+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Performance MKT em modo ROUTER ou BRIDGE

    Ola tod[oa]s,

    <brincadeira>Ja procurei no "palheiro" mas nao encontrei.</brincadeira>

    Tenho um torre com MKT ativo e funcionando perfeitamente, antes que alguem diga "Em time que está ganhando nao se mexe", gostaria da opinião dos mais experientes com MKT sobre a performance do mesmo em modo ROUTER ou em modo BRIDGE.

    Meu cenário é assim:
    srv linux >
    bb em mkt (modo ap) >
    torre em mkt (modo client) > torre com 4 placas/paineis (modo ap)
    > clientes (rádios)

    Hoje o meu ponto-a-ponto esta assim: BB (ap) > torre (client) [aqui nao pretendo mexer]

    Meu clientes estao pendurados em 4 paineis, paineis que estão em modo ap, todos com mascara 252 (/30).

    Meus cliente chegam em meu servidor através das rotas (ROUTER).

    Penso em mudar de ROUTER para BRIDGE por motivo de manutenção e mão-de-obra na ativação de cada cliente, fazendo assim a configuração apenas no MKT BB (BackBone).

    Mas para isso precisaria tirar umas dúvidas:

    1 - Qual dos dois modos é mais indicado para grandes trafegos com uma quantidade altas de clientes (ROUTER ou BRIDGE)?

    2 - Qual dos dois modos tem o tempo de resposta mais rápido aos clientes atras da bridge?

    3 - Como poderia fazer esta configuração sem perder contato com a torre e poder migrar meus clientes aos poucos.?

    4 - Os MACs dos rádio vao chegar no meu MKT BB?

    Agradeço desde já qualquer ajuda,

    Neon

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Opa.. só passei aqui pra te alertar sobre uma coisa... minha rede é do modo que vc quer fazer... Tenho um servidor com myauth (slack 10.2) e todas as bases em bridge, com cerca de uns 400 clientes. O problema que tenho nesta "topologia", é que por exemplo, se um cliente inventar de ligar (como já aconteceu pra mim) um cabo de rede as duas pontas no mesmo switch, pára toda a rede! Já aconteceu também de queimar uma porta de um switch de cliente (com raio) e dar conflito de ip por todo lado! Ou seja, é mais suscetível a dar problemas grandes, e mais difícil de isolar os mesmos.

    As vantagens são que os macs chegam todos certinho, e posso monitorar tudo aqui do provedor, com o The Dude do MK...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    O problema que tenho nesta "topologia", é que por exemplo, se um cliente inventar de ligar (como já aconteceu pra mim) um cabo de rede as duas pontas no mesmo switch, pára toda a rede!
    Cara, nao sabes o quanto isso me ajuda!

    Nunca tive esse tipo de problema e acho que vou continuar com meu MKT em Router mesmo! rsrs

    Da um pouco mais de trabalho pois tenho q configurar IP/ARP/Firewall na torre e no MKT BackBone, mas pelo jeito é bem mais seguro.

    Obrigado pelo compartilhamento de sua experiência!

    Neon

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    Cara, nao sabes o quanto isso me ajuda!

    Nunca tive esse tipo de problema e acho que vou continuar com meu MKT em Router mesmo! rsrs

    Da um pouco mais de trabalho pois tenho q configurar IP/ARP/Firewall na torre e no MKT BackBone, mas pelo jeito é bem mais seguro.

    Obrigado pelo compartilhamento de sua experiência!

    Neon
    Inclusive semana passada tive q colocar um novo servidor MK na rede, pra rotear uma cidade vizinha minha... aconteceu algo muito estranho, só que não pude ir lá pra investigar... os IPs internos de uma prefeitura, que é meu cliente, começaram a dar conflito aqui na minha cidade, pois os ips internos dele lá são da mesma classe que tenho aqui na cidade. Só pra esclarefcer, não fui eu que configurei nessa prefeitura, é que herdei de um provedor que adquiri há uns dois anos... O que aconteceu foi que a dita prefeitura montou um rede wireless pra interligar as secretarias dela ao centro administrativo... daí misturou tudo! Então roteei com o MK essa rede, fazendo NAT pra lá, e resolveu este problema!