Resultados da Enquete: Qual seu nível de satisfação em relação ao Mikrotik?

Votantes
93. Você não pode votar nesta enquete
  • Excelente

    67 72,04%
  • Bom

    20 21,51%
  • Regular

    5 5,38%
  • Ruim

    1 1,08%
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dslam no Mikrotik

    Trabalhamos com Internet Wireless e atendemos várias cidades e pra gerenciar tudo isso utilizamos Mikrotik que é simplesmente estável, confiável e excelente tanto na parte de software, quanto na parte de hardware. Só que estamos com uma parceria com uma empresa de telecomunicações e está não trabalha com o fornecimento de internet, e é ai que nós entramos, usaremos os cabos telefônicos e faremos o adsl. Gostaria de saber se alguém já teve essa experiência usando o conjunto Mikrotik fornecendo ip´s, autenticação, etc, o Dslam fazendo a conversão para o cabo telefônico e o modem adsl no cliente. Estou usando o dslam das-3204, se alguém tiver alguma dica para me dar agradeço. Qualçquer dúvida que tiverem sobre redes wireless e redes de uma forma geral, terei imenso prazer em tentar ajud´-los, bem como assim que eu também aprimorar meu conhecimento em cima desde item descrito acima repassarei aos interessados. Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    fala jonycruz... blza cara!!.. rapaz, eu ja trabalho com mikrotik a algum tempo e já uso ele como server pppoe, autenticando em um server FREERADIUS e consultando em um bd mysql os usuários, controle de banda, etc... tbm tenho o das-3204 e uso adsl nos clientes. Uma coisa eu posso garantir pra vc, funciona maravilhosamente bem...!!! Posso tentar te ajudar no que puder... manda aí suas dúvidas iniciais e a gente vai trocando uma idéia e ajudando outros que consultam o forum tbm...

    abração...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jonycruz Ver Post
    Trabalhamos com Internet Wireless e atendemos várias cidades e pra gerenciar tudo isso utilizamos Mikrotik que é simplesmente estável, confiável e excelente tanto na parte de software, quanto na parte de hardware. Só que estamos com uma parceria com uma empresa de telecomunicações e está não trabalha com o fornecimento de internet, e é ai que nós entramos, usaremos os cabos telefônicos e faremos o adsl. Gostaria de saber se alguém já teve essa experiência usando o conjunto Mikrotik fornecendo ip´s, autenticação, etc, o Dslam fazendo a conversão para o cabo telefônico e o modem adsl no cliente. Estou usando o dslam das-3204, se alguém tiver alguma dica para me dar agradeço. Qualçquer dúvida que tiverem sobre redes wireless e redes de uma forma geral, terei imenso prazer em tentar ajud´-los, bem como assim que eu também aprimorar meu conhecimento em cima desde item descrito acima repassarei aos interessados. Obrigado.
    O mikrotik funciona perfeitamente com as dslans. Aqui utilizamos sem nenhum problema.

  4. #4

    Padrão

    aproveitando o tópico, em se tratando de dslan, só tive problemas com o Siemens SS4200, ele levanta a Sessão PPPOE mas não autentica, no Mikrotik ele fica Conectando e desconectando, mas não manda nda para o radius... com os D-LINK 500-B funciona normal... se alguém tiver alguma experiência a respeito, posta aí por favor...

  5. #5

    Padrão

    pessoal sou muito burro nesse assunto, gostaria de entender o que vcs estao fazendo. estao trasmitindo adsl? é isso? pela linha telefonica? como seria isso? o cabeamento tbem como funciona

  6. #6

    Smile

    Vou tentar te explicar graficamente... acho que fica mais fácil seu entendimento:
    ---------
    | Clientes | -> Modem Dlink-500B (PPPOE)
    ---------
    |
    |->ATM (Cabo Telefonia CTP-APL)
    |
    ----------------
    | DSLAN DAS-3324| Uma Simples Bridge que fecha a linha ATM
    ----------------
    |
    | -> Ethernet
    |
    ------------------
    Link Embratel <- | Mikrotik 2.9.46 | -> Server PPPOE Habilitado na Ether1
    Firewall/NAT ------------------
    |
    |->Ethernet
    |
    ------------------
    | FREERADIUS+MYSQL| -> Autentica os Clientes e devolve os
    ------------------ parâmetros para o cliente/Mikrotik
    IP/Mascara/Rate Limit/Burst , etc...


    Não sei se consegui ser claro, mas qualquer coisa, posta aí... :-)

    t+

  7. #7

    Padrão

    rsrsrs... ficou meio bagunçado o desenho, mas só pra da uma pincelada, o negócio é o seguinte:

    Chego nos clientes com cabeamento de telefonia próprio e no meu escritório tenho o DAS-3324 em bridge ligado ao meu swhitch onde tbm está ligado meu Mikrotik que recebe meus links e tem habilitado na ether1 dele o PPPOE-Server, que por sua vez, checa as informações dos usuários em um servidor RADIUS tbm ligado ao mesmo swhitch, que autentica os usuários via PPP com PAP,CHAP ou MSCHAP e devolve ao usuário algumas informações como IP e máscara (só pra gerenciamento) pq o PPPOE trabalha em camada 2 , nem precisa de IP pra funcionar e o principal é que o RADIUS devolve ao Mikrotik os parâmetro de Rate-Limit (Controle de Banda) e de Burst pra da uma sensação melhor de velocidade ao cliente. Enfim, controlo a banda dos clientes e gerencio toda minha rede via PPPOE e juro a você que nunca mais vou querer saber de wireless em minha vida... rsrsrsr
    apesar de ainda ter clientes wireless, que por sinal, pretendo tentar eliminar aos poucos quando conseguir expandir minha rede cabeada.

