+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena Puxando Raio

    OLA pessoal estou tendo um probleminha aqui, estou com uma antena em um predio (omni) a uns 2 metros do para raio e abaixo do mesmo.
    O pessoal do predio esta falando que depois que nos colocamos a antena no predio esta queimando os interfones, sendo que a fiacao nao esta passando pela tubulacao do predio.
    Sendo que se der um radio na antena meus equipamentos iram queimar não é!

    Entao gostaria de saber se algem tem um texto com uma comprovacao que isso nao pode ocorrer para apresentar para os condominos?

    MUito Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    OLA pessoal estou tendo um probleminha aqui, estou com uma antena em um predio (omni) a uns 2 metros do para raio e abaixo do mesmo.
    O pessoal do predio esta falando que depois que nos colocamos a antena no predio esta queimando os interfones, sendo que a fiacao nao esta passando pela tubulacao do predio.
    Sendo que se der um radio na antena meus equipamentos iram queimar não é!

    Entao gostaria de saber se algem tem um texto com uma comprovacao que isso nao pode ocorrer para apresentar para os condominos?

    MUito Obrigado
    estou achando q o pessoal quando fez a instalaçao mexeu os fios de interfones..

    Abraços
    Lee

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    OLA pessoal estou tendo um probleminha aqui, estou com uma antena em um predio (omni) a uns 2 metros do para raio e abaixo do mesmo.
    O pessoal do predio esta falando que depois que nos colocamos a antena no predio esta queimando os interfones, sendo que a fiacao nao esta passando pela tubulacao do predio.
    Sendo que se der um radio na antena meus equipamentos iram queimar não é!

    Entao gostaria de saber se algem tem um texto com uma comprovacao que isso nao pode ocorrer para apresentar para os condominos?

    MUito Obrigado
    o aterramento do para raio passa perto da fiação dos interfones? se não vc tem que verificar se ta aterrada direito tenta ve essas coisas depois explica pro pessoal que nao é seus serviço que ta errado e sim o deles

  4. #4

    Padrão

    alo, gostaria de saber o que esta quiemando nos interfones, ou e a placa da central, que modelo de interfones sao, ja que a maioria nao tem nada pra queimar dentro, apenas altofalante e microfone. procure ver com algum morador mais idoneo, se eses problemas ja nao aconteciam antes de instalar a antena.

  5. #5

    Padrão

    Cara tive o msm problema aqui na cidade, depois de instalar a omni no prédio o síndico vivia falando que tava queimando de tudo até o elevador, mas o cara tava querendo me sacanear, a unica possibilidade da antena puxar raio é se vc ligou ela direto no cabo do para raios....

  6. #6

    Padrão

    é assim mesmo, ate se o cara foi atropelado na frente do predio que tu colocou a antena, a culpa é sua, hehee. tem cada hum nesse mundo.

    falo isso por que ja vi cada coisa, por exemplo

    "depois que vc instalou a antena aqui em casa, o poço de agua artesanal nunca mais deu agua," ...... cada hum que ta loco

  7. #7

    Padrão

    eta mundo velho que tem sabido
    kkkkkkkkkkkkk

  8. #8

    Padrão antena puxando raios

    Ola colegas !
    Vamos por parte:
    A) um para raios bem instalado, protege tudo que estiver abaixo dele, num raio equivalente a duas vezes a sua altura.
    B) Um para raios bem instalado deve ter seu condutor a terra com isolação de AT e passar bem distante de quaisquer outros condutores seja eles de energia elétrica, RF, etc.. e ou de equipamentos elétricos.
    C) Uma antena é um elemento vivo (gama), portanto não provoca descarga elétrica na atmosfera (raios).
    D) As partes aterradas de uma antena (suporte de fixação e cabo coaxial). Só provocarão descargas elétricas na atmosfera quando mais altas que o para raios, ou em distancia maior que duas vezes a altura do para raios mais próximo.
    E) Neste caso citado pelo colega, esta antena omni (onidirecional), não tem a mínima chance de estar causando os problemas alegados.
    F) Já o para raios se estiver com um aterramento imperfeito (acima de 10 ohms) e seu condutor estiver passando próximo de outros condutores, poderá causar tais problemas.
    G) Usei a expressão “descarga elétrica na atmosfera” porque a eletricidade só surge quando houver diferença de potencial e a descarga elétrica de um raio não desce para a terra, (portanto não é puxada) e sim sobe para a nuvem que estiver com falta de elétrons, ou seja, se houver uma diferença de potencial entre nuvens e solo, não será no solo que estará falando elétrons.


    Abraços

    castilhos

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonfritz Ver Post
    OLA pessoal estou tendo um probleminha aqui, estou com uma antena em um predio (omni) a uns 2 metros do para raio e abaixo do mesmo.
    O pessoal do predio esta falando que depois que nos colocamos a antena no predio esta queimando os interfones, sendo que a fiacao nao esta passando pela tubulacao do predio.
    Sendo que se der um radio na antena meus equipamentos iram queimar não é!

    Entao gostaria de saber se algem tem um texto com uma comprovacao que isso nao pode ocorrer para apresentar para os condominos?

    MUito Obrigado
    A descarga que está queimando a (central dos interfones) deve estar vindo pela rede elétrica;
    Não dá mole não que esses caras vão se acostumar mal.
    É isso aí Castilhos, esses mitos de puxa raio, cai raio, tem que acabar.

  10. #10

    Padrão

    des de 2002 tenho antenas aqui Direcional e omini e nunca caiu um raio nas minhas antenas somente na rede elétrica, onde eu uso protetor de surto


    castilhos mora na minha cidade e conhece minha estrutura e ele pode afirmar que se tem um lugar que cai raio é onde minha torre e as demais se concentram

  11. #11

    Thumbs up

    Não sei se é verdade mas já ouvir falar que as antenas que irradiam ondas eletromagneticas afastam os raiso, e as descargas daquele ponto, por terem ondas continuas de radio.

  12. #12

    Thumbs up

    Amigo um aterramento na propria torre, ou a propria torre conduz os eletrons, vc ver problema?

  13. #13

    Padrão

    MUito Obrigado pelas dicas agora vou fazer um textinho e apresentar para eles.