+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão load Balance ADSL 2 Empresarial ip fixo

    boa noite galera, eu aqui novamente rs...
    Gostaria de uma dica pra fazer um Load Balance com adsl que utiliza ip fixo, ou seja, sempre q discado, ele pega o mesmo ip sempre,... nao muda.. sendo q possuo 3 adsl dessas para trabalhar, e elas possuem o mesmo gateway, intao ando meio ``apanhando`` neste esquema... quem puder dar uma forcinha, serei grato...quem tiver a melhor dica, seja por rotas estaticas, ou controle por porta alta, agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Tem um camarada que me disse que vc estava trabalhando num load com 6 links e mk emm bridge...
    O modem está autenticando ou em bridge? Se o mk estiver autenticando, complica, mams deve ter um jeito...

  3. #3

    Padrão

    nao, tava trabalhando com 6 links e modem roteando, mais nao obtive mt sucesso, ae resolvi fazer o seguinte, colocar apenas 3 adsls, mesmo q seja 2 maquinas, resolve meu caso, mais ainda nem obitive sucesso, um companheiro me passou um becaup q ele usa, com 3 adsl, e modem em bridge e mk discando, dizendo ele q ta funcionando na rede dele perfeitamente, mais nao consegui adequa ao meu caso, ja q o gateway dos 3 vai ser o mesmo, coisa q o mk vai ficar ``inganado`` nas rotas, e apenas reconhecera o gateway como de uma interface apenas, alguma dica companhheiro?

  4. #4

    Padrão

    Acho que vc poderia colocar o modem roteado (com ip invalido entre o modem e o mk) e redirecionar todas as portas do modem para o ip do mk.
    Daí, funcionaria como se o mk tivesso ip valido (poderia acessar por qualquer um dos links).
    Feito isso, bastaria apenas marcas os pacotes com uma routing mark e jogar elas para o modem desejado (nas rotas, utilizando o ip invalido de cada modem). Nunca testei dessa forma, mas acredito que funcione. Utilize mascara /30 (apenas 2 hosts) na rede entre o mk e o modem, de preferência.

  5. #5

    Padrão

    vou trabalhar nele novamente amanha pela manha, vamos ver o q da ne?
    valews ae pela dica, e conseguindo esse, rs, vou vonta a mexer no meu com 6.sinto q em uma maquina ele funciona normal. mais quando jogo ele na rede, ble....

  6. #6

    Padrão

    pelo q andei vendo aqui, pesquisando no forum, vc e bastante entendido no load? rs ,... andei vendo q vc tb faz load direcionando clientes para uma ou outra adsl certo?

    gostaria de uma dica tua, pois o meu nao esta assim... a rede esta +- assim...


    Load (sendo o gateway da rede, ex, 172.16.2.1/24)------->Mk Bridge com 3 5.8 fazendo PTP (ip 172.16.2.2, cada placa de rede com um ip da faixa, exemplo, 172.16.2.3 joga para o mk da torre tal que recebe ip 172.16.2.4 e assim segue) ----------------------> Mks nas torres, jogando para clientes, em uma faixa totalmente diferente, ou seja, ele ta fazendo mascaramento, e tb servindo via hotspot,... ) vou trabalhar mais em cima dele e amanha posto os resultados.

  7. #7

    Padrão Não Consegui Fazer

    Paguei um rapaz pra fazer um load com dois adsl mas não funcionaou ele deixou um roteado e o outro em bridge como falei não funcionou tive q mudar pra outro sistema e deixa o MK. Pela experiencia q tive com ele foi nota 9 so não foi 10 pq não consegui fazer o load funcionar, mas esse sistema q estou ultilizando é muito bom posso fazer load com qts links eu quiser.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    eh seria interressante, e falando nisso, acho q o load com 3 ta funfando legal hj, rs... vamos ve q q da, qualquer coisa posto mais resultados, e tb vou volta amexer no load com 6 links....

    ah, nao esquece de posta o nome do programa rs...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    pelo q andei vendo aqui, pesquisando no forum, vc e bastante entendido no load? rs ,... andei vendo q vc tb faz load direcionando clientes para uma ou outra adsl certo?

    gostaria de uma dica tua, pois o meu nao esta assim... a rede esta +- assim...


    Load (sendo o gateway da rede, ex, 172.16.2.1/24)------->Mk Bridge com 3 5.8 fazendo PTP (ip 172.16.2.2, cada placa de rede com um ip da faixa, exemplo, 172.16.2.3 joga para o mk da torre tal que recebe ip 172.16.2.4 e assim segue) ----------------------> Mks nas torres, jogando para clientes, em uma faixa totalmente diferente, ou seja, ele ta fazendo mascaramento, e tb servindo via hotspot,... ) vou trabalhar mais em cima dele e amanha posto os resultados.
    não entendi sua pergunta.
    Para fazer load por grupo de clientes, é só colocar os clientes em redes diferentes (192.168.2.0/24, 192.168.3.0/24) ou criar sub-redes e adicionar um gateway para cada rede ou sub-redee, conforme o caso. Dessa maneira, dá p/ fazer com quantos links seu mk suportar.

