+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Receber link Pelo AP-MK em bridge...

    Pessoal, tenho um serv embaixo e outro mk na torre em bridge com 4 wlan e neste ainda tenho duas PCI livre, minha duvida é se eu posso colocar mais uma placa wireless nesse AP-MK bridge para receber um link via wireless? E como procederia? Colocava mais uma placa de rede para mandar o link para o serve embaixo ou poderia descer pela mesma ether q o AP-MK bridge recebe do serv embaixo?

  2. #2

    Padrão

    Ola! fiquei curioso e vou acompanhar esse topico, pelo que entendi o amigo deseja evitar a compra de mais 1 cabo e uma placa para a descida do link, ja que tem slot disponivel, ou seja a ether que ja manda o link, funcionaria de forma duplex. Acho que a separação fisica colocando outra ether seria a solução ideal.

  3. #3

    Padrão

    pode sim amigo, coloca ela em modo cliente, uma classe de ip diferente, e vc deve sim colocar outras placa rede para enviar para o servidor debaixo, afinal uma placa de rede é tao barata,

    tipo agora vc tem assim,

    link---mk embaixo-----cabo rede------mk em cima---placas AP para clientes


    ficaria assim,

    Placa cliente(192.168.10.1
    IIIIIIIIIIII
    link---mk embaixo-----cabo rede------mk em cima---placas AP para clientes
    192.168.1.254 192.1681.x

    assim, se vc tem que fazer todos os controles do mk debaixo, um dos jeitos é vc fazer nat no link da placa cliente no mk em cima, certo, dai depois pegar o linkcom o mk embaixo, e só depois enviar pro mk de cima denovo para distribuir pros clientes,

    entao placa cliente, fazendo NAT com a placa de rede1,

    servidