Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Manual iniciante (de verdade) alguém pode fazer?

    Pessoal esse é meu primeiro post, o fórum é ótimo, muito bom, e ajuda demais, mas nada é perfeito, eu sou INICIANTE, mas iniciante mesmo, e não achei nada que me ajudasse, tipo, só vejo tutorias ensinando NAT, CONTROLE DE USUÁRIOS e etc... mas ninguém fala por exemplo de como configurar o Mikrotik do zero, querem um exemplo? Posso usar o meu caso: Aqui onde moro não chega Velox (ADSL) então coloquei um AP ligado direto de um modem Velox na casa de um amigo enviando o sinal para mim aqui, e aqui em casa coloquei uma plaquinha D-link g520 recebendo o sinal do ASDL e um AP para distribir o sinal, uso o Windows XP (quando digo distribuir quero dizer que não vou vender mas compartilhar com meu cunhado, meu primo e meu irmão) isso está funcionado bem no XP, mas como configuro isso no Mikrotik? Tipo, no XP eu escolho a plaquinha pra receber e compartilho ela e pronto. E no Mikrotik? Como faço ele saber onde entra o sinal e onde deve sair? e a wep onde coloco? No Xp eu estou recebendo na placa d-link g-520 e soltando num AP em modo Bridge, como eu faria isso usando o mikrotik? Seguem minhas configurações no XP.

    NA PLAQUINHA D-LINK G520 (que recebe o sinal da ADSL)
    IP: 192.168.1.3
    MK: 255.255.255.0
    GT: 192.168.1.1 (do modem velox)
    DNS: 192.168.1.1

    NA MINHA PLACA DE REDE (que fica ligada no meu AP ZPlus 220)
    IP: 192.168.0.1
    MK: 255.255.255.0

    NO MEU AP ZPlus 220 (Ele está em modo Bridge)
    IP: 192.168.0.2
    MK: 255.255.255.0
    GT: 192.168.0.1
    Obs.: Ele está configurado com DHCP em modo server o range vei de 192.168.0.100 até 192.168.0.254 mas nos pcs que se conectam a ele funciona do range 192.168.0.2 até 192.168.0.254 e Ip fixo. não sei pq.

    Alguma boa alma disposta a me ajudar? eu queria colocar isso no mikrotik.
    Agradeço antecipadamente a todos. um grande abraço.

  2. #2

    Padrão

    meu amigo, se vc não conseguir fazer o básico com passo a passo aqui do forum, não tem manual que te ajude, é melhor ver alguém que possa te ajudar via msn ou coisa assim

  3. #3

    Padrão Isso mesmo INICIANTE :-)

    Vc disse tudo "o passo a passo"... Tipo, pra quem entende sobre mikrotik fica fácil dizer: - Faça um NAT. Faça isso, faça aquilo... mas pra quem não sabe NADA e é INICIANTE (Iniciante vem de início, começo) e nem sabe oque é NAT ou pra que ele serve (e nos manuais passo a passo do fórum não explicam oq é NAT e pq tenho q fazer) fica difícil. Minha pergunta foi simples, coloquei minhas configurações no XP (que funcionam) e queria saber como passar isso pra mikrotik. Será que alguém pode me ajudar?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Vc disse tudo "o passo a passo"... Tipo, pra quem entende sobre mikrotik fica fácil dizer: - Faça um NAT. Faça isso, faça aquilo... mas pra quem não sabe NADA e é INICIANTE (Iniciante vem de início, começo) e nem sabe oque é NAT ou pra que ele serve (e nos manuais passo a passo do fórum não explicam oq é NAT e pq tenho q fazer) fica difícil. Minha pergunta foi simples, coloquei minhas configurações no XP (que funcionam) e queria saber como passar isso pra mikrotik. Será que alguém pode me ajudar?
    É meio difícil pro pessoal aqui, ensinar coisas muitos básicas, mas o passo a passo que você precisa é um wiki aqui do forum. Veja nos endereços:

    https://under-linux.org/forums/mikro...-inclusas.html

    https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

    No segundo você sai do zero na configuração do Mk e já o faz funcionar.

