+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Microtik versus distribuição de sinal

    Meus caros,
    aqui em nossa universidade, temos uma rede wireless pontual, no sentido de que temos diversos APs interligados a um servidor de controle que, além de fornecer a configuração de rede via DHCP server, contém o programa que controla o acesso dos usuários via autenticação em nosso diretório.

    Gostariamos de trocar a idéia de termos os diversos APs interligados ao servidor ( gateway para internet ) e colocar antenas setorias ou omni.

    A dúvida é que queremos apenas distribuir o sinal de forma mais abrangente e quando nos deparamos com as router boards do tipo microtik para venda, percebemos que a placa exerce um controle maior do que apenas distribuir o sinal.

    É possível utilizar um kit de router board microtik + Mini PCI cards + Antenas para apenas distribuir o sinal, ficando o controle do acesso feito ainda pelo nosso conjunto servidor/software , ou estamos considerando o equipamento errado?

    Qualquer sugestão será muito bem vinda.

  2. #2

    Thumbs up Routerboard te atenderia perfeitamente...

    Routerboard te atenderia perfeitamente...

    Simplesmente configurando ela como bridge ela simplesmente faria o trabalho da bridge repassando o sinal.

    Creio que uma pessoa que ja configurou ou até mesmo o suporte onde vc comprar poderá te explicar como fazer rápido e facil.

    Qualquer dúvida poste ai...

  3. #3

    Padrão

    Olá Amigo sim claro e é a melhor opção ultilizar um RB e cartoes e antenas omni... para te passar um melhor projeto se vc quiser pode me mandar fotos do local onde vai os equipamentos e me add no msn que eu passo os valores tbm... email/msn: [email protected]

  4. #4

    Padrão

    pelo que entendi da sua necessidade, routerboards é uma solução muito cara para o que você vai fazer. Você está querendo algo pra montar a estação central e montar os painéis nela, e colocar pequenos aps nos pontos que devem receber link? Se for desse modo, então você pode ir atrás de uma routerboard sim. Mas como é uma universidade, te aconselho a usar apenas uma omni, e altura necessária para atender todo o campus. Colocar painéis setoriais aí é jogar dinheiro fora, painéis é pra quem tem muitos clientes conectados e precisa atender distâncias bem maiores. Te digo mais, instale um pc-ap, monte um pc com mikrotik os, e instale apenas 1 interface wireless, que pode ser uma placa pci atheros AR5212 ou uma glink g530. Vai ficar mais em conta ainda, e sobrando qualidade pra o que vc precisa.

    Agora, se vc quer instalar vários pontos de acesso na universidade, para que os clientes se conectem a eles, e os aps se conectem à central, aí que vc não pode ir atrás de routerboards mesmo. Instalar várias dessas aí, é jogar um rio de dinheiro fora. De novo, você não precisa de determinado produto, caso você vá instalar vários aps no campus pra os clientes se conectarem a eles, coloque aps simples, e apenas uma routerboard ou pc-ap na base principal, que vai se comunicar com os aps.