Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap+wds

    Bom dia!
    Tenho uma routerboard (RealSat RS-5800) com Mikrotik trabalhando em AP bridge, tudo certo.
    Gostaria de colocar um outro roteador (RealSat 2400) em AP+WDS na casa de um cliente, o RealSat 2400 vai receber o sinal do RealSat RS-5800 por uma antena Aquarios 25dBi direcional, o cliente quer navegar com um notebook sem fio na casa dele...
    Caso tenho alguma outra forma tb, pode ser!
    Como fazer isso?

  2. #2

    Padrão

    BOM DIA

    Fica melhor vc colocar o realsat 2400 como repetidor universal.
    funciona muito bem!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PowerNet Ver Post
    BOM DIA

    Fica melhor vc colocar o realsat 2400 como repetidor universal.
    funciona muito bem!
    Obrigado pela atenção PowerNet!
    E é dificil fazer isso? Tenho que mexer nas config do mikrotik ou só no realsat 2400?

  4. #4

    Padrão

    Gostaria de saber outra coisa, um cliente que tenha mais de 1 computador em casa e queira compartilhar a conexao com outros pcs, ele vai receber o sinal de um reteador pela wlan e jogar nas lan1, lan2 por exemplo, aqui uso hotspot com mac e ip amarrados, eu teria q criar 2 usuarios para o cliente ou tem alguma outra forma mais facil?

  5. #5

    Padrão

    a primeira pergunta, vc cria 1 wds agora no mk poe o mac da wlan do seu ap, poe o ap em wds poe o mac do mk na opcao wds do ap, ai ja fechou o link.
    a segunda pergunta, poe no hotspot a opcao de usuarios simultaneos no account do cliente, ai ele usa o mesmo login e senha

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    a primeira pergunta, vc cria 1 wds agora no mk poe o mac da wlan do seu ap, poe o ap em wds poe o mac do mk na opcao wds do ap, ai ja fechou o link.
    a segunda pergunta, poe no hotspot a opcao de usuarios simultaneos no account do cliente, ai ele usa o mesmo login e senha
    Obrigado pela atenção masterbeto!
    Mais eu queria usar o repetidor universal mesmo, nao quero mudar nada no mtk.
    Ja fiz de tudo aqui, mais nao navega, deixei o ip do radio 192.168.0.254 com o gateway do servidor aqui 192.168.0.1 e dns e nem assim navega quando conecto usando o repetidor...


    A respeito da segunda pergunta, mais se tiver com mac+ip amarrados no usuario, ele nao vai conseguir se for usar o mesmo usuario em outro pc...

  7. #7

    Padrão

    primeira resposta nomk vc tem de xriar uma wds na interface senao num tem jeito eu uso aqui assim e funciona.
    segunda resposta quando o cliente compartilha na casa dele o ip e mac q aparece pra vc eh o q ta cadastrado no teu sistema, a unica diferenca vai ser usar o memso login e senha ao mesmo tempo

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    primeira resposta nomk vc tem de xriar uma wds na interface senao num tem jeito eu uso aqui assim e funciona.
    segunda resposta quando o cliente compartilha na casa dele o ip e mac q aparece pra vc eh o q ta cadastrado no teu sistema, a unica diferenca vai ser usar o memso login e senha ao mesmo tempo
    Não intendi a primeira resposta...Vc disse que nao preciso mexer no mtk?

  9. #9

    Padrão

    eu disse q no mk vc tem de criar uma interface chamada wds e la colocar o mac do seu ap e no seu ap por em wds e colocar o mac do mk

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    eu disse q no mk vc tem de criar uma interface chamada wds e la colocar o mac do seu ap e no seu ap por em wds e colocar o mac do mk
    Ahh sim, entendi, já havia feito isso, mais não gostei.
    Queria mesmo usar o Repetidor Universal, nele nem precisa de fazer nada no Mtk.

  11. #11

    Padrão

    amigao repetidor universal repete qualquer sinal, se algum cara colocar o ap dele em modo ap+wds e quiser linkar o dele no seu pode fazer isso

  12. #12

    Padrão

    Repetidor Universal
    Nesse modo é possível conectar-se com outro equipamento de uma forma parecida com o WDS, mas muito mais simples, mas para isso é preciso que os equipamentos estejam no mesmo canal e SSID e o segundo além disso, basta estar no modo AP. O funcionamento é em bridge transparente também.

    isso peguei de 1 site mas tbm tem encriptacao se vc tiver usando tem de estar igual nos 2

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    Repetidor Universal
    Nesse modo é possível conectar-se com outro equipamento de uma forma parecida com o WDS, mas muito mais simples, mas para isso é preciso que os equipamentos estejam no mesmo canal e SSID e o segundo além disso, basta estar no modo AP. O funcionamento é em bridge transparente também.

    isso peguei de 1 site mas tbm tem encriptacao se vc tiver usando tem de estar igual nos 2
    É entao, isso é do AP Pro, esse mesmo que uso, aqui nao tem encriptação, nao sei pq nao navega, ja troquei ip e nada, se conectar o outro sinal nao navega de jeito nenhum, nem pinga o ip do mtk...

