+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace a 17km é melhor 2,4 ou 5,8GHz?

    Boa noite pessoal!

    Tenho estudado algumas coisas sobre a zona de fresnel e a atenuação pela chuva e como estou pretendendo fazer um enlace de 17km entre minha cidade até outra no litoral (e aqui é um tanto chuvoso) e uma região com muitas árvores, fico na dúvida de qual freqüência utilizar. Se para 2,4Ghz eu tenho um raio maior e fico mais comprometido quanto a obstruções para a primeira zona de fresnel, parece que a atenuação é menor para os casos de períodos de chuva.

    Pretendo colocar colocar uma torre de 12 metros em uma colina que está a 45 metros do nível do mar em minha cidade. É uma região bem limpa sem árvores, mas ao chegar perto do ponto em que pretendo receber este sinal, a 17 km de distância, a 1 km da praia, existem diversas plantações de eucaliptos, que chegam até a 20 metros de altura, mas que estão afastadas mais de 3 km deste ponto de recepção. Estou pensando em colocar uma torre, também de 12 metros, em cima de um prédio de 10 metros, alcançando pouco mais de 20 metros. Isto seria suficiente para um link de boa qualidade, onde pretendo um tráfego médio de 1Mbits/s e máximo de 2Mbit/s.

    No caso de 2,4 ser a freqüência ideal, direcionais hyperlink de 24dbi seriam uma boa solução, juntamente com mikrotik e mini-pci atheros de 400mw?

    Um muito brigado a todos.

  2. #2

    Cool 5.8 Ghz

    Para Enlaces o melhor e 5.8 Ghz a probabilidade de problemas e menor.
    Sobre chuva sol e no seu caso ate a maresia pode causar problema, mas em qualquer freqüência.
    As antenas tem q estar bem fixadas, cabos e conectores bem isolados, antenas bem alinhadas, e por ai vai, ate mesmo uma torre que "balança" pode tirar uma antena do alinhamento.

  3. #3

    Padrão

    é isso mesmo!
    5.8 Ghz é o melhor para o teu enlace
    17KM é moleza pra esta freqüência
    Aqui em goiânia até 5 meses atrás quando eu precisava fazer um enlace a 2.4 Ghz cruzando a cidade eu conseguia scanear em média 80 AP´s, ou seja, frequencia muito popular pode te dar dor de cabeça. Em questões técnicas nunca fui fã mesmo! Gostava disso só quando existia no mundo plaquinha orinoco/Araya e tu colocava num "cavalinho" ISA e subia um Linux de 80 MB gravado numa flash, Processador 133Mhz, 32 MB de Ram, Gabinete sem tampa e fonte AT, ( me deu uma saudade)..... rs.rs.

    Ainda bem que aqui não tem maresia (em pleno Cerrado do Centro-Oeste).

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Com certeza 5.8 GHz, concordo com o ulix e o PauloCesarS, já tive um sinal 2.4 com 12,5km de distância entre a central e um ponto e era muito instavel, justamente porque tinha muita gente nessa frequência, e tinha um monte de eucaliptos altos(+-15m de altura), e ulix, eu tambem usei durante muito tempo um mmx 233 com 32 de ram a gab at complaca orinoco, era massa...
    mais voltando, tem algum tempo que participei de uma configuração e conseguimos um ganho fenomenal com 5.8 a 23km entre os pontos...
    Isso feito aqui em brasilia claro...

    abraços

  5. #5

    Padrão 5.8 é a melhor solução no teu caso

    5.8 é a melhor solução no teu caso ,tem menos interferência ,vai ficar mais limpo e estavel


    Master Byte
    Última edição por mbi; 11-01-2008 às 09:04.

  6. #6

    Padrão

    Com certeza 5.8, por ser livre de interferencias "ainda", com bons equipamentos, vc conseguirá ótimos resultados.

    Glória a Deus.

  7. #7

    Padrão

    é melhor vc usar antenas de disco 5,8 além de ser mais fácil o alihamento tem um ganho melhor

  8. #8

    Padrão

    Beleza gente! Muito obrigado mesmo pela atenção de todos. Estou decido então a utilizar 5.8 com mikrotik. Quem sabe uma routerboard e mini-pci Atheros 6th ou NMP-8602. Alguém poderia me indicar um modelo de antena de parábola fechada para este link? A Zirok 27dBi WLL-455 seria boa para este caso?

