+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão erro no firefox

    Amigos sou iniciante em linux, e gostaria de uma grande ajuda de voces instalei no debian o firefox-2.0.0.8, agora vem a minha duvida quando eu abro o firefox como usuario normal $ ele funciona formalmente sem nenhum erro mas quando eu abro o firefox como root # ele funciona normalmente so q quando eu fecho o firefox ele da o sequinte erro: (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME. o q pode ser isso.veja no terminal.

    rildo@debian:~$ sudo firefox

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Could not create per-user Gnome application-registry directory: /root/.gnome/application-info

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Função obsoleta. Não existe mais suporte para que o usuário modifique o banco de dados MIME.

    (gecko:4046): libgnomevfs-WARNING **: Cannot open '/root/.gnome/application-info/user.applications' for writing
    rildo@debian:~$

    e isso como usuario normal nao acontece?????????/

  2. #2

    Padrão

    Saudações rildoserafim,
    Não sei te explicar o porque do erro do libgnomevfs, mas dá pra ver que vc tá executando o sudo sem o -H para especificar o seu home, e que o firefox tá procurando pelo diretório de configurações do gnome dentro do home do root "/root/.gnome/application-info".
    Não vejo motivo para alguém querer executar um navegador como root. Navegadores são clientes construídos para não terem acesso a recursos locais sem a permissão do usuário, a não ser explorando falhas, o que eu quero dizer com isso é que vc tá executando um navegador com suid, se caso for explorada uma falha dele terá acesso a qualquer parte do seu sistema ao qual o root teria.
    Com certeza existe outra maneira de fazer o que vc quer sem precisar executar o firefox com o sudo.

    abraço

  3. #3

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Saudações rildoserafim,
    Não sei te explicar o porque do erro do libgnomevfs, mas dá pra ver que vc tá executando o sudo sem o -H para especificar o seu home, e que o firefox tá procurando pelo diretório de configurações do gnome dentro do home do root "/root/.gnome/application-info".
    Não vejo motivo para alguém querer executar um navegador como root. Navegadores são clientes construídos para não terem acesso a recursos locais sem a permissão do usuário, a não ser explorando falhas, o que eu quero dizer com isso é que vc tá executando um navegador com suid, se caso for explorada uma falha dele terá acesso a qualquer parte do seu sistema ao qual o root teria.
    Com certeza existe outra maneira de fazer o que vc quer sem precisar executar o firefox com o sudo.

    abraço
    joseguilherme. vlw pela dica, principalmte pela atençao, pois estou arriscando vlw mesmo!!!!