+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question duvidas!!! muitas

    e awe galera,estou montando meu provedor e estou com algumas duvidas,espero q me ajudem! comecei a montar e surgiram as duvidas eu não sei que melhor utilizar um pc ap (MK) ou comprar um acess point? se fo rum acess ponit qual marca e modelo usar? que omini utilizar sendo q terei clientes com distancias de 5m a 4km(no maximo) da torre? qula marca de omini ? vlw!
    ???

  2. #2

    Padrão

    opa amigo tudo bem,
    sugiro que vc começe a ler bastante, pois na há melhor material do que aqui no forum, indico vc comecar com ap Mk com cartao d-link um antena de 15 dbi, vai te atender perfeitamente. boa sorte!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mon Ver Post
    e awe galera,estou montando meu provedor e estou com algumas duvidas,espero q me ajudem! comecei a montar e surgiram as duvidas eu não sei que melhor utilizar um pc ap (MK) ou comprar um acess point? se fo rum acess ponit qual marca e modelo usar? que omini utilizar sendo q terei clientes com distancias de 5m a 4km(no maximo) da torre? qula marca de omini ? vlw!
    ???
    Olá amigo, se vc puder investir, monta um AP-MK usando uma dlink g510 e uma OMNI hyperlink de 12 ou 15dbi, pois acess point é meio limitado, qdo se tem uma certa quantidade de clientes ele ñ guenta muito tráfego, já com o AP-MK pode ficar tranquilo, sem falar q é bem mais estavel.... Agora como vc quer fazer? Usar um serv em baixo gerenciando tudo e outro, o AP-MK na torre em bridge?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, se vc puder investir, monta um AP-MK usando uma dlink g510 e uma OMNI hyperlink de 12 ou 15dbi, pois acess point é meio limitado, qdo se tem uma certa quantidade de clientes ele ñ guenta muito tráfego, já com o AP-MK pode ficar tranquilo, sem falar q é bem mais estavel.... Agora como vc quer fazer? Usar um serv em baixo gerenciando tudo e outro, o AP-MK na torre em bridge?
    o server na torre memso

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mon Ver Post
    e awe galera,estou montando meu provedor e estou com algumas duvidas,espero q me ajudem! comecei a montar e surgiram as duvidas eu não sei que melhor utilizar um pc ap (MK) ou comprar um acess point? se fo rum acess ponit qual marca e modelo usar? que omini utilizar sendo q terei clientes com distancias de 5m a 4km(no maximo) da torre? qula marca de omini ? vlw!
    ???
    Amigo, prefira o Mikrotik.

    Compre uma Routerboard RB 133, que já vem com o mikrotik level4, com 3 minipcis.
    A placa wireless (cartão minipci), pode ser um SENAO, que vende no próprio Mercado Livre e tem uma potência razoavel.
    A antena pode ser uma Ideal ou Zirok, dependendo do seu orçamento.
    Prefira uma antena com pelomenos 18dbi, para toda essa distância que você pretende colocar.
    Não esqueça que a visada nesses casos é bem importante, pois a antena omni é fraca para obstáculos.

    Com isso, você já tem uma placa que admite uma futura atualização para painéis setoriais, onde você vai triplicar o numero de clientes simultaneos, e aumentar muito a qualidade do seu serviço.

    Essa opção é básica para você, e só compete aos equipamentos da torre.
    Ainda faltam os equipamentos da rede propriamente dita, como o servidor do link, o cabeamento, e etc...

    Mas quero saber qual o tipo de orçamento que você está disposto, pois só assim podemos lhe ajudar.

  6. #6

    Red face

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Amigo, prefira o Mikrotik.

    Compre uma Routerboard RB 133, que já vem com o mikrotik level4, com 3 minipcis.
    A placa wireless (cartão minipci), pode ser um SENAO, que vende no próprio Mercado Livre e tem uma potência razoavel.
    A antena pode ser uma Ideal ou Zirok, dependendo do seu orçamento.
    Prefira uma antena com pelomenos 18dbi, para toda essa distância que você pretende colocar.
    Não esqueça que a visada nesses casos é bem importante, pois a antena omni é fraca para obstáculos.

    Com isso, você já tem uma placa que admite uma futura atualização para painéis setoriais, onde você vai triplicar o numero de clientes simultaneos, e aumentar muito a qualidade do seu serviço.

    Essa opção é básica para você, e só compete aos equipamentos da torre.
    Ainda faltam os equipamentos da rede propriamente dita, como o servidor do link, o cabeamento, e etc...

    Mas quero saber qual o tipo de orçamento que você está disposto, pois só assim podemos lhe ajudar.
    olha tipo de orçamento- não quero algo muito custoso pois tou começando agora quero algo razoável q possa expandir depois,e q eu consiga atender a meus clientes com qualidade.
    _____mas me tire uma duvida,se eu comprar a roterboard,estarei livre de Ap,sendo assin estarei livre tbm de travamentos e famosos esquentes q os ap dão ?ou a reoterboard tbm esquenta e trava?

  7. #7

    Padrão

    Não não...
    pelos relatos que eu tenho, a routerboard dá menos trabalho quanto a esquento.

    Os chips dos access points são muito vulneraveis ao aumento de temperatura...
    É meio complicado, mas nossos amigos do fórum podem dar um testemunho quanto a essa questão de temperatura...
    =D