+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question qual o rendimento?

    tenho uma duvida entre utilizar uma roterboard ou um PC-AP,não sei o q utilizar gostaria q alguem me dissese os pós e os contras de cada uma das ambas as partes. obrigado

  2. #2

    Padrão

    Depende muito do que vc quer com cada equipamento. Aki eu utilizo router boards com cartões minipcis. Essas routerboards são indicadas apenas para APs, nao sendo aconselhável utiliza-las para coisas " mais pesadas" como gerenciamento de clientes, banda, etc.
    Ja o PC -AP, vc pode montar de acordo com suas necessidades. POde fazer os controles de acesso e gerenciamento de clientes na própria torre, pois esses APs ficam muito mais " parrudos" que as routerboards.

    Vamos aos prós e contras:

    Routerboards

    Prós: Facilidade de montagem e instalação. Se vc comprá-las prontas, vc apenas tem o trabalho de configurar e instalar na torre. São pequenas e muito leves para instalar, não ocupam espaço. Dificilmente travam.

    Contra: Preço. Elas custam em torno de R$ 1.300,00 a 2.000,00 dependendo do número de cartões instalados.
    Elas são boas como AP, aguentam bastante clientes, sendo recomendável utilizá-las como AP no modo bridge, apenas repassando o tráfego e não gerenciando.

    PC-AP

    Prós: Custo. Bem mais barato que as routerboards. Conseguem exercer mais funções. Vc pode controlar a banda de seus clientes na própria torre, não precisando de outro servidor no escritorio.

    Contra: Montagem. É bem trabalhoso pra montar um AP desses. Tem q preparar a caixa hermética, instalar a placa mae, instalar todos os componentes como se fosse um computador desktop. Consomem um espaço consideravel numa torre, as caixas sao grandes e pesadas. Outro problema é com respeito ao travamento, já ouvi muitos relatos aki no fórum q esses APs travam bastante.

    No meu caso, como eu tenho um servidor MK no escritorio, eu uso as routerboards, estou muito satisfeito com elas. Em horário de pico chego a ter 70 clientes por cartao e td funiciona perfeito.

    Espero ter te ajudado.

    Qqer dúvida, estamos ai.

  3. #3

    Padrão

    Muito boa a sua colocação Pantanero2006, em relação aos PC-Ap e as Routerboards, tenho aqui uma com 03 cartões e tá uma maravilha. Agora os controles de clientes, cache, firewall e dns, faço tudo a parte com slackware.

  4. #4

    Padrão

    Pantenero, parabens pela colocacao simples e objetiva