+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Forcecer hora atualizada

    Ola a todos.

    Eu estou prescisando de uma solucao de como fazer todas minhas estacoes windows e linux da minha rede pegar a hora de um servidor linux que tenho na empresa, mesmo cado ocorreu de sexta para sabado o horario de verao, quando atualizar o horario no servidor linux e as estacoes widnows e linux forem acessar este servidor ele ja pegar a hora atualizada?
    Atualmente eu estou usando o servidor de hora ntp, este servidor ntp roda no linux que atualiza a hora em servidores atomicos na web. eu baixei um novo timeozone coloquei nele para quando for entrar o horario de verao ele autere o time zone e quando acabar tambem, e funcionou de boa, porem as estacoes tando windows como linux pegao a hora do servidor usando um cliente ntp, porem com o atrazo de 1 hora, como de foce nao tivese entrado no horario de verao.
    Exite alguma mandeira que eu configurar ou instalar um cliente de hora no windows e linux que ja pegem a hora do servidor de hora linux que ja esta com a hora correta independende de havar horario de verao sim ou nao.

    Desde ja agradeco

  2. #2

    Padrão

    Procure saber a respeito de NTP (Network Time Protocol).

    Blz?!

  3. #3

    Padrão

    blz kryseck, como na mensagem anterior eu ja uso ntp, prorem o ntp utiliza horario mundial e nao questao de horario de verao. por exemplo eu posso um servidor ntp, porem ele pega o horario blz dos servidores da internet, porem as estaçoes windows nao consegue pegar o horario correto neste servidor, parece que o time zone do windows esta diferente algo assim.

  4. #4

    Padrão

    uma idéia, seria vc ajustar o time zone do seu servido ntp em -2:00h em relação a "Greewich"(não lembro como se escreve) q é de 00:00h, para seu servidor poder pegar automaticamente o horário de verão da net. Daí acho q seus cliente Win pegarão o mesmo horário do seu servidor.

    É uma idéia.

  5. #5

    Padrão

    Usuarios de sistemas baseados em GNU/Linux devem seguir o procedimento abaixo:

    1. Verificar a existencia do arquivo '/etc/localtime' e se este arquivo e' um link simbolico ou nao.

    Nao e' recomendado possuir o arquivo /etc/localtime como link simbolico, pois em sistemas que o diretorio /usr nao estiver acessivel (nao tiver sido montado, por exemplo) no momento de inicializacao da maquina, as informacoes contidas no arquivo localtime nao serao carregadas.

    2. Verificar se existe no diretorio /usr/share/zoneinfo/Brazil algum arquivo que contenha informacoes relativas a outros horarios de verao (DICA: geralmente um arquivo com extensao .zic).

    a) Se nao existir nenhum arquivo com tais informacoes entao crie um novo, de nome 'verao.2007.zic' por exemplo, no diretorio /usr/share/zoneinfo/Brazil/. Este arquivo devera' conter as seguintes
    linhas:

    Rule Brazil 2007 only - Oct 14 00:00 1 S
    Rule Brazil 2008 only - Feb 17 00:00 0 -

    Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT


    b) Se existir algum arquivo com informacoes de horario de verao de outros anos, basta inserir as linhas acima ao final do arquivo existente.


    As duas primeiras linhas de configuracao acima informam quando se inicia o horario de verao, quando termina, e qual a acao a ser tomada.
    Lembre-se de que no inicio do horario de verao deve ser adicionada uma hora ao horario mostrado ao usuario (localtime).

    A ultima linha diz qual arquivo sera' modificado pelo comando 'zic'. No exemplo acima, sera' o arquivo 'East' (dentro do diretorio Brazil). Esta linha tambem informa qual o timezone original da regiao
    - no caso de Sao Paulo (East) temos UTC-3. Caso voce esteja utilizando um timezone diferente do adotado em Sao Paulo (East), modifique estes parametros para o timezone de sua regiao:


    #Cidades que seguem o timezone definido para Fernando de Noronha:
    Zone Brazil/DeNoronha -2:00 Brazil FN%sT

    #Cidades que seguem o timezone definido para Brasilia:
    Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT

    #Cidades que seguem o timezone definido para o Amazonas:
    Zone Brazil/West -4:00 Brazil AM%sT

    #Cidades que seguem o timezone definido para o Acre:
    Zone Brazil/Acre -5:00 Brazil AC%sT


    * Parametros definidos pela glibc presente em sistemas Linux, disponivel para download em The GNU Operating system - the GNU project - Free Software Foundation - Free as in Freedom - GNU/Linux

    3. Uma vez feitos os devidos ajustes no arquivo 'verao.2007.zic' execute o comando 'zic':

    # zic verao.2007.zic

    Neste caso em particular o comando atualizara' o arquivo East.