    T+...

  8. #8

    Padrão

    obrigado amigo, agora to conseguindo entender, mas umas questoes,
    1- esse cabeamento proprio vc que passou? tipo é seu particular?
    2- como fica a questao dos postes, é permitido passar esse cabo pelo poste? e como é esse cabo, um fio de um par, que vai ate cada cliente e tem que retornar a base, ou um fio unico que pode ir se agrupando os clientes.
    3- qual é o custo em média, desse fio por metro, e desse tal de DAS 3324 ou outro similar, esse DAS, tem limite de usuarios por exemplo? ou de linhas?

    Bom acho que é isso por enquanto, obrigado ai, reinaldojr, esclareceu bastante já

  9. #9

    Padrão

    bem... foi bom vc tocar nesse assunto, pq pra vc que vai começar, é interessante lembrar que não é permitido cabear as ruas utilizando postes, pois os mesmos são de propriedade da companhia elétrica que atende a sua região, mas contudo, ela te permite a utilização dos mesmos, desde que, seja apresentado um projeto estruturado, baseado em um estudo que deverá ser realizado por você de qual área urbana você pretende atender. Você precisará de um eng. credenciado ao CREA que junto com você vai desenvolver esse projeto e você o apresentará a sua companhia elétrica, que por sua vez, lhe autorizará a utilização dos postes, mediante pagamento de um aluguel estipulado por ela. Pelo Menos é assim na minha região, não sei como é na sua. O cabo é o CTP-APL, ele é homologado pela anatel e tem de 10 até 600 pares... quanto a preços, to meio por fora pq não sou eu quem compra...mas da uma olhada no site da furukawa que vc acha ele, fora os cabos tem toda a parafernalha que acompanha a telefonia, tipo caixa terminal, fio de espinar, cordoalhas,maquinas de tração.. etc... o processo é longo e o investimento é alto, mas só pela tranquilidade vale a pena. O DAS-3324 é um DSLAM da D-Link com 24portas, com um Switche desse eu consigo atender até 24 clientes com ADSL, ADSL2 OU ADSL2+.

    Espero ter ajudado...

    Abraços..

    Reinaldo.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por reinaldojr Ver Post
    bem... foi bom vc tocar nesse assunto, pq pra vc que vai começar, é interessante lembrar que não é permitido cabear as ruas utilizando postes, pois os mesmos são de propriedade da companhia elétrica que atende a sua região, mas contudo, ela te permite a utilização dos mesmos, desde que, seja apresentado um projeto estruturado, baseado em um estudo que deverá ser realizado por você de qual área urbana você pretende atender. Você precisará de um eng. credenciado ao CREA que junto com você vai desenvolver esse projeto e você o apresentará a sua companhia elétrica, que por sua vez, lhe autorizará a utilização dos postes, mediante pagamento de um aluguel estipulado por ela. Pelo Menos é assim na minha região, não sei como é na sua. O cabo é o CTP-APL, ele é homologado pela anatel e tem de 10 até 600 pares... quanto a preços, to meio por fora pq não sou eu quem compra...mas da uma olhada no site da furukawa que vc acha ele, fora os cabos tem toda a parafernalha que acompanha a telefonia, tipo caixa terminal, fio de espinar, cordoalhas,maquinas de tração.. etc... o processo é longo e o investimento é alto, mas só pela tranquilidade vale a pena. O DAS-3324 é um DSLAM da D-Link com 24portas, com um Switche desse eu consigo atender até 24 clientes com ADSL, ADSL2 OU ADSL2+.

    Espero ter ajudado...

    Abraços..

    Reinaldo.
    Quanto custa uma DSLAN dessas? Elas são homologadas pela Anatel?

  11. #11

    Padrão

    Blz cara, é o seguinte o que eu estou querendo é autenticar o usuário no pppoe server e já deixa-lo sair para navegação, sem o radius, o problema que eu estou tendo é que o dslam (das-3324 d-link) não ascende o led na porta que eu conectei o modem (speed stream e-240, o 5200) nem a pau, via telnet (DB9 porta console) eu consigo acessa-lo, porém não consigo conectar no Mikrotik. Pois mesmo sem conectar ele deveria me mostrar que tem algo fazendo contato com ele, ok? Isso segundo o fabricante. Bom estou precisando ver como é o processo correto da implantação desse sistema, se puder me ajudar agradeço imensamente e estou disponível para outras dúvidas que vc tiver também a respeito de redes e wireless.

