+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente com Notebook.... Sugestões?

    Estou pensando em colocar uma direcional com um pequeno AP glink que está parado aqui. ele era o AP que recebia o sinal dos clientes e descia via cabo pro meu servidor mtk, antes de eu colocar um mkt-ap na minha torre.

    Não tenho idéia de como configurar esse ap para essa função. Quero nada mais do que ele sendo um bridge para o notebook, sem nenhuma função extra. Que se conecte no meu mkt ap, e leve os dados para o notebook do cliente via ethernet, e que o cliente use o pppoe no computador dele, para ter acesso à internet.

    Configurei esse ap como bridge, e ele tem subopções, modo AP, modo "cliente" e dois modos wds. Nesse modo cliente, ele tem a opção de clonar o ip do cliente, e provavelmente o mkt ap iria ver a coisa toda como apenas um cliente, e ia tratar como se fosse um pc com uma placa. Mas é teoria demais e pouca prática. Como já é meia noite, e não posso ir pro meio da rua com o ap e uma direcional pra pegar sinal da minha torre, não tenho como fazer os testes. Amanhã cedinho vou estar verificando as opções, por isso vim aqui, para caso quem usa ap nos clientes me dar uma luz, e provavelmente me polpar muito tempo e o risco de ser atropelado por um caminhão enquanto seguro a antena e o ap no meio da rua.

    Muito Grato!

  2. #2

    Padrão

    tambem gostaria de saber,,,
    faço aqui com o ap em modo bridge e wds, outro geito, nao sei,,
    vlw

  3. #3

    Padrão

    Gosulator, vc quer apenas configurar esse glink pra que ele receba o sinal na casa do cliente? Se for isso, usa ele em modo cliente, mas nao ativa a função NAT ( eu acho que o Glink tem essa função com esse nome), ai ele será apenas uma bridge interligando o sinal que vem do seu AP e repassando para o notebook do seu cliente.
    Quanto a função de clonar o IP, não seria "Clonar o MAC"? Clonar mac, nada mais é do que o rádio clonar o mac da placa de rede do computador, isso só funciona se apenas um computador se conectar a esse radio. Ai é só configurar um IP de uma classe qualquer (que não seja da sua classe de clientes) pra vc ter contato com esse rádio e configurar o PPPoE no notebook do seu cliente tb, e pronto.

    Antigamente eu utilizava rádios em clientes com notebook, agora eu utilizo uns USBs da edimax e tenho gostado muito. Já havia utilizado outros e eles nunca funcionaram, já esses da Edimax, até agora, tem funcionado perfeitamente.

    Boa sorte, e posta o resultado ou duvidas se tiver.

    Abçs.

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pela resposta Pantaneiro. Sim, é clonar MAC. E bem lembrado sobre as opções USB, nem lembrei delas. De qualquer modo vou tentar usar o GLINK, pois está aqui parado, juntando poeira. Vou economizar alguma coisa. Grato pela ajuda, vou fazer uns testes.

    Consegui, ele funcionou com as configurações que eu fiz ontem mesmo, e a clonagem do MAC acabou não fazendo diferença, pelo menos em relação aos 2 aps se conectarem. O mktap só liberou acesso para o glink quando eu cadastrei o ap do glink no acesslist. Quando estava apenas o mac da minha ethernet que vai no ap, o mkt barrava.
    Última edição por Gosulator; 08-11-2007 às 12:17.

  5. #5

    Padrão

    Bem amigo se vc vai usar o laptop via cabo conectado no seu gi-link é so configura-lo como cliente. Caso pretenda usa-lo sem fio teria q configurar como ap+wds mas nessa opção vc não pode usar uma direcional pois podera até derrubar o sinal do seu ap-MK.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pantanero2006 Ver Post
    Gosulator, vc quer apenas configurar esse glink pra que ele receba o sinal na casa do cliente? Se for isso, usa ele em modo cliente, mas nao ativa a função NAT ( eu acho que o Glink tem essa função com esse nome), ai ele será apenas uma bridge interligando o sinal que vem do seu AP e repassando para o notebook do seu cliente.
    Quanto a função de clonar o IP, não seria "Clonar o MAC"? Clonar mac, nada mais é do que o rádio clonar o mac da placa de rede do computador, isso só funciona se apenas um computador se conectar a esse radio. Ai é só configurar um IP de uma classe qualquer (que não seja da sua classe de clientes) pra vc ter contato com esse rádio e configurar o PPPoE no notebook do seu cliente tb, e pronto.

    Antigamente eu utilizava rádios em clientes com notebook, agora eu utilizo uns USBs da edimax e tenho gostado muito. Já havia utilizado outros e eles nunca funcionaram, já esses da Edimax, até agora, tem funcionado perfeitamente.

    Boa sorte, e posta o resultado ou duvidas se tiver.

    Abçs.


    Amigo, fale mais sobre esse adaptador USB Edimax, ele tem antena externa? qual a potência dele em mw? e o valor?

    Um abraço...

  7. #7

    Padrão

    Islan,

    Esse adaptador USB, tem saída para o pigtail normal, como se fosse uma plaquinha. Você faz a instalação no cliente como se fosse usar a placa pci, mas coloca o USB no lugar. Em termos de potencia ele tem 70 mW, já está homologado pela Anatel e o preço é de R$ 70,00/uni, mas se você comprar um número maior, com certeza tem desconto.
    Entra no site da American Imports/ Atendimento On-line , se cadastra no chat e fala com o Marcos, vendedor, ele é muito bom pra negociar.

    Qqer dúvida fala comigo.

    Abçs