    Tive oportunidade de acessar um sistema (pfsense), fazendo loadbalance e fail over com dois links full e um adsl. Quem me passou o acesso foi um membro aqui do under (não recordo o nick no momento), mas segundo ele é excelente e muito estável.
    O pfsense é open-source e, se bem me lembro, faz proxy tbém.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    não entendi sua pergunta.
    Para fazer load por grupo de clientes, é só colocar os clientes em redes diferentes (192.168.2.0/24, 192.168.3.0/24) ou criar sub-redes e adicionar um gateway para cada rede ou sub-redee, conforme o caso. Dessa maneira, dá p/ fazer com quantos links seu mk suportar.

    Tive oportunidade de acessar um sistema (pfsense), fazendo loadbalance e fail over com dois links full e um adsl. Quem me passou o acesso foi um membro aqui do under (não recordo o nick no momento), mas segundo ele é excelente e muito estável.
    O pfsense é open-source e, se bem me lembro, faz proxy tbém.
    opa, hj me dei melhor um pouco no meu load, pra eu fazer por grupos de cliente nao da, teria q mexer na rede toda, coisa q nem quero fazer, mais hj evolui bastante, o unico problema q surgiu foi acho q o modem, ta com problemas de conexoes simutaneas, ele ta travando, amanha vou tentar fazer de outra maneira ou entai mexer no roteramento do modem.. valews ae pela dica.

  12. #12

    Padrão

    Dá p/ fazer por sub-redes, sem alterar a configuração dos clientes. Por exemplo, os clientes usam redes 192.168.0.0/24 e vc pode trabalhar no servidor c/ subredes tipo 192.168.0.0/27 (do 192.168.0.1 ao 192.168.0.30).
    Você pode definir várias sub-redes no servidor, mantendo a mesma configuração nos clientes, a questão é trabalhar a máscara de redede maneira a dividir os clientes em grupos e jogar cada grupo em determinado link.
    Por exemplo, você pode dividir uma red /24 em duas redes /25 ou ainda em quatro redes /26, ou uma /25 e duas /26, enfim pode criar diversas combinações, e jogando os clientes para cada link.
    Terá que alterar apenas o gateway do cliente.

    Mas eu acho que o melhor sistema, considerando que não quer modificar a configuração dos clientes, é marcar pacotes e jogar determinadas portas/serviços para um lnk especícifico.

  13. #13

    Thumbs up É possivel sim fazer load balance com mais de uma adsl

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    boa noite galera, eu aqui novamente rs...
    Gostaria de uma dica pra fazer um Load Balance com adsl que utiliza ip fixo, ou seja, sempre q discado, ele pega o mesmo ip sempre,... nao muda.. sendo q possuo 3 adsl dessas para trabalhar, e elas possuem o mesmo gateway, intao ando meio ``apanhando`` neste esquema... quem puder dar uma forcinha, serei grato...quem tiver a melhor dica, seja por rotas estaticas, ou controle por porta alta, agradeço.

    ***** É possivel sim fazer load balance com mais de uma adsl. Basta apenas usar um gateway para cada adsl jogar elas todas num swtih e do shith para o mk.
    Pode utilizar um diagrama que montei na minha rede.

    adsl1 (192.168.10.1) + adsl2 (192.168.20.1) + adsl3 (192.168.30.1) ==>>swith 08 portas ==>> entrada servidor MK (((load balance, proxy, cache ))) ===>>> saida pra rede local 192.168.1.xx
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PROJETO REDE WIRELESS.jpg
Visualizações:	444
Tamanho: 	256,0 KB
ID:      	1564  

  14. #14

    Padrão Mesmo Gateway...

    Com mesmo gw não sei se é possivel, roteando os modens e colocando eles em ips diferentes ai sim dá. Pode colocar os mesmo num switch como o companheiro disse.

  15. #15

    Padrão

    Aqui usamos um modem em bridge e outro roteado.
    Se for usar mais que 2 adsl terá que fazer com modem roteado mesmo.

    Se for assim, aconselho colocar um modem melhorzinho, pois se for muitas conexoes o modem dos mais baratinhos (dlink) nao se comportaram bem por aqui.

    Mas funciona roteando sim...
    O ideal seria se o adsl fosse gw diferentes la na origem, mas é sempre o mesmo, por isso a solucao é roteadno mesmo no modem.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por carlosritter Ver Post
    ***** É possivel sim fazer load balance com mais de uma adsl. Basta apenas usar um gateway para cada adsl jogar elas todas num swtih e do shith para o mk.
    Pode utilizar um diagrama que montei na minha rede.

    adsl1 (192.168.10.1) + adsl2 (192.168.20.1) + adsl3 (192.168.30.1) ==>>swith 08 portas ==>> entrada servidor MK (((load balance, proxy, cache ))) ===>>> saida pra rede local 192.168.1.xx

    Prezado carlosritter, achei interessante este seu esquema, porém fiquei com algumas dúvidas:

    1) Na torre tu usa os rádios em modo bridge com wds?

    2) e o ip dos clientes como fica?? 192.168.1.xx?

    Abraços.