+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS para VOIP

    Ola pessoal, alguem tem alguma regra ou algum procedimento, para melhorar qualidade de trafego Voip na rede, fazendo isso com o mikrotik?

  2. #2

    Padrão

    add chain=prerouting portocolo=udp src-port=10000-20000 action=mark-cpnnection new-cpnnection-mark-voip passthrough=yes comment="voip"disabled=no

    add chain=prerouting portocolo=udp src-port=5060 action=mark-cpnnection new-connection-mark-voip passthrough=yes comment="voip"disabled=no

    add chain=prerouting dst-address=xxx.xxx.xxx.xxx action=markconnection new-connection-mark=voip passthrough=yes

    addchain=prerouting tos=184 action=mark-connection new-connection-mark=voip passthrough=yes comment="" disableb=no

    addchain=prerouting connection-mark=voip action=mark-packer new-packet-mark=voip pasthrough=no comment="" disableb=no
    add chain=prerouting connection-mark=viop action=change-tos new-tos=184 pasthrough=no disabled=no

    Veja esse script

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Caso sua rede possua ATAs, onde possa alterar o DSCP para o RTP e o SIP, você poderá no mangle do MT, marcar os pacotes com base no TOS ou se for versão 3.0.x, com base no proprio DSCP e após isso tratar na queue tree o QoS.

  4. #4

    Padrão

    Ola

    Fiz o que nosso Colega JasonLinux, me passou, e o voip na rede melhorou 100%.

    está de parabéns!!!!


    muita diferença, hoje o pessoal consegue fazer ligações, usando o voip!!

    obrigadão!!!

  5. #5

    Padrão

    Amigo, desculpe a ignorância, mais em qual parte de firewall eu adiciono essas regras, pois aqui tbm estou tendo problemas com Voip.

    Desde ja agradeço.

  6. #6

    Padrão

    ola amigo, verifique se os parametros se adequeam a sua faixa de ip,

    eles são inseridos em:

    / ip firewall mangle


    ; Market Pocket - Voip
    chain=prerouting protocol=udp src-port=10000-20000
    action=mark-connection new-connection-mark=Voip passthrough=yes

    4 chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

    5 chain=prerouting tos=184 action=mark-connection new-connection-mark=Voip
    passthrough=yes

    6 chain=prerouting connection-mark=Voip action=mark-packet
    new-packet-mark=Voip passthrough=yes

    7 chain=prerouting connection-mark=Voip action=change-tos new-tos=184

    8 ;;; Clientes Voip
    chain=prerouting dst-address=10.1.1.1 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes


    em 10.1.1.1 coloque o ip do cliente.

  7. #7

    Padrão

    Olá.. Sergio.. tudo bom??

    Era isso mesmo q eu estava procurando.. como marcar os ATAs, pois quero separar o VoIP da minha rede e colocar eles para navegar na velocidade total das antenas.. sem depender da internet.. usando meu IP interno e se logando num asterisk q vai estar interno...
    teria como vc me dar mais dicas sobre essa mudança no ATA e marcar eles no MKT?? valeu.. abraços..

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    Olá.. Sergio.. tudo bom??

    Era isso mesmo q eu estava procurando.. como marcar os ATAs, pois quero separar o VoIP da minha rede e colocar eles para navegar na velocidade total das antenas.. sem depender da internet.. usando meu IP interno e se logando num asterisk q vai estar interno...
    teria como vc me dar mais dicas sobre essa mudança no ATA e marcar eles no MKT?? valeu.. abraços..
    Os ATAs possibilitam que vc altere o DSCP para o SIP e RTP. Após alterar para um valor que não coincida com outros valores conhecidos e utilizados, no MT, através do Mangle, marce os pacotes que possuem o TOS igual ao DSCP que configurastes (como o TOS usa os 8 bits e o DSCP apenas os primeiros 6, multiplique por 4). Pacote marcados, crie uma queue tree com banda reservada e prioridade maior no sistema. No MT versão 3.0.x poderá usar direto o DSCP. Como possui o sip-proxy interno, marque os pacotes com destino ao mesmo com a mesma marca dos anteriores para que possa garantir banda e priorizar.