    4. Para verificar se as configuracoes corretas foram feitas, execute o comando 'zdump', conforme segue abaixo (troque East pelo timezone de sua regiao):

    # zdump -v Brazil/East |grep 200[78]

    Voce devera obter uma resposta como a que segue abaixo:

    Brazil/East Sun Oct 14 02:59:59 2007 UTC = Sat Oct 13 23:59:59 2007 BRT isdst=0 gmtoff=-10800
    Brazil/East Sun Oct 14 03:00:00 2007 UTC = Sun Oct 14 01:00:00 2007 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
    Brazil/East Sun Feb 17 01:59:59 2008 UTC = Sat Feb 16 23:59:59 2008 BRST isdst=1 gmtoff=-7200
    Brazil/East Sun Feb 17 02:00:00 2008 UTC = Sat Feb 16 23:00:00 2008 BRT isdst=0 gmtoff=-10800

    Note que em "Sat Oct 13 23:59:59 2007 BRT" o sistema ainda nao esta no horario de verao (indicacao 'BRT'). No segundo seguinte as modificacoes do horario de verao entram em vigor, adiantando o
    localtime em uma hora: "Sun Oct 14 01:00:00 2007 BRST" (O horario mostrado ao usuario passara' para 1 da manha, e nao para meia-noite, mostrando o adiantamento do horario).

    Em "Sat Feb 16 23:59:59 2008 BRST", o horario de verao terminara' no segundo seguinte, com o localtime sendo entao atrasado em 1 hora: "Sat Feb 16 23:00:00 2008 BRT" (o horario mostrado ao usuario voltara' para as 23:00).


    5. Por ultimo, se o arquivo /etc/localtime NAO for um link para o arquivo /usr/share/zoneinfo/Brazil/East, deve-se copiar o arquivo East para /etc/localtime

    # cp East /etc/localtime

    --

    Para sistemas Windows 9*/NT/2000/XP recomenda-se o uso do utilitario TZEDIT (tzedit.exe), incluido no CD do Resource Kit que acompanha a distribuicao do sistema. Nao existe URL oficial para download deste programa no site da Microsoft, mas ele pode ser facilmente encontrado na Internet, lembrando que neste ultimo caso *nao* se garante a integridade do programa.

    Uma segunda opcao para modificacao do timezone em Windows XP e' a utilizacao do utilitario 'timezone.exe', disponivel para download em:

    Microsoft Download Center - Windows XP Service Pack 2 Support Tools

    [url]http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=49ae8576-9bb9-4126-9761-ba8011fabf38&displaylang=en

    OBS: O download e' precedido de um processo de validacao, que verifica se sua copia de Microsoft Windows e' genuina.


    Administradores que queiram automatizar a atualizacao do horario de verao em redes com elevado numero de maquinas Windows podem encontrar mais informacoes em:

    . Microsoft Support Knowledge Base - How to configure daylight saving time dates for Brazil
    How to configure daylight saving time dates for Brazil


    Para a configuracao de timezone do seu sistema utilizando o comando 'timezone.exe' siga os seguintes passos:


    1. Faca o download do "Windows XP Service Pack 2 Support Tools" e instale-o no seu sistema, caso voce nao possua o utilitario 'timezone.exe'.

    2. Em um prompt de comando (cmd.exe) execute, a partir do diretorio "Program Files\Support Tools" se foi utilizada a instalacao padrao, o seguinte comando:

    C:\Program Files\Support Tools>timezone.exe /s 00:0:2:10 00:0:3:02

    As configuracoes acima seguem o formato:

    Hora: DiaDaSemana: Dia:Mes Hora: DiaDaSemana: Dia:Mes
    (Inicio horario de verao) (Fim horario de verao)

    Hora: Hora (00 ate 23)
    DiaDaSemana: Dia da semana (0 - 6 : 0 = Domingo, 1 = Segunda, etc)
    Dia: Ocorrencia do dia da semana no mes ( 1 - 5 : Exemplo -> no caso do dia da semana ser Terca-Feira: 1 - primeira terca do mes, 2 - segunda terca do mes, etc)
    Mes: Mes do ano (01 - 12)


    3. Execute o seguinte comando para verificar se as modificacoes foram corretamente executadas:

    C:\Program Files\Support Tools>timezone.exe /g

    Current Timezone is :

    Daylight Saving Time begins at 00:0:2:10
    Daylight Saving Time ends at 00:0:3:02


    4. Configure o sistema para utilizar automaticamente as configuracoes do horario de verao:

    . Va' em Start -> Settings -> Control Panel -> Date and Time -> Timezone;
    . Certifique-se que voce esta' utilizando o timezone de Brasilia (UTC-0300)
    . Certifique-se que a caixa "Automaticamente ajuste o relogio para o horario de verao" esta marcada.
    Última edição por iserhard; 19-10-2007 às 17:34.

  6. #6

    Padrão Ajuste!!

    Ola, alguem sabe me informar como ajustar o relogio pelo Terminal??

    Abrcs. a todos!!!