    Valeu gente, abraços.

  9. #9

    Padrão Antena parabola

    Usamos Zirok WLL905 para loga distancia é de 32dbi, funciona muito bem.

  10. #10

    Padrão

    Eu Indicaria a pluton de 30 dbi . Antena de Bom ganho !..

    ou senao caso vc queira uma qualidade melhor indicaria a Hyperlink de 29 dbi !

  11. #11

    Thumbs up Enlace de 17Km

    Citação Postado originalmente por Luminato Ver Post
    Eu Indicaria a pluton de 30 dbi . Antena de Bom ganho !..

    ou senao caso vc queira uma qualidade melhor indicaria a Hyperlink de 29 dbi !
    Amigo, uso antenas pluton PTX 26 com rádios Airaya (sugestão dos amigos aqui do forun) funciona que é uma beleza, não vai te dar dor de cabeça.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Beleza gente! Muito obrigado mesmo pela atenção de todos. Estou decido então a utilizar 5.8 com mikrotik. Quem sabe uma routerboard e mini-pci Atheros 6th ou NMP-8602. Alguém poderia me indicar um modelo de antena de parábola fechada para este link? A Zirok 27dBi WLL-455 seria boa para este caso?

    Valeu gente, abraços.
    Já fechei enlace de 20 km com a wll-605 e ficou um pouco instavel (usando airaya, acabei trocando as antenas para wll-905 e resolveu). Nessa distancia, eu iria de zirok wll-605 que deve ficar bom. As wll-405 acho que ficariam fracas para esta distancia.

    Citação Postado originalmente por laurocamargo Ver Post
    Amigo, uso antenas pluton PTX 26 com rádios Airaya (sugestão dos amigos aqui do forun) funciona que é uma beleza, não vai te dar dor de cabeça.

    Citação Postado originalmente por Luminato Ver Post
    Eu Indicaria a pluton de 30 dbi . Antena de Bom ganho !..

    ou senao caso vc queira uma qualidade melhor indicaria a Hyperlink de 29 dbi !
    Lembrem-se que essas antenas (pluton e hyperlink) são antenas disco e as zirok são off-set.
    Particularmente, eu gosto muito das off-set, mas elas são mais difíceis de alinhar. Mas depois de corretamente posisionadas, é um descanso só!

  13. #13

    Padrão

    Boa noite amigo Estou querendo montar um provedor servidor de internet sem fio ,gostaria de sua ajuda preciso de uma lista com todos equipamentos que vai num provedor ,primeira mente preciso de um enlace de radio para levar a uma cidade que não tem internet ,cidade local tem banda larga cidade remota não tem internet.a distancia dessa cidades tem 5km tem visada direta na cidade local vou usar um sobrado e na cidade remota uma torre existente de 30mts ,neta torre eu quero mandar sinal para os cliente ,na faixa de 100 200 clientes ,equipamentos para toda instalação provedor servidor central de controle enfim tudo que esteja envolvido para este provedor ,a cidade remota tem 3km quadrado e pequena gostaria de sua ajuda abraço.. FICAREI MUITO GRATO TRABALHO NO RAMO DE TELECOM QUERO MONTAR UM PROVEDOR NA CIDADE A ONDE MEU PAI MORA COMBINADO ?TOCANTINS

    Gostaria de uma ajuda para montar uma lista de equipamento que preciso compra para montar o meu provedor
    Abraço..
    Boa Noite a todos

  14. #14

  15. #15

    Padrão Enlace

    Eu tenho uma problema pra resolver, ja tenho um enlace de 18km funcionando ja a um bom tempo, uso dois ap edimax no canal 14 e duas antenas de grade em WDS, detalhe so funciona com amplificador, pois ja tentei fechar o enlace sem eles e nao consegui, perde muito pacode,
    Outro detalhe é que não tenho visada, mas o link que hoje chega dá ping de 5 ms, sendo que ele vai até 1000ms no horario de muitos usuarios oline
    A questao é que eu quero melhorar a banda ja tentei colocar um link 5.8 ghz com duas ovislink 5000 e duas antenas de grade da hyperlink de 27 db e nao tive sucesso, sendo que testei as ovislink de pertinho e existe comunicação pra tirar a duvida. mas quando ponho nas torres, não da sinal de nada nem um ping.. o que fazer? colocar amplificador 5.8 Ghz? alguem tem a solução?? pra eu poder ter mais banda??? se o 5.8 não der?

