+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiência com WDS

    Trabalha com autenticação individual em cada um das torres. Estou pensando em transformar meu links ponto a ponto em WDS a fim de autenticar tudo no server central, bem como controle de banda etc. cerca de 250 clientes com 4 megas de tráfego geral.

    Quem usa Wds pode me dizer se está satisfeito com o desempenho?

  2. #2

    Padrão

    Sim, uso star-os e Mikrotik e funciona perfeitamente bem repassando os mac's e tudo mais. Agora eu uso aqui assim, nas torres seto uma velocidade um pouco acima da contratada, e no servidor Linux, controlo a banda real. Na torre uso controle de banda, para evitar que um cliente chegue muito rápido e evita-se concorrência na largura de banda disponível. Os ponto a pontos aqui são todos em 5,8 Ghz para melhorar ainda mais. No mais pode ir tranquilo. E o projeto do sistema de Gestão?

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Trabalha com autenticação individual em cada um das torres. Estou pensando em transformar meu links ponto a ponto em WDS a fim de autenticar tudo no server central, bem como controle de banda etc. cerca de 250 clientes com 4 megas de tráfego geral.

    Quem usa Wds pode me dizer se está satisfeito com o desempenho?
    Eu faço aqui bem isso que vc quer fazer... meu ponto a ponto são em 5.8 e em WDS, e controlo tudo na central com o Myauth. Faço bem como o igorallan... nas bases com MK faço controle de banda acima da do cliente, tipo se o cliente é de 128k, nas bases ele está a 256... e controlo a banda real no Myauth. Os macs chegam certinho até ele, usando WDS.

  4. #4

    Padrão perfeito

    Uso ponto a ponto da minha central para meus repetidores e sub-repetidores tudo em 5.8, fica barato e tem qualidade.

  5. #5

    Padrão

    Eu utilizo um mikrotik 5,8 e um painel de 17 Dbi e alimenta 3 torres que estão na mesma direção. Tudo com WDS e funciona perfeito.

  6. #6

    Cool Wds

    Ola pessoal, eu utilizava WDS tudo em bridge, mas estou migrando tudo para rotas não utilizo mais brigde e tive um ganho de 20 % de velocidade, faço controle nos Mikrotiks com Hotspot. O sinal chega mais limpo na minha estação, e libero velocidade por cada pop, por exemplo 2 mega e distribuo aos clientes que estão neste pop.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    Ola pessoal, eu utilizava WDS tudo em bridge, mas estou migrando tudo para rotas não utilizo mais brigde e tive um ganho de 20 % de velocidade, faço controle nos Mikrotiks com Hotspot. O sinal chega mais limpo na minha estação, e libero velocidade por cada pop, por exemplo 2 mega e distribuo aos clientes que estão neste pop.
    Interessante Douglas! Também uso rotas atualmente, por isso o meu medo e o que me traz dúvidas quanto o WDS é justamente a performance, tenho medo que caia.

  8. #8

    Cool

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Interessante Douglas! Também uso rotas atualmente, por isso o meu medo e o que me traz dúvidas quanto o WDS é justamente a performance, tenho medo que caia.
    Cara sinceramente acho que rotas são milhões de anos luz mais seguras que o WDS pois sabemos que brigde transparente passa tudo. Fiz um teste com bridge e rotas no mikrotik é incrível é visivel a melhora no momento que eh modificado o rota para brigde. A brigde parece sujar tudo o que passa na rede e de uma forma chega sujeira de um pop que esta em outra local que não é interligado com ele, a brigde vai la e busca os dados pra dentro do pop que não tem nada a ver com o outro, quando modificado pra rota e utilizando nat toda essa sujeira para de circular deixando a rede enxuta, utilizando apenas aquilo que realmente é necessário.
    Espero ter auxiliado.

  9. #9

    Question

    hoje utilizo tudo em wds, e realmente quando um ponto tem algum tipo de problema, rádio ou switch com defeito, a rede toda acaba ficando lenta e congestionada, como já citado, passa tudo. EStou montando uma nova rede com 4 mikrotik que fecham 3 enlaces, 1km, 10km e 22 km, tambem em apbridge e wds... Aproveitando esse tópico, como eu faço essas rotas no mikrotik? deixo eles como ap e cliente? que regras eu uso?
    considerando que vou fazer a autenticaçao dos clientes e controle de banda la na ponta da rede, ou seja só vai passar o tráfego liberado para o cliente, mesmo assim terei problemas com o wds ?

  10. #10

    Padrão

    bom pessoal, concordo em genero numero e grau com dougmoraes,

    funcionar funciona sim, mas a uma perca de desempenho, porem cada um tem que ver como é a sua estrutura para saber se vale a pena usar rotas ou wds,

    o ruim sabe o que é?

    o mk nao faz bridge de wireless modo ap pra wireless modo cliete, pq dai era só fazer uma placa como cliente recebendo o link normal, e colocala em bridge com as placas dos aps. o porem é que ele nao aceita isso tendo que entao usar wds para fazer essa função porem isso ja esta sendo corrigido na versao 3,

    ha, e sobre o wds, li em algum lugar que o problema do wds foi corrigido com uma atualização, só nao sei qual agora, nem sei se é real isso,

    OBS. uma coisa é usar wds na torre com AP, é logico que o desempenho ficara horrivel, pois os aps, nao vao aguentar muitos clientes nesse modo, é muito processamento,

    agora no mk pc AP, ja é outra historia.