    Para complementar baixe e leia o manual do Mk, e leia tutoriais sobre rede para aprender os conceitos, vide google que tem muito material a respeito.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    É meio difícil pro pessoal aqui, ensinar coisas muitos básicas, mas o passo a passo que você precisa é um wiki aqui do forum. Veja nos endereços:

    https://under-linux.org/forums/mikro...-inclusas.html

    https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

    No segundo você sai do zero na configuração do Mk e já o faz funcionar.

    Para complementar baixe e leia o manual do Mk, e leia tutoriais sobre rede para aprender os conceitos, vide google que tem muito material a respeito.
    Muito obrigado Ifaria, por vc se importar e tentar me ajudar... mas conforme já falei, eu já lí tudo aqui desse fórum (por sinal o melhor q existe) inclusive ao dois links que vc mandou eu ler. Entenda, eu sei oq é mikrotik (primeiro link) e o tutorial do segundo link já lí todo... mas não tem algo claro tipo, lá tem logo no começo NAT (pelo amor de Deus pra q serve isso?) já li sobre NAT umas 300x e não sei pra q serve o diabos do NAT, põxa, to pedindo algo simples... EXEMPLO: Faça um NAt para que sua conexão de entrada (onde recebo meu sinal) seja compartilhada e saia por outra placa de rede ou wireless entendeu? Tipo assim, vc fazendo isso aqui no mikrotik é a mesma coisa que fazer isso no Windows. é isso q quero. e outra coisa, só acho aqui exemplos de AP mikrotik, não achei nada como meu caso (recebo numa plaquinha e quero soltar num AP). Alguma boa alma disposta a me ajudar?

    PS.: Só pra vc ter uma idéia nem sei oq é WIKI assim como MUITOS tb não sabem... peço na verdade que se fale em linguagem simples.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Muito obrigado Ifaria, por vc se importar e tentar me ajudar... mas conforme já falei, eu já lí tudo aqui desse fórum (por sinal o melhor q existe) inclusive ao dois links que vc mandou eu ler. Entenda, eu sei oq é mikrotik (primeiro link) e o tutorial do segundo link já lí todo... mas não tem algo claro tipo, lá tem logo no começo NAT (pelo amor de Deus pra q serve isso?) já li sobre NAT umas 300x e não sei pra q serve o diabos do NAT, põxa, to pedindo algo simples... EXEMPLO: Faça um NAt para que sua conexão de entrada (onde recebo meu sinal) seja compartilhada e saia por outra placa de rede ou wireless entendeu? Tipo assim, vc fazendo isso aqui no mikrotik é a mesma coisa que fazer isso no Windows. é isso q quero. e outra coisa, só acho aqui exemplos de AP mikrotik, não achei nada como meu caso (recebo numa plaquinha e quero soltar num AP). Alguma boa alma disposta a me ajudar?

    PS.: Só pra vc ter uma idéia nem sei oq é WIKI assim como MUITOS tb não sabem... peço na verdade que se fale em linguagem simples.
    Meu amigo, os requisitos básicos para trabalhar com Mikrotik é entender de rede de computadores. Quando inciei a mais ou menos 1 ano, não sabia também o que era, nat, dhcp, gateway e muito mal IP. Pronto, vou lhe mostrar os grandes links que me ensinaram muitas coisas:

    Página principal - Wikipédia
    Google
    https://under-linux.org
    AltaVista (tradução)

    No mais, basicamente para fazer funcionar o Mikrotik, você deverá configurar os seguintes campos (já postei isso no forum umas 50x):

    IP > ADDRESS
    IP > ROUTE
    IP > DNS
    FAZER O NAT

    Somente isso você do zero colocará o mikrotik para funcionar... outras dúvidas, utilize o forum que o pessoal ajuda rapidinho.

