+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linguagem e IDE para "janelinha" e proc de texto em perl

    Galera, estou precisando saber duas coisas, uma bem básica, e outra mais ainda:

    1 - existe alguma maneira (em perl) para separar um arquivo de Log por exemplo, num array linha a linha para analisar individualmente(sei como cortar pedaços de linha(substring), mas como separar essas linhas me pegou)?

    2 - Preciso que alguém que tenha experiência com programação "janelinha" para Linux, me recomende a IDE e a linguagem mais rápida de se aprender com resultados "interessantes", só preciso aprender a fazer algumas janelinhas de perguntas e respostas, pois há coisas que o pessoal tem medo de fazer no terminal, e gostaria de deixar as tarefas mais acessíveis.

    Seria interessante uma linguagem que fosse compatível nativamente tanto no Gnome quanto no KDE, mas se houver uma linguagem ridícula só para KDE prefiro aprender essa, pois em quase todo lugar que vou só há KDE.

    básicamente isso, a linguagem seria mais importante pois vai alavancar algumas possibilidades que antes eu não tinha(de disponibilidade de tarefas mesmo).

  2. #2

    Padrão

    Saudações Laedrus,
    Não conheço perl, não posso te ajudar com a primeira.
    Já vi um artigo na linuxmagazine falando sobre programação visual usando Ruby e a IDE Glade. Vc pode dar uma procurada na net sobre esses dois.
    Particularmente eu desenvolvo em java aplicativos desktop, é uma ótima linguagem, mas demora um tempo maior pra aprender.

    Se vc não conseguir nada visual, vc pode usar um aplicativo chamado whiptail com shell script, ele cria janelas em modo texto no estilo do ncurses e é bem fácil de usar.

    boa sorte, abraço.

  3. #3

    Padrão

    Laedrus.

    1 - Tenho uma linha de código para pegar o resultado de uma expressão dentro de um Array linha a linha. É necessário conhecer regular expressions para usar.
    my @arr = ($conteudo_do_log =~ m/([^\n]*)/gi)

    2 - Tente usar java + swing. Se quiser usar perl use com GTK.