+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid - tcp_outgoing_address

    Pessoal,

    Alguém aeh conseguiu fazer com que arquivos com extensões .exe, .zip, etc., fossem baixados por um segundo link, que não seja pelo link principal?

    Já quebrei a cabeça por vários dias tentando fazer com que meu Squid utilizasse um segundo link para baixar arquivos com determinadas extensões (lixo), deixando o link principal para o restante.

    Alguém aeh teria uma "receita de bolo" para isso e está disposto a ajudar?

    Desde já, obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    eh bem simples !!

    Código :
    acl outro-link urlpath_regex -i "/etc/squid/outrolink.acl"
     
    tcp_outgoing_address 200.200.200.1 outrolink

    dentro do /etc/squid/outrolink.acl vc coloca:



    Código :
     
    \.exe$
    \.avi$
    \.flv$
    \.mpg$
    \.mpeg$
    \.zip$
    \.rar$
    \.mpg$
    \.mp3$
    \.wav$
    \.iso$

    200.200.200.1 eh o ip da interface por onde sai o segundo link


  3. #3

    Padrão

    Mas como o kernel vai saber quem é o gateway desse segundo link? Ele não vai ficar perdido nas rotas?

  4. #4

    Padrão

    Não. Voce adicionar uma linha de comando com route ou ip route dizendo que a ethX vai ter tal atewayZ.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por timidboy Ver Post
    Não. Voce adicionar uma linha de comando com route ou ip route dizendo que a ethX vai ter tal atewayZ.
    Agora me apertou, hehehhe.. Como faço isso???

  6. #6

    Padrão

    Roteamento em redes Linux

    Este site uns exemplos de roteamento avançado com ip route.
    Acho que este material vai te ajudar bem
    Abraços,

  7. #7

    Padrão

    route add 200.200.200.0 netmask 255.255.255.0 gw 200.200.200.1 dev eth1

    faz um teste ai..

  8. #8

    Padrão

    Não funcionou... Não teria que se fazer alguma regra baseada no "source" (quem está solicitando a requisição), no caso o IP da interface onde está o segundo link no próprio Linux/Squid?

  9. #9

    Padrão

    ai vc precisa fazer o seguinte..

    marcar os pacotes (mangle -> output) que saem para a porta 80 .. e jogar em uma segunda tabela de roteamento.. para q ele saia pelo outro link

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    marcar os pacotes (mangle -> output) que saem para a porta 80 .. e jogar em uma segunda tabela de roteamento.. para q ele saia pelo outro link
    Mas nesse caso então esses pacotes não passariam pelo proxy? Eu preciso que eles passem pelo proxy...

  11. #11

    Padrão

    sim.. eles vao passar.. vc vai marca-los .. e o iproute vai fazer o roteamento para o link2 ... ai vc faz as regras de proxy transparente normais...

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Caramba, tô quase vesgo aqui tentando de tudo que é jeito mas não sei o que tá errado. Consigo direcionar tráfego de quase todas as maneiras: por portas, por serviço, por protocolo, por cliente, por rota de destino, etc... Só não consegui fazer com que o Squid faça pelo segundo link o download de arquivos executáveis, zipados, etc...

    Se alguém aeh se propõe a me ajudar profissionalmente, mande uma mensagem privada, ok?

    Desde já muito obrigado a quem perdeu seu tempo comigo, hehehe..