    PS; É só agradecer.... rsssssss

  7. #7

    Padrão

    amigao so tem 1 problema, no forum ha tudo o q vc precisa pra fazer o mk rodar e legal mas tem 1 porem. se vc nao tem nocoes basicas de linux tipo rotas de rede montar bridges e criar regras de firewall e nat ta lascado velho, pq em 3 dias eu coloquei o mk pra funcionar aqui usando o q eu pude aqui do forum e ainda contribui com umas regras pra nao deixar o cliente recompartilhar conexao, so q se vc nao conhece nada disso entao eh melhor pagar pra alguem q conheca fazer pra vc pq senao vc nao vai sair do zero, digo por experiencia propria paguei e ainda me lasquei q o cara so faz o basico igual o q eu fiz em 1 dia usando os tutoriais aqui do forum, depois com mais 3 dias usando um tutorial em espanhol de um brother aqui q eh meu chara por ter o nome de roberto tbm o roberto21 ai eu fiz tudo roda blz aqui, ha outra coisa roberto eu consegui coloca pra funfa a funcao "colaquesatura" bom resumidamente falando ja q vc diz q eh iniciante se precisa disso rapido paga pra alguem senao com os tutoriais q tem ai da pra monta tbm, flw

  8. #8

    Padrão Acho que eu não estou sabendo explicar :-)

    Pessoal, tenho noção de rede sim, tb tenho uma pequena noção de linux, a resposta de catvbrasil foi boa, mas acho q não estou sabendo me expressar, tenho ZILHÕES de tutoriais aqui do Mikrotik, acho que já sei configurar IP, NAT, ROUTER e etc... mas me digam em q tutorial eu encontro algo falando sobre como configurar minhas placas D-Link G520??? Pq não adianta eu apenas colocar IP, fazer NAT e etc... pra elas funcionarem... Pq eu RECEBO o sinal em uma plaquinha e SOLTO noutra (onde os clientes deveriam se conectar) e se eu REBEBO o sinal, e estamos falando de redes Wireless, eu TENHO que colocar a WEP, IP, GT, MK, e DNS nesssa plaquinha. ONDE ACHO ISSO?? Não vi nenhum tuto falando isso, só vejo os tutos falando como se isso ja estivesse resolvido, dai é só vc fazer isso, fazer aquilo. Entenderam agora? Alguém pode me dizer assim: - Amigo, vc vai em tal lugar e coloca a WEP para se conectar na sua rede e receber o Sinal. Pq no Windows isso funciona, aqui onde moro não chega velox, então coloquei um AP jogando o sinal da velox aqui pra mim, e quero fazer o mikrotik receber esse sinal e enviar, só isso. Obrigado a todos que estão me ajudando :-)
    Não posso pagar para fazerem isso por mim, primeiro pq não pretendo ganhar dinheiro com isso, esse mikrotik é para uso na família, e segundo, aqui me cobraram R$ 800,00 pra fazer isso, e mesmo que seja mais barato não posso pagar.
    Última edição por SgtoMarlthon; 20-10-2007 às 10:03.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Pessoal, tenho noção de rede sim, tb tenho uma pequena noção de linux, a resposta de catvbrasil foi boa, mas acho q não estou sabendo me expressar, tenho ZILHÕES de tutoriais aqui do Mikrotik, acho que já sei configurar IP, NAT, ROUTER e etc... mas me digam em q tutorial eu encontro algo falando sobre como configurar minhas placas D-Link G520??? Pq não adianta eu apenas colocar IP, fazer NAT e etc... pra elas funcionarem... Pq eu RECEBO o sinal em uma plaquinha e SOLTO noutra (onde os clientes deveriam se conectar) e se eu REBEBO o sinal, e estamos falando de redes Wireless, eu TENHO que colocar a WEP, IP, GT, MK, e DNS nesssa plaquinha. ONDE ACHO ISSO?? Não vi nenhum tuto falando isso, só vejo os tutos falando como se isso ja estivesse resolvido, dai é só vc fazer isso, fazer aquilo. Entenderam agora? Alguém pode me dizer assim: - Amigo, vc vai em tal lugar e coloca a WEP para se conectar na sua rede e receber o Sinal. Pq no Windows isso funciona, aqui onde moro não chega velox, então coloquei um AP jogando o sinal da velox aqui pra mim, e quero fazer o mikrotik receber esse sinal e enviar, só isso. Obrigado a todos que estão me ajudando :-)
    Não posso pagar para fazerem isso por mim, primeiro pq não pretendo ganhar dinheiro com isso, esse mikrotik é para uso na família, e segundo, aqui me cobraram R$ 800,00 pra fazer isso, e mesmo que seja mais barato não posso pagar.



