+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Debian

    Olá! Sou iniciante no trabalho com Linux, mas confesso estar fascinado com tudo que ele nos possibilita fazer. Mas, como sou leito nesse assunto, tenho muitas dúvidas: Quero montar um servidor de arquivos e compartilhar a internet (ADSL) com os usuários da rede. Baixei as imagens do Debian 4.0 r1 etch netinst e a completa. Minha máquina tem 2 placas de rede. tenho um modem D-Link 500G geração II. Aí vai as perguntas: Em alguns artigos que encontrei me dizem para usar o modem como Bridge e outros como Router, qual é a melhor maneira? Na minha rede tenho que usar 10.35.104.0/22 e o meu modem usa o IP 10.1.1.1, como fica a configuração da minha eth0(internet) e eth1(rede) com IP fixo? Preciso compartilhar a Internet para as demais máquinas da rede e fazer com que as máquinas clientes (windows e linux) recebam um IP de acordo com o endereço MAC de suas placas de rede, tudo isso feito pelo Servidor. Quando instalo o Debian pela primeira vez devo configurar inicialmente a placa de rede ou a placa com o Modem ADSL? Espero ter sido claro nas minhas dúvidas. Se tiver alguém com paciência para me ajudar fico muito grato. Dallabona.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dallabona Ver Post
    Olá! Sou iniciante no trabalho com Linux, mas confesso estar fascinado com tudo que ele nos possibilita fazer. Mas, como sou leito nesse assunto, tenho muitas dúvidas: Quero montar um servidor de arquivos e compartilhar a internet (ADSL) com os usuários da rede. Baixei as imagens do Debian 4.0 r1 etch netinst e a completa. Minha máquina tem 2 placas de rede. tenho um modem D-Link 500G geração II. Aí vai as perguntas: Em alguns artigos que encontrei me dizem para usar o modem como Bridge e outros como Router, qual é a melhor maneira? Na minha rede tenho que usar 10.35.104.0/22 e o meu modem usa o IP 10.1.1.1, como fica a configuração da minha eth0(internet) e eth1(rede) com IP fixo? Preciso compartilhar a Internet para as demais máquinas da rede e fazer com que as máquinas clientes (windows e linux) recebam um IP de acordo com o endereço MAC de suas placas de rede, tudo isso feito pelo Servidor. Quando instalo o Debian pela primeira vez devo configurar inicialmente a placa de rede ou a placa com o Modem ADSL? Espero ter sido claro nas minhas dúvidas. Se tiver alguém com paciência para me ajudar fico muito grato. Dallabona.

    Sinceramente eu prefiro usar o modem como router...

    Sobre as placas de rede vc faz o seguinte, a eth0 configura ela na mesma faixa de ip que a do modem... se o modem é 10.1.1.1 vc coloca ela como 10.1.1.2 (exemplo, mas ela tem q estar na mesma faixa). Já a eth1, vc configura ela com a faixa de ip que terá sua rede...
    Sobre as máquinas clientes receberem ip por mac address, vc terá que configurar o dhcpd no seu debian, aqui vai um link pra te ajudar Linux: DHCP sem (quase :-D) mistérios [Artigo]

    Sobre qual placa de rede configurar, interessante configurar a placa que será ligada ao modem...

    Espero ter ajudado...

    vlw

  3. #3

    Padrão

    Ah tem outra coisa.... caso vc for fazer esse servidor de internet, de firewall tb... vc vai ter q acessar seu modem e redirecionar todas as portas dele para o ip da placa de rede q é ligada nele.... ex.: se o ip do modem é 10.1.1.1 e o da placa de rede do server q é ligada nele o ip é 10.1.1.2 vc terá q ir no modem e redirecionar todas as portas para esse ip 10.1.1.2

    assim vc irá poder configurar o linux para tratar as solicitaçoes...


    vlw