Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    aryribeiro
    Visitante

    Unhappy Interferência de concorrente em rede 2.4ghz

    pessoal, estou tendo tanta dor de cabeça em minha rede wireless que adquiri até uma Labiritite nos ultimos meses. o estresse está sendo tanto que não sei mais o que fazer p/ melhorar o desempenho da minha rede wireless 2.4ghz.

    eu uso como servidor um radio Ovislink 5460 p/ segurar uma rede com 20 usuários. esta rede está sendo meu "ganha-pão" ultimamente, ja que as manutenções em microcomputadores anda meio fraca. uso tb amplificador hiperlink de 1watt e antena hipertec 18db.

    antigamente meu sinal tinha um grande alcance e atravessava muitas paredes ,o q fazia com que eu atendesse alguns vizinhos aqui apenas com rádios e suas antenas originais de 2db dentro de suas casas. isso com muita facilidade mesmo. não precisava nem colocar os radios-cliente p/ fora das casas, pois funcionava muito bem dentro, afinal o sinal tava ótimo.

    os clientes mais distantes eu tava atendendo ja com antenas direcionais de 24db + radio cliente. isso tb com facilidade e rapidez, ninguém reclamava de internet lenta.

    eu sempre usei o canal 1 p/ trabalhar e ultimamente tenho tido muitos problemas de sinal e lentidão na casa de todos meus clientes. achei que o amplificador tinha queimado, acabei assim comprando outro! e não deu em nada... descobrí que trocando pro canal 11 eu voltava a trabalhar normalmente sem problema algum de lentidão , etc... fiquei uns tempos no canal 11 mas logo ouví mais reclamações de meus clientes. as mesmas lentidões ,quedas de conexão e sinal muito ruim.

    descobrí com o passar do tempo que o canal 1 ficou ruim de se trabalhar por causa de um concorrente meu. e mais tarde ele "povoou" o canal 11 tb... descobrí que ele usa antenas Setoriais e talvez amplificadores.

    aí a solução foi sair do canal 11 e ir procurando outros canais bons pra se trabalhar. mas o infeliz do concorrente pegou os 2 melhores canais aqui. agora a interferência está tanta que não está dando pra usar canal nenhum além do 11 aqui no meu bairro. ou seja, o sinal está uma droga e ta todo mundo reclamando de lentidão e até falta de conexão nos ultimos dias.

    antes de chegar no meu concorrente eu desconfiei de tudo: amplificador, pigtail, radio, conector, antena, etc... comprei até um filtro de ruídos e interferências p/ amplificadores bf2400 que não deu resultado. mas trocando e mexendo em um por um ví q o problema está sendo as interferências emitidas pelo meu concorrente. e acho até q isso virou perseguição, ja que esse concorrente anda perdendo clientes pra mim e pra alguns conhecidos meus aqui.

    resumindo o filme de estresse, eu ví em um fórum na web que no caso de interferências (ou wlans sobrepostas) de redes wireless existe uma técnica p/ sair fora dessas interferências. só que esse fórum não disse como fazer, só disse que existe.

    acho q o melhor lugar pra perguntar isso é aqui no under linux... como saio fora dessas interferências concorrentes e melhoro o desempenho da minha rede???

    obs.: ja não sei mais o que fazer, ja seguí até uma dica aqui de inverter a polaridade da antena , trocando o centro pela malha e vice-versa no pigtail ,mas não adiantou.. ficou horrível o sinal e com pouco alcance.
    Última edição por aryribeiro; 18-10-2007 às 22:27.

  2. #2

    Padrão

    se eu fosse o seu concorrete eu te matava !!!

    amplificador nao eh para ser usado de maneira alguma em ponto-multi-ponto !!!


    voce tem VARIOS problemas...

    1- atender clientes sem visada
    2- um cliente com sinal ruim, atrapalha TODOS
    3- tente usar AP melhor 20 clientes em um ovislink eh mta coisa
    4- troque a omni por uma ideal de 15 db
    5- remova o amplificador

    assim eu garanto que funciona

  3. #3

    Padrão

    Bom, ocultando o SSID e trocando para o canal 14, vc alivia bastante coisa, só que voce está completamente fora da estrada.

    O que voce faz nao é certo, alem de prejudicar os seus clientes, prejudica os dos outros tambem.

    Voce está se suicidando e matando todo mundo junto e queimando o nome da tecnologia.


    Tire esse amplificador, e coloque um servidor com 1 cartao atheros para atender essa turma.
    Nem imagino como conseguisse ter clientes da maneira que está funcionando...


    Saudações,

  4. #4

    Padrão

    Voce mesmo explicou o problema: no inicio seu Ovislink estava trabalhando sem excesso de carga, é obvio que agora ela está trabalhando em seu limite, faz o que a moçada inteligente disse ai, que com certeza voce vai poder dormir um pouco mais tranquilo. eh eh eh...
    abraços.