    Olá camarada!

    Percebi que a sua questão é complicada de se resolver, a maioria das pessoas que participam do forum e que dão as dicas para os iniciantes são pessoas muito ocupadas, geralmente administradores de alguma rede, então ficar te passando a receita de bolo pronta fica difícil, compreenda que não estou dizendo que não posso te ajudar ou que alguém não pode, o problema é que isso são coisas muito basicas que você está solicitando, e outra coisa, no forum existe sim as respostas para suas perguntas mas é uma questão só de ''procurar''.

    Que tal se você fizer da seguinte forma:

    Uma dúvida de cada vez, primero pergunta uma coisa depois a outra e assim você começa a caminhar com o mk.

    Eu mesmo postei dois manuais no forum, que explica com fotos e tudo mais o que é nat, foward,input,output,chain,load-balance-queue,firewall (do mk), então é só uma questão de você procurar, mas pode ser que você ache os manuais mas não compreenda as informações, ai é outra questão.


    Abração e bom dia!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Muito obrigado Ifaria, por vc se importar e tentar me ajudar... mas conforme já falei, eu já lí tudo aqui desse fórum (por sinal o melhor q existe) inclusive ao dois links que vc mandou eu ler. Entenda, eu sei oq é mikrotik (primeiro link) e o tutorial do segundo link já lí todo... mas não tem algo claro tipo, lá tem logo no começo NAT (pelo amor de Deus pra q serve isso?) já li sobre NAT umas 300x e não sei pra q serve o diabos do NAT, põxa, to pedindo algo simples... EXEMPLO: Faça um NAt para que sua conexão de entrada (onde recebo meu sinal) seja compartilhada e saia por outra placa de rede ou wireless entendeu? Tipo assim, vc fazendo isso aqui no mikrotik é a mesma coisa que fazer isso no Windows. é isso q quero. e outra coisa, só acho aqui exemplos de AP mikrotik, não achei nada como meu caso (recebo numa plaquinha e quero soltar num AP). Alguma boa alma disposta a me ajudar?

    PS.: Só pra vc ter uma idéia nem sei oq é WIKI assim como MUITOS tb não sabem... peço na verdade que se fale em linguagem simples.
    Cara, tu tá lascado, basta ver a quantidade de respostas e o teor das mesmas.

    Trabalho 15 anos com computador, porém conheço o Mikrotik e redes para Internet ha muito pouco tempo, e o negócio é cair dentro do material e ir aprendendo e de vez em quando se arriscar a fazer uma pergunta idiota... rs

    Esse tal de "wiki" é uma espécie de abreviação de Wikipédia e que é sinonimo de "passo a passo". E olha que posso estar falando besteira mas é o que percebi lendo essa tralha toda do forum.

    O tal do NAT é abreviação de Network Address Translation, em vários sites no Google aparecem sua definição. Esse NAT é o reponsável por traduzir um endereço válido na internet, tipo 200.xxx.xxx.xxx, para um endereço válido na sua rede local, tipo 192.168.1.xxx. Sem isso as duas redes, Internet-Rede Local, não se falam.

    Se não entender esse conceito vai ter mais dificuldades.

    Mas experimente a dica do Roberto21, uma dúvida de cada vez... :-)

  11. #11

    Padrão

    Ai pessoal,

    O nosso amigo está precisando de como configurar uma placa Dlink wireless no Mk para receber a internet e depois repassar para seus usuários é praticamente o mesmo que um Mk numa torre recebendo por uma placa e mandando por outra.

    A pergunta (que eu tb me fiz) é como faz isso no Winbox.

    No conceito seria incluir a Interface (a placa wireless) e configura-la para receber, com o SSID wep e coisa e tal. Mas olhando no Winbox me pareceu que tem mais de uma forma de fazê-lo.