  9. #9

    Padrão

    isso funcionaria para o sistema voip sem ser ATA? estilo MSN e SKYPE??

    é que não tenho como por para testar pois estou sem microfone aqui. se alguem tier como testar, por favor, ficarei muitoi grato.


    Abraços e Obrigado!

  10. #10

    Padrão

    Olá Sergio..
    Obrigado por responder..

    eu vou ver se entendi.. e tentarei criar as regras..
    se no meio do caminho eu tiver algum dúvida.. posso te encher o saco novamente?

    Ahh me tira mais uma dúvida.. após eu conseguir marcar os pacotes exatos do ATA e informar no MKT q ele tem velocidade total para navegar nas antenas.. vc saberia me dizer.. como eu coloco no firewall para que tb seja liberada todas as portas.. e conexoes.. e que va direto para cada cliente?? ou sejá q ele passe transparente em minha rede sem passar por regra algum do firewall?? como se cada cliente tivesse um IP externo (mesmo nao tendo).

    E mais uma vez.. obrigado..
    Abraços.. T+

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    Olá Sergio..
    Obrigado por responder..

    eu vou ver se entendi.. e tentarei criar as regras..
    se no meio do caminho eu tiver algum dúvida.. posso te encher o saco novamente?

    Ahh me tira mais uma dúvida.. após eu conseguir marcar os pacotes exatos do ATA e informar no MKT q ele tem velocidade total para navegar nas antenas.. vc saberia me dizer.. como eu coloco no firewall para que tb seja liberada todas as portas.. e conexoes.. e que va direto para cada cliente?? ou sejá q ele passe transparente em minha rede sem passar por regra algum do firewall?? como se cada cliente tivesse um IP externo (mesmo nao tendo).

    E mais uma vez.. obrigado..
    Abraços.. T+
    tambem estou querendo e muito saber como que faço pra deixar todas portas liberadas pro nat! pq aqui ta complicado isso de emule e p2p...muita gente reclama, e consigo controlar legal quando da id alta!!
    ou entao fazer 1 regra para determinada porta mas que vale para todos ip's do nat...

    valeww

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    Olá Sergio..
    Obrigado por responder..

    eu vou ver se entendi.. e tentarei criar as regras..
    se no meio do caminho eu tiver algum dúvida.. posso te encher o saco novamente?

    Ahh me tira mais uma dúvida.. após eu conseguir marcar os pacotes exatos do ATA e informar no MKT q ele tem velocidade total para navegar nas antenas..
    uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa... para vc implementar regras para VoIP ou qualquer outro serviço na rede é importante que entenda como funciona um QoS. Dê uma lida no assunto. Não é liberar banda total, é controlar e priorizar os serviços em sua rede para os de importância tenham funcionamento adequado.

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    ... vc saberia me dizer.. como eu coloco no firewall para que tb seja liberada todas as portas.. e conexoes.. e que va direto para cada cliente?? ou sejá q ele passe transparente em minha rede sem passar por regra algum do firewall?? como se cada cliente tivesse um IP externo (mesmo nao tendo).

    E mais uma vez.. obrigado..
    Abraços.. T+
    Não entendi isso... se quiser atribuir IP público aos clientes de IP privado, no estilo 1:1 utilize o netmap do MT.

    Agora se o lance for evitar problemas de NAT (id de e-mule, ppp, h.323, icq, entre outros), sem chance, apenas com IP público em todos ou se quiser dê uma verificada no NAT HELPERS (nat transversal).

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    isso funcionaria para o sistema voip sem ser ATA? estilo MSN e SKYPE??

    é que não tenho como por para testar pois estou sem microfone aqui. se alguem tier como testar, por favor, ficarei muitoi grato.


    Abraços e Obrigado!

    alguem sabe?!?

  14. #14

    Padrão Conectar ATA Em Servidor MIKROTIK

    Olá Amigos!!

    Tenho um servidor MIKROTIK com hotspot e não consegui fazer com que o ATA de um cliente conecte no servidor!!

    Alguém pode me ajudar?