  5. #5

    Padrão

    Vc comeceou o problema , com amplificador na sua rede, o ovislink aguenta no maximo 10 clientes simultaneos pra funcionar legal, como dise o alexandre eu matava vc se fose concorrente, tira fora ese amplificador e coloca antenas em todo mundo, a antena interna vai dar muito problema, pois tem muita variacao de sinal. Tambem de preferencia tira a omni e coloca setoriais, pode ser as mais baratinhas da aquario.

  6. #6

    Padrão

    Amigo, vamos fazer o seguinte, tire o amplificador, monte um server mikrotik, coloque um adaptador com card atheros, e do server leve o cabo até a antena, para 10 mts a perça é pouca considerando o equipamento usado por vc hoje, resolve 80% dos seus problemas atuais.

  7. #7

    Cool

    Algumas dicas, vamos lá:

    - Tenta trabalhar sempre com margem de segurança em sinal porque tem muitos fatores que diminuem a propagação com o tempo, então o segredo é antenas boas e bem apontadas no lado do cliente e no seu.
    - A gente estava a um bom tempo sem chuva, pelo menos aqui na minha região, isso faz com que a atmosfera fique poluida com muitas particular de poeira e fumaça o que diminui demais a propagação de sinal na frequencia.
    - Não usar nunca amplificador de sinal, além de ser proibido, a comunicação nossa é full-duplex. Não adianta nada chegar estourando se o cliente mal consegue falar de volta.

  8. #8
    aryribeiro
    Visitante

    Unhappy

    desculpem minha falta de informação, mas se eu tirar o amplificador como farei pra atender clientes pão-duros que só querem mesmo comprar um radio cliente e nada mais?

    se tiver que colocar antenas direcionais em todos eles daria tb muito trabalho.
    queria perguntar tb.. se não devo usar amplificador ,para que serve então o amplificador???

    outra pergunta... a omni de 15 é melhor do q a de 18 ???

    obs.: eu não tinha esses problemas de interferência antigamente. agora eu não consigo sequer atender clientes ao lado da minha casa! agora ,clientes q pegam 40% de sinal não estão navegando.

    queria saber qual técnica eu uso pra sair fora desse concorrente.

    eu ouví falar tb de uma Omni com polaridade cruzada que é livre de interferências... ela existe? qual marca? onde compro?
    Última edição por aryribeiro; 19-10-2007 às 12:01.

  9. #9

    Padrão

    Acho que seu concorrente debe estar aqui no forum tb , tentando achar como tira vc da reta, com esa filosofia nao vai funcionar nada mesmo, se o cliente e pao duro, que coloque adsl, discada ou sei la o que, mas dese jeito so vai prejudicar a vc mesmo, nao existem milagres, se vc insiste em fazer as coisas erradas, nao vai adiantar ajudalo. O amplificador so e valido se for ponto a ponto aou algo assim, e em ultimo dos ultimos casso, melhor sempre aumentar o ganho com antenas (pasivamente)e nao amplificando (ativamente) o sinal. Na hora que seu ap tem que gerenciar 30 ou 40 clintes simultaneos, o amplificador gera muito ruido. Mas tenta entender de que adianta a sua base chegar la no cliente com 100% se o cliente chega 10%, o amplificador e em apenas em um sentido. ja que vc quer colocar amplificador, entao coloca em todos os clientes. rsrsrsrs, Ruido pode-se comparar a ruido ambiente tb, imagine vc conversando do lado de uma britadeira, vc com megafone e a outra pesoa sem, a mesma coissa.

  10. #10
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    ok, estou vendo aqui a possibilidade de tirar a antena Omni e colocar duas Setoriais de 14db 90º graus... pra atender somente os clientes do meu lado e "dar as costas" p/ o meu concorrente, ja q ele fica atrás de mim...


    coloco as duas fazendo 180º e o divisor de potência vai quebrar o meu aplificador de 1 watt em 500mw nelas, certo? assim baixo a potência p/ 500mw e atendo só o meu lado evitando trazer a interferência q vem das minhas costas...


    o q vc´s acham da idéia q tive? resolve???

    vou fazer isso aqui em curto prazo e posto o resultado pra galera...

    um pergunta: pra colocar antena setorial eu preciso de Para-raios ? ou só o centelhador quebra um galho?
    Última edição por aryribeiro; 19-10-2007 às 21:23.

  11. #11

    Padrão

    Você me mandou um e-mail e não te ajudei, como acho que todos aqui deveria fazer, você está cometende varios crimes e sujando o nome da tecnologia que trabalhamos.

  12. #12

    Padrão

    sinceramente ?

    tira essa porra desse amplificador !!! trabalhe direito !!

  13. #13
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    ok, brigado aos dois pelo toque de honestidade.

    vc´s dois deveriam reclamar é com a Hiperlink pra ver se terão algum sucesso.
    mandem ela proibir a venda de amplificadores ou parar a fabricação!


    assim ninguém mais vai "sujar" o nome da tecnologia.

    quando se é um playboy com dinheiro no bolso é fácil ficar criticando os pobres a toa...
    ja pedí desculpa anteriormente pela falta de informação.
    mas tudo bem deixa pra la... não vou nem dormir por causa disso.
    Última edição por aryribeiro; 20-10-2007 às 14:13.