    Então qual seria o caminho?

    Eu normalmente pego um lance desse e vou escovar bits ou seja vou ralando até acertar, mas para tal tenho que ter o material na mão, por isso não consigo ajudar mais, alguém se habilita?

  12. #12

    Padrão Acho que meu problema é realmente a dificuldade de me expressar

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Cara, tu tá lascado, basta ver a quantidade de respostas e o teor das mesmas.

    Trabalho 15 anos com computador, porém conheço o Mikrotik e redes para Internet ha muito pouco tempo, e o negócio é cair dentro do material e ir aprendendo e de vez em quando se arriscar a fazer uma pergunta idiota... rs

    Esse tal de "wiki" é uma espécie de abreviação de Wikipédia e que é sinonimo de "passo a passo". E olha que posso estar falando besteira mas é o que percebi lendo essa tralha toda do forum.

    O tal do NAT é abreviação de Network Address Translation, em vários sites no Google aparecem sua definição. Esse NAT é o reponsável por traduzir um endereço válido na internet, tipo 200.xxx.xxx.xxx, para um endereço válido na sua rede local, tipo 192.168.1.xxx. Sem isso as duas redes, Internet-Rede Local, não se falam.

    Se não entender esse conceito vai ter mais dificuldades.

    Mas experimente a dica do Roberto21, uma dúvida de cada vez... :-)
    Olha quando falo de NAT ou outras coisas no MK falo apenas por exemplo, os tutoriais daqui explicam tudo isso... Vamos esqueçer o NAT.
    Me entendam... por exemplo, ONDE em q tutorial daqui deste fórum fala onde devo colocar a WEP? Pq isso é lógica, se eu vou ter uma placa para RECEBER a conexão para DEPOIS compartilhar ela, na placa que recebe EU TENHO que configurar, IP, MK, GT, DNS e WEP, é verdade ou não???? IP e MK é fácil configurar, mas onde configuro o DNS? o Gateway? a WEP? (da conexão de entrada) pois a de saída NOS TUTORIAS ensina como, isso já sei de cor e salteado. resumindo minha pergunta.
    ONDE COLOCO A WEP, O GT E O DNS DA MINHA PLACA ONDE RECEBO A CONEXÃO?
    Entenderam agora? Desculpem as letras em caixa alta :-) Não sou tão ANTA assim em relação a redes, nem ao Linux, mas em relação ao Mikrotik sou uma ANTA mesmo :-)

  13. #13

    Talking Meu Amigo SÓ NÃo Te Dou Um Beijo Pq Pela Net NÃo DÁ

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Ai pessoal,

    O nosso amigo está precisando de como configurar uma placa Dlink wireless no Mk para receber a internet e depois repassar para seus usuários é praticamente o mesmo que um Mk numa torre recebendo por uma placa e mandando por outra.

    A pergunta (que eu tb me fiz) é como faz isso no Winbox.

    No conceito seria incluir a Interface (a placa wireless) e configura-la para receber, com o SSID wep e coisa e tal. Mas olhando no Winbox me pareceu que tem mais de uma forma de fazê-lo.

    Então qual seria o caminho?

    Eu normalmente pego um lance desse e vou escovar bits ou seja vou ralando até acertar, mas para tal tenho que ter o material na mão, por isso não consigo ajudar mais, alguém se habilita?
    É ISSO AÍ... Olha não é preguiça não... já RALEI na net atras dessa resposta e como vc mesmo pode ver é difícil achar a resposta. Cara to com ZILHÕES de tutoriais aqui, na hora que eu conseguir isso, acho que vou virar um MESTRE YODA em Mikrotik só com o material que tenho aqui.
    Minha placa já está detectada, IP configurado e MK tb...

