+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Então galera. Aproveitando a dica do amigo Tiago Matias, analizei a regra e criei a solução para resolver o uso do CACHE-FULL sem estourar todo o link. Para isso incluimos mais uma regra de return, a qual irá pegar os pacotes, após analiza-los com as regras tradicionais e voltar para dentro do router. Consequentemente será encaminhado normalmente para fora da internet sem usar a banda toda. Não precisamos mais esperar até a versão 3.0, pois está testado e aprovado em alguns clientes meus que implantei. Segue as regras:

/ip firewall mangle
    add chain=output protocol=tcp src-port=8080 action=mark-connection \
    new-connection-mark=proxyfull passthrough=yes comment="PROXY FULL" \
    disabled=no
    add chain=output connection-mark=proxyfull action=mark-packet \
    new-packet-mark=proxyfull passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=output connection-mark=proxyfull action=return comment="" \
    disabled=no

Note que há uma mudança na regra de marcação de pacotes (segunda regra), na qual o passtrought fica neste caso ligado, enviando os pacotes para a próxima regra de RETURN. A regra de RETURN, terá que ficar na última linha do conjunto, pois ela pegará os pacotes analizados e marcados pelas regras anteriores e retornará a sua origem aqueles que não são do proxy full (consequentemente só colocando na queue simple do proxyfull aqueles pacotes a qual são realmente vindos do cache). Tae a dica e façam bom proveito, pois tive que me lascar durante uma semana aqui estudando manuais, firewall e regras para desenvolver esta regra. rssss

CATVBRASIL
    Segundo no ssa amigo CATV em suas explicações... A linha em negrito diz que só irá retornar para sua origem os pacotes cuja orijem não é o cache... porém na ultima regra do RETURN teria que ficar então assim:
    add chain=output connection-mark=!proxyfull action=return comment="" \
    disabled=no
    com o "!" antes do proxyfull para fazer com que apenas pacotes que não pertencem a marcação anterior possam ser marcados como tendo sua origem na porta 3128 ( ou na porta do proxy de vcs)...
    Isso foi o que conseguir perceber..

Como ja havia mencionado em outros posts nesse mesmo tópico.. o cache FULL funciona.. mas acaba se perdendo o controle de banda dos clientes devido a todos entrarem na regra do proxyfull.
    Estou desde ontem tentando resolver isso .. mas sem sucesso ainda.. apenas com essa explanação sobre a regra do nosso amigo CATV que pude perceber..

CATV.. da o seu parecer aí sobre isso .. pra saber o que realmente está acontecendo...

2. amigo David,

se eu colar esses script no terminal do mk vai funcionar ou preciso fazer alguma coisa antes?

uso hotspot no mk.

Valeu!

3. Alguem ja fez na versão 3, fui até altas horas hoje mais não obrive sucesso, alguma luz ?

4. Pessoal, com esse manual que estou postando aqui (sobre queue) poderemos juntos chegar a solução, estudem ai esse manual durante o dia e postem os comentários que com certeza acharemos o caminho até a noite, logo mais a noite entrarei no forum para discutirmos as idéias encontradas a partir desse manual...

Até mais tarde!!!!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

5. Ai...ninguém tem nenhuma sugestão a partir do manual????

Tópicos Similares

1. BFW + MK com problema no cache full
    Por infoservwireless no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 04-03-2011, 15:10
  2. Problema com cache full no mikrotik
    Por adenilso no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 27-07-2009, 17:09
  3. Respostas: 9
    Último Post: 28-09-2008, 12:42
  4. Problema com Cache Full (squid fora do mikrotik)
    Por tacianopinheiro no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 07-07-2008, 19:32
  5. Vejam esse problema no cache full!
    Por alanvictorjp no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 10-02-2008, 11:23

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L