  14. #14

    Padrão

    vc tem acesso remoto pra mim ver como esta?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    vc tem acesso remoto pra mim ver como esta?
    Aqui não funciona =/

    mais está assim:

    Mikrotik:
    Modo: Ap bridge
    Interfaces, local, internet e wlan, estao em uma bridge local e wlan.
    Ip do Mtk é 192.168.0.1
    Já com o mac do realsat em acess list.


    RealSAt rs-2400:
    Modo: Repetidor Universal
    Como: Bridge
    Ip 192.168.0.254

  16. #16

    Padrão

    o meu ta em ap+bridge e funciona acesso remoto a funcao ap+bridge nao tem nada haver com acesso remoto

  17. #17
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Smile

    Só você colocar o rádio em modo Wisp,
    pois ele vai ter 1 IP Wan, e uma classa LAN.

    aí quando o cliente logar em qualquer ip interno, vai liberar todo os outros,

    vai em modo de operação do rádio,
    la tem .. Wireless ISP ou Wisp.

    depois só configurar normalmente e ir na opcao TCP do radio e configurar a porta wireless que vai ser as configuracoes da sua rede ;]

    *isso é uma NAT melhor dizendo.

  18. #18

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por tonbts Ver Post
    Bom dia!
    Tenho uma routerboard (RealSat RS-5800) com Mikrotik trabalhando em AP bridge, tudo certo.
    Gostaria de colocar um outro roteador (RealSat 2400) em AP+WDS na casa de um cliente, o RealSat 2400 vai receber o sinal do RealSat RS-5800 por uma antena Aquarios 25dBi direcional, o cliente quer navegar com um notebook sem fio na casa dele...
    Caso tenho alguma outra forma tb, pode ser!
    Como fazer isso?
    Caro tonbts!
    Tenho alguns clientes q possuem notebook e nao quiseram gastar comprando 2 APs, e eu nao quis adicionar wds no meu sistema pra atendelos!

    A soluçao foi repetidor universal: fiz assim,1º adicionei o mac do AP no MK (ap do cliente), 2º coloquei o AP em brigde e repetidor universal, 3º coloquei o mac do note do cliente no controle de acesso do AP (assim só o mac cadastrado no AP vai poder acessa-lo), 4º configurar no note o IP q vc cadastrou no MK (ou seja, ip do cliente). depois disso tá prontinho!!!

    se vc amarra MAC/IP no seu MK, o MAC será o AP (no seu caso o 2400) e o IP será o q o notebook vai usar. Ainda nao usei com mais de uma makina no cliente.
    Obs IP do radio vc pode até deixar padrao se kizer, pois ele está em brigde.

    Espero ter ajudado!

    se tiver alguma duvida, é só perguntar!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PowerNet Ver Post
    Caro tonbts!
    Tenho alguns clientes q possuem notebook e nao quiseram gastar comprando 2 APs, e eu nao quis adicionar wds no meu sistema pra atendelos!

    A soluçao foi repetidor universal: fiz assim,1º adicionei o mac do AP no MK (ap do cliente), 2º coloquei o AP em brigde e repetidor universal, 3º coloquei o mac do note do cliente no controle de acesso do AP (assim só o mac cadastrado no AP vai poder acessa-lo), 4º configurar no note o IP q vc cadastrou no MK (ou seja, ip do cliente). depois disso tá prontinho!!!

    se vc amarra MAC/IP no seu MK, o MAC será o AP (no seu caso o 2400) e o IP será o q o notebook vai usar. Ainda nao usei com mais de uma makina no cliente.
    Obs IP do radio vc pode até deixar padrao se kizer, pois ele está em brigde.

    Espero ter ajudado!

    se tiver alguma duvida, é só perguntar!
    Valeu pela ajuda PowerNet!
    Fiz td isso que vc me disso, mais qd conecto nao navega, quando vc disse:
    Adicionei o mac do AP no MK

    Foi em Acess list?

    Outra coisa, no AP do cliente, tenho que ir em TCP e configurar o gateway e dns né?
    Nao sei pq aqui na funciona...
    Última edição por tonbts; 27-10-2007 às 09:02.

  20. #20

    Padrão

    Boa noite !
    Caro tonbts:
    O AP precisa estar em modo brigde (nao gateway) e como repetidor universal, o IP do AP nao interessa qual seja, mas o MAC do AP devera ser liberado na lista de acesso do MK.
    No notebook o IP deverá ser aquele q vc colocou lá no MK junto com o MAC do AP na lista ARP.

    Aqui funciona!!!

    Qualquer dúvida, pergunta aí!