+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WINBOX - Bloquear acesso

    Ola Comunidade,

    Eu pesquisei aqui no forum... sem sucesso para minha dúvida.

    Meu ambiente: Tenho um MK servindo de roteador para usuarios da minha rede interna a acessarem a internet.

    O que eu desejo:
    1) Nao quero permitir que meus usuarios da rede interna conectem ao MK usando WinBox;
    2) Nao quero permitir que usuarios tentem conectar ao meu MK via link de internet.

    Como eu posso limitar/bloquear isso?

    Obrigado,



    mson77

  2. #2

    Padrão

    ola amigo,,
    seguinte

    primero, cria uma regra no firewall liberando a porta 8291 para o ip de seu pc

    segundo, cria outra regra para bloquear a range de ip dos clientes, drpa a porta 8291,23,22,21,80

    forward
    proto tcp
    dst-port 8291
    dst addrees ...
    action drop

    vlww

  3. #3

    Padrão

    tools >> macserver >> winbox

    Selecione apenas a interface onde deeseja deixar o winbox ativo.

    Nas demais interfaces, não será possível acessar o winbox.

  4. #4

    Padrão

    Olás..."alanvictorjp" e "antoni",


    MUITO OBRIGADO!!!
    Informação/resposta precisa!



    mson77

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Obrigado.

    A senha eu já troquei.
    Um dos problemas com senhas é que usando-se os metodos como "brute-force"... as senhas podem ser descobertas.

    Abraços,

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Existem programas especializados em quebrar senhas.

    Esses programas fazem uma combinação de caracteres alfanumericos e alguns usam até carac especiais... e vao caminhando de 1,2,3... caracteres...

    Senhas com 4,5 caracteres quebram facil.
    A dificuldade aumenta com com qtde de caracteres pois isso vai gerar uma qtde de permutação de n... com n=numero de caracteres.
    Por isso é bom usar case-sensitive.


    Abraços,

  9. #9

    Padrão

    Ola alanvictorjp,


    Eu bloqueei as portas 8291/23/22/21/80 para qualquer IP mas WinBOX ainda se conecta.

    Eu entendo que as portas sao usadas:
    23 ==> tcp TELNET
    22 ==> tcp SSH
    21 ==> tcp FTP
    80 ==> tcp HTTP
    8291 ==> tcp ??? udp?? (bloquei todos os protocolos)
    As outras portas tb bloqueei todos os protocolos.

    Eu monitoro a rede mas nao vejo 8291 algum fluindo... mas vejo no "meu" caso broadcast 255.255.255.255:20561 UDP


    Não consegui.


    Abraços,

  10. #10

    Padrão

    Olá antoni,

    Fui no:

    TOOLS ==> MAC SERVER ==> WINBOX INTERFACES:
    Existe a regra: ALL ==> enabled

    Eu nao consigo alterar essa regra... e nem deixar DISABLED.
    Eu consigo incluir uma **nova** regra... mas qdo reinicio... e nova regra criada vem deletada.


    Não consegui tambem...

    Abraços,


    (v2.9.6)

  11. #11

    Smile Limitar Acesso Via Winbox

    amigo...vi sua duvida....eu tenho uma solução bem simples e que funciona.....bas irem firewall/adress list/add/name= liberados/andress=o ip que vc quer/ok ............e la...voce colocar somente os ip que vc que que acesse...tipo sua casa....sua empresa.....etc......ficando assim te garando que funciona....

    faz la e posta pra falar o que deu

  12. #12

    Padrão

    Olá Hillary,



    Pela sua explanação... entendo que trata-se de acesso remoto ao MK usando Winbox+IP.
    A minha dúvida é:

    Como bloquear acesso ao MK usando Winbox+MAC address.
    Entendo que resolução de MAC address está limitado ao ambiente de rede local apenas, ouseja... nao extensivo a conexão remota como por exemplo... da minha casa.

    Entao... como eu faço para bloquear acesso ao MK de pessoas que usem WinBOX na minha rede local... via WinBOX+MAC Address?

    Obrigado,

  13. #13

    Padrão

    O meu está com senha e sempre tem uns e outros tentando acessar meu MK, mas como a senha que uso é enorme não conseguem quebrá-la... Tenta bloquear as portas SRC 1886 e DST 8291 para a tua rede interna e externa e liberar apenas para o teu IP, isso deve funcionar...
    Vlw

  14. #14

    Padrão

    é gente...
    eu já tentei de todas as formas tb bloquear a conexão pelo winbox ao mikrotik, mas nunca dá certo...

    Consigo até que os clientes não achem o mac da interface do mikrotik, mas qm já tem o mac, consegue conexão na boa, abrindo oportunidade pra um ataque de brute force...

    Se alguem tiver um ultimato aí, que divulgue, pq preciso mto disso...

    vlw!

  15. #15

    Padrão

    É pessoal,...


    O WinBOX usa de 2 mecanismos de conexão:
    a) Via endereço MAC ==> funciona quando existe conexão ethernet com MK... ou seja... a distancia do cliente e MK é apenas HUB/SWITCH.

    b) Via endereço IP ==> e nesse caso eu entendo que estão envolvidos os ports 8291e 1886... é isso pessoal? Nesse item eu nao testei e estou perguntando para comunidade...
    =====================================

    No modo (b) é possivel bloquear usando regras de FIREWALL... source IP, etc...

    No modo (a) ==> via MAC address... o ideal seria barrar usando a dica do ANTONI.. ou seja... TOOLS ==> MAC Server ==> WinBOX interfaces...
    **MAS** esse metodo não funciona na minha versao v2.9.6
    Pergunta: ALguem tem esse metodo funcionando ???


    Obrigado,

  16. #16

    Padrão

    o meu é o 2.9.6, e funcionou...
    vc tem ctz que está olhando no lugar correto?
    tools->mac server

    em Winbox Interfaces, vc não deleta a padrão, mas adiciona outra, com a interface q vc qr q funcione, e desabilita a que tem (all)

    ok?

  17. #17

    Padrão

    Ola jocthbr,

    OBRIGADO!

    Funcionou!!!!!


    Muito obrigado mesmo.. AMIGÃO!


    Abraços,

  18. #18

    Padrão

    hehehe


    não há de quê, amigo

    =D

  19. #19

    Padrão

    Se eu puder te ajudar depois... pode contar comigo!


    Abraços,