  12. #12

    Padrão

    desculpa a minha ignorancia.... mas eu posso utilizar os cabos da operadora de telefone ou eh um cabeamento diferente... não entendi a parte do diagrama do cliente!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por reinaldojr Ver Post
    bem... foi bom vc tocar nesse assunto, pq pra vc que vai começar, é interessante lembrar que não é permitido cabear as ruas utilizando postes, pois os mesmos são de propriedade da companhia elétrica que atende a sua região, mas contudo, ela te permite a utilização dos mesmos, desde que, seja apresentado um projeto estruturado, baseado em um estudo que deverá ser realizado por você de qual área urbana você pretende atender. Você precisará de um eng. credenciado ao CREA que junto com você vai desenvolver esse projeto e você o apresentará a sua companhia elétrica, que por sua vez, lhe autorizará a utilização dos postes, mediante pagamento de um aluguel estipulado por ela. Pelo Menos é assim na minha região, não sei como é na sua. O cabo é o CTP-APL, ele é homologado pela anatel e tem de 10 até 600 pares... quanto a preços, to meio por fora pq não sou eu quem compra...mas da uma olhada no site da furukawa que vc acha ele, fora os cabos tem toda a parafernalha que acompanha a telefonia, tipo caixa terminal, fio de espinar, cordoalhas,maquinas de tração.. etc... o processo é longo e o investimento é alto, mas só pela tranquilidade vale a pena. O DAS-3324 é um DSLAM da D-Link com 24portas, com um Switche desse eu consigo atender até 24 clientes com ADSL, ADSL2 OU ADSL2+.

    Espero ter ajudado...

    Abraços..

    Reinaldo.

    amigo onde voce comprou esse DSLAM? ele é bom? quanto custou?

  14. #14

    Padrão

    Custam em media de R$4500,00 a R$5000,00.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jonycruz Ver Post
    Trabalhamos com Internet Wireless e atendemos várias cidades e pra gerenciar tudo isso utilizamos Mikrotik que é simplesmente estável, confiável e excelente tanto na parte de software, quanto na parte de hardware. Só que estamos com uma parceria com uma empresa de telecomunicações e está não trabalha com o fornecimento de internet, e é ai que nós entramos, usaremos os cabos telefônicos e faremos o adsl. Gostaria de saber se alguém já teve essa experiência usando o conjunto Mikrotik fornecendo ip´s, autenticação, etc, o Dslam fazendo a conversão para o cabo telefônico e o modem adsl no cliente. Estou usando o dslam das-3204, se alguém tiver alguma dica para me dar agradeço. Qualçquer dúvida que tiverem sobre redes wireless e redes de uma forma geral, terei imenso prazer em tentar ajud´-los, bem como assim que eu também aprimorar meu conhecimento em cima desde item descrito acima repassarei aos interessados. Obrigado.
    Só 2 perguntas:
    Onde vc conseguiu comprar sua DSLAM e quanto foi?
    Obrigado pela atenção.

  16. #16

    Padrão Meu DsLan só trava

    PEssoal,

    Tenho alguns DsLans rodando, acho que uns 30, comecei a migrar uma antiga tecnologia que usava ( unicoba ) para DsLan no meio do ano passado, mas venho tendo muitos problemas com este tipo de equipamento, segundo a Ynoma ( quem distribui o equipamento no brasil ) sou o unico que utiliza VLans no equipamento e que ninguem mais no brasil faz, talvez meu problema seja relacionado a isso, algum bug na firm do aparelho.

    Em acesso que faço no aparelho, remotamente via minha WAN, em determinados momentos o DsLan trava e perco a gerencia do aparelho, não responde mais a ping, não responde em telnet e nem http, porem o equipamento continua funcionando, ao rebotar para ter novamente a gerencia o aparelho perde todas as suas configurações, voltando ao estado original de fabrica e tenho que configurar tudo novamente, mas como os aparelhos estão em outros estados, imaginem a dificuldade...

    Alguem tem este problema ou sabe como resolver ?

    Obrigado !
    Fernando

  17. #17

    Padrão

    funciona tranquilo !!!

    tu pode montar uma redundancia ainda.. colocar 2 servidores mk roando o concentrador pppoe ... e ambos autenticando em um servidor freeradius...

    fica show

  18. #18

    Padrão Dslan to querendo emplementar

    caro amigo estou precisando emplementar um dslan pra atender uma comunidade afastada, e com muitas arvores, a unica solução ate entao seria um dslan caso possa me dar algumas orientações, tipo de equipamento, etc.
    toda minha rede esta calcada em cima de mkt, links em 5.8 com distribuição em 2.4 via painel.

  19. #19
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    acho que vou começar a usar dslam ;}

    mas não tem jeito de conseguir esses dslam's com mais portas e mais barato? ;}

    ebay ?

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    acho que vou começar a usar dslam ;}

    mas não tem jeito de conseguir esses dslam's com mais portas e mais barato? ;}

    ebay ?
    Até hoje nunca vi nenhuma aqui no Brasil... também, moro nos cafundó do Judas hehehe... Se alguém axar onde, me avise por favor...