    gratos a todos que responderem....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gomes_now Ver Post
    Eu tenho uma problema pra resolver, ja tenho um enlace de 18km funcionando ja a um bom tempo, uso dois ap edimax no canal 14 e duas antenas de grade em WDS, detalhe so funciona com amplificador, pois ja tentei fechar o enlace sem eles e nao consegui, perde muito pacode,
    Outro detalhe é que não tenho visada, mas o link que hoje chega dá ping de 5 ms, sendo que ele vai até 1000ms no horario de muitos usuarios oline
    A questao é que eu quero melhorar a banda ja tentei colocar um link 5.8 ghz com duas ovislink 5000 e duas antenas de grade da hyperlink de 27 db e nao tive sucesso, sendo que testei as ovislink de pertinho e existe comunicação pra tirar a duvida. mas quando ponho nas torres, não da sinal de nada nem um ping.. o que fazer? colocar amplificador 5.8 Ghz? alguem tem a solução?? pra eu poder ter mais banda??? se o 5.8 não der?

    gratos a todos que responderem....
    Provavelmente seu problema com o ovislink em 5.8 seja só o alinhamento das antenas. O alinhamento das antenas de 5.8 é bem mais complexo, especialmente se utilizar antenas off-set (como as zirok)

  17. #17

    Padrão alinhamento

    Tudo isso tambem, ja foi feito torrei dois tecnicos no sol falando via celular tentando tal alinhamento!! quase um dia todo pra fazer isso tanto na horizontal como na vestical!! minuciosamente, e sobre a questao antena tambem ja testei a zirok e outras e nada!!! ..... e agora?????
    sei que a questao do alinhamento em 5.8 Ghz deve ser mais preciso !! ja que se trata de uma frequencia maior!!

  18. #18

    Thumbs up Mal escolha de equipamento

    Citação Postado originalmente por gomes_now Ver Post
    Tudo isso tambem, ja foi feito torrei dois tecnicos no sol falando via celular tentando tal alinhamento!! quase um dia todo pra fazer isso tanto na horizontal como na vestical!! minuciosamente, e sobre a questao antena tambem ja testei a zirok e outras e nada!!! ..... e agora?????
    sei que a questao do alinhamento em 5.8 Ghz deve ser mais preciso !! ja que se trata de uma frequencia maior!!
    Simples....
    com amplificador funciona certo?
    vc olhou no manual? a potencia do radio não e suficiente para o seu enlace. pelo menos o que eu posso ver aqui.. c vc esta afim de economizar não quer comprar um radio caro como um terabem.. ou do genero compra um routerboard com algum cartão de 400mW que vc fecha o seu enlace com certeza..
    ja passei por isso era so a potencia dos radios...
    no meu caso eu estava tentando 5.8 tambem.. e o sinal ficara ruim analizei meu apontamento com o google earth para verificar obstaculos..
    realmente tinha visada mas no meio do caminho havia umas arvores.. solução coloquei em 2.4 que resolveu.. ainda bem q a interferencia e pouca aqui.

    Resumindo.. troca os radio por outros de maior potencia e tambem as antenas por outras de maior ganho e de preferencia fechada.. que o sinal fica mais concentrado e a probalididade de perda e menor.

  19. #19

    Padrão

    Potencia nao é sinonimo de força.
    Aumentando a potencia, voce aumenta o ruido.
    Funciona durante um tempo, até vir outros que voce provavelmente nao vai conseguir resolver.

    O ideal seria utilizar boas antenas e nao colocar amplificadores ou radios de maior potencia...

    Voce resolve um problema e cria um outro bem maior.


    Saudações,

  20. #20

    Padrão

    O ovislink faz 17 km com facilidade, mas 5.8 é uma frequencia bem mais "delicada" de trabalhar. Um conector mal soldado pode ser toda a diferença. E volto a falar na questão do alinhamento. Um cm fora da posição na origem, a 17 km de distancia são alguns bons metros longe do ponto certo. Se as antenas forem off-set, o alinhamento é ainda mais complexo.
    Amplificador, realmente não vale a pena, embora possa resolver o problema de imediato, só vai aumentar teu gasto do projeto e criar problemas no futuroo, portanto acho que não compensa.