  14. #14

    Padrão

    velho se vc conhece de rede e linux tudo eh questao de logica, eu montei o meu aqui com pppoe pra conecta na net meu modem adsl eh bridge e eu fiz quase tudo com a ajuda do forum o resto ascimilei com os conhecimentos q eu possuia a area de info, mas nao to dizendo q vc nao sabe, mas q tudo se ascimila. entao boa sorte ai ou como disse antes paga pra alguem q vc resolve rapidao

  15. #15

    Padrão

    (Não posso pagar para fazerem isso por mim, primeiro pq não pretendo ganhar dinheiro com isso, esse mikrotik é para uso na família, e segundo, aqui me cobraram R$ 800,00 pra fazer isso, e mesmo que seja mais barato não posso pagar.)

    cara vc nao precisaria entao ter gasto o q vc gastou pra colocar 1 mk, 1 outro radio faria o q vc quer e mais barato, vc disse q eh pra familia quantas pessoas vai pendurar nesse mk ? se eu nao tiver de ficar casdastrando uma pa de mac e ips e colocando comentes te faco por 50 reais, se vc quiser so q essa bixiga faca o basicao te faco de graca, eh so falar q te passo o meu msn vc me da 1 acesso remoto e eu faco isso, pq eh mais facil fazer do q escrever 1 tutorial

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    velho se vc conhece de rede e linux tudo eh questao de logica, eu montei o meu aqui com pppoe pra conecta na net meu modem adsl eh bridge e eu fiz quase tudo com a ajuda do forum o resto ascimilei com os conhecimentos q eu possuia a area de info, mas nao to dizendo q vc nao sabe, mas q tudo se ascimila. entao boa sorte ai ou como disse antes paga pra alguem q vc resolve rapidao
    Mas tem tutoriais ADSL aqui no fórum aí fica fácil... Se vc achar um tuto ensinado a configurar GT, DNS e WEP na placa que vai receber o sinal me avisa ok?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    (Não posso pagar para fazerem isso por mim, primeiro pq não pretendo ganhar dinheiro com isso, esse mikrotik é para uso na família, e segundo, aqui me cobraram R$ 800,00 pra fazer isso, e mesmo que seja mais barato não posso pagar.)

    cara vc nao precisaria entao ter gasto o q vc gastou pra colocar 1 mk, 1 outro radio faria o q vc quer e mais barato, vc disse q eh pra familia quantas pessoas vai pendurar nesse mk ? se eu nao tiver de ficar casdastrando uma pa de mac e ips e colocando comentes te faco por 50 reais, se vc quiser so q essa bixiga faca o basicao te faco de graca, eh so falar q te passo o meu msn vc me da 1 acesso remoto e eu faco isso, pq eh mais facil fazer do q escrever 1 tutorial
    Sou técnico em informática, tenho um Athlon Xp sobrando aqui, duas placas d-link custam R$ 240,00 reais aqui... um AP custa 240,00 vc acha que sai barato?
    AP controla P2P?

  18. #18

    Padrão NÃo Estou Ofendendo NinguÉm

    POR FAVOR NÃO SE OFENDAM, mas TODOS aqui neste tópico falam a mesma coisa... que é fácil, que é só seguir o tutorial... mas NINGUÉM consegue RESPONDER a minha pergunta, como configuro uma plaquinha wireless (no caso uma D-link g520) para receber o sinal da internet, onde configuro o Gateway, o DNS e a WEP????

  19. #19

    Padrão

    eu usei muito tempo e ainda tenho 1 linksys q controlo p2p usando layer7 melhor do q no mk ainda "versao antiga" q nao sao layer7 e o linksys eu paguei 250 reais, bom mas te falei ai se quiser eu faco a parada pra vc em umas dessas 2 opcoes q te passei

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    POR FAVOR NÃO SE OFENDAM, mas TODOS aqui neste tópico falam a mesma coisa... que é fácil, que é só seguir o tutorial... mas NINGUÉM consegue RESPONDER a minha pergunta, como configuro uma plaquinha wireless (no caso uma D-link g520) para receber o sinal da internet, onde configuro o Gateway, o DNS e a WEP????

    Cara segue como configura:

    Configura ela como statiom. Coloca um IP nela (dentro da faixa de onde está transmitindo) em IP > ADDRESS. Coloca o gateway (ip de onde está transmitindo) em IP > ROUTER e configura o DNS em IP > DNS e o NAT em IP > FIREWALL > NAT. Isso já fará ela funcionar.