUNTO com o balanceamento.

    Agradeço antecipadamente a quem se dispuser ajudar.

  2. #2

    Padrão Esse...

    Esse tipo de load balance nao funciona com proxy...

  3. #3

    Padrão

    Teria alguma sugestão de como implementar o load balance + proxy ?

  4. #4

    Padrão

    Desativei o proxy e implementei o script acima, mas a navegação parou.
    Para desativar o proxy, fui em IP, WebProxy, Settings e cliquei em Disable. Depois em IP, Firewall, NAT, desabilitei o redirecionamento.
    Fiz o procedimento certo ?
    Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    Realmente o proxy não funciona nesse load balance.
    Use assim que vai:
    Deixe uma adsl como bridge com o mk autenticando ela, que será seu link default
    e a outra adsl como router, dae estabeleça algumas rotas estáticas pra ele, como por exemplo, p2p, sites internacionais, etc...
    Nesse caso vc terá um load balance por rotas estáticas,ae sim, vai funcionar o proxy, porém saindo sempre pelo link default. Mas tbm, vc iria fazer proxy de p2p pra quê né ? heheheh.
    Tenho vários assim, e funciona show de bola, e ainda, vc não terá problemas com sites de bancos e nem com msn caindo.
    ajudei ?
    falow .........

  6. #6

    Padrão

    As 2 ADSL estão roteadas, com redirecionamento de portas e eu não queria ter que mexer tanto, sabe ?
    Será que não tem uma forma simples de fazer o Load Balance, mantendo o PPPoE (pois tem vários clientes cadastrados) funcionando ?
    Vi uns scripts para balancear de acordo com o IP do cliente. Desse jeito seria bom pra mim também. Teria dicas de como implementar isso com o PPPoE ?
    Obrigado mais uma vez.

  7. #7

    Padrão Rotas...

    Por rotas estáticas eh a melhor forma, e a utilização dos links fica mais homogênea.

  8. #8

    Padrão

    Alguem podeira me passar um script de como fazer para meu load balance, para de cair o site de banco e msn? Valew pessoal....

  9. #9

    Padrão

    Amigo lindelson,
    somente por rotas estáticas vc não terá problemas.
    Dê uma consulta aqui no forum, em post mais antigos, que vc vai encontrar um prontinho aqui com 5 links, que foi postado pelo nosso amigo pro2.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lindelson Ver Post
    Alguem podeira me passar um script de como fazer para meu load balance, para de cair o site de banco e msn? Valew pessoal....

    Olá amigo, use a opção Load Balance - Advanced do M4D3 Mikrotik, isso vai fazer o balance por IP que vc falou, funciona perfeita com ou sem o proxy.


    Post do M4D3 Mikrotik - Configurador Automático

  11. #11

    Padrão

    Hola
    pàra que funcione tienes que hacer el cache sobre la interface output

    saludos