  14. #14
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    ok, estou vendo aqui a possibilidade de tirar a antena Omni e colocar duas Setoriais de 14db 90º graus... pra atender somente os clientes do meu lado e "dar as costas" p/ o meu concorrente, ja q ele fica atrás de mim...


    coloco as duas fazendo 180º e o divisor de potência vai quebrar o meu aplificador de 1 watt em 500mw nelas, certo? assim baixo a potência p/ 500mw e atendo só o meu lado evitando trazer a interferência q vem das minhas costas...


    o q vc´s acham da idéia q tive? resolve???

    vou fazer isso aqui em curto prazo e posto o resultado pra galera...

    um pergunta: pra colocar antena setorial eu preciso de Para-raios ? ou só o centelhador quebra um galho?

  15. #15

    Thumbs up

    Oi Ary,

    É o seguinte você começou errado, tudo bem você já sabe disso, se precisa de potência para trabalhar é porque tem algum erro no seu projeto ok. O erro nesse caso é a falta de antenas direcionais nos clientes ocasionando problemas de transmissão e recepção porque a modulação usada é muito sujeita interferências de caminhos multiplos ou atenuações de tempo, propagação, ruido.

    Bom eu digo uma coisa amplificador é que nem drogas, o cara começa porque tem alguma coisa que não ta certa e quer resolver rapidamente e depois para sair agora é complicado, ok.

    Nesse caso você tem um problema financeiro, você vendeu uma coisa para seus clientes que não esta funcionando como deveria e eles não vão pagar o pato e você não pode pagar tambem agora. Nesse caso vamos tentar dar algumas soluções para melhorar esse caso, acho que o pessoal deveria seguir nessa linha de tentar amenizar.

    - Não usa divisor de potência, ao inves disso usa dois rádios diferentes se você puder(dois baratos ou 3 baratos)
    - A própria potência sua pode estar detonando sua rede, porque não está deixando seus clientes falarem baixinho e a tranmissão ta virando uma zona total. Como já falaram tira essa potência e coloca varios radios com potencia de 250 por exemplo.
    - não usa centelhador... apenas isola suas antenas da terra, "terra de chão mesmo", concreta a base.
    - Coloca por exemplo 3 setoriais de 90 nos canais 1, 6, 11 que são excludentes, assim vc divide por tres a carga no canal e na modulação.
    - DESLIGA A MODULAÇÃO G se já não fez isso. Fica só com B, a G detona o espectro.
    - Tenta fazer testes com tempo de beacon, RTS e CTS threshold ver se melhora...

    Bom é por ai.

    Abraço

  16. #16

    Padrão

    Não é questão da hiperlink fabricar que temos que fugir da legislação Brasileira, que proibe a venda de equipamento não homologado mais isso corre solto e ninguem faz nada, aqui não existe nenhum playboy que tenho dinheiro para comprar coisas boas não, existe pessoas que sentou e estudou para saber o que sabe e trabalha certo pelo carater que tem, por isso vou te mostar uma continha boba.

    ap ovislink 5460 = R$200
    Omni 18 dbi = R$ 350
    Amplificador 1w = R$700
    ------------------------
    total R$ 1250,00

    agora olha

    Omni Ideal 15 dbi R$ 550
    Mikrotik rb133 c 1 cartão atheros R$ 800 (+/-)
    -------------------------------------
    total R$ 1350

    Por causa de R$100 você não tem qualidade, está fora da lei e ainda atrabalha o outros.

  17. #17

    Padrão

    pra tentar resolver um problema, vc criou outro maior, o ruido sera sempre na mesma prporcao, nao adianta dividir em 10, colocando uma setorial de cosatas vai minimizar o sinal vindo do concorrente, mesmo assim acho melhor tirar o amplificador.

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Wink

    Olá Ary!

    Bom, colocando setorial vc está no caminho certo... só falta agora tirar o amplificador, como foi amplamente solicitado pelo colegas... Coloque antenas nesses teus clientes, mesmo que seja aquelas da aquario de 12 dbi... que são baratas! E durma tranquilo, cure sua labirintite e seu stress, com essas simples dicas... não adianta ficar procurando antena de polarização cruzada, etc e tal... A dica já foi dada é só vc seguí-la...

  19. #19

    Padrão Boa Tarde

    Ary , infelizmente é devidoa pessoas assim como você que wireless está ficando cada vez mais prostituida e tão mal faladas .. o que o senhor está fazendo e crime , pois a frequencia 2.4 e livre , desde que não use antena externa e nem comercialize sinal , pois vc deve estar revendendo algum link adsl que tb e proibido e está no contrato deles .... A Anatel pode inclusive te prender .... mas o mais engraçado e que eles só feram com que mtem a licença ,,, mas isso e Brasil né .... Ou vc reguariza isso aí , pois de mim vc não vai receber ajuda alguma .... nada pessoal cara ... mas sim de um brasileiro revoltado.

  20. #20
    aryribeiro
    Visitante

    Thumbs up

    ok pessoal, brigado pelo toque aí.

    valeu mesmo.
    irei em breve tirar esse negócio aqui e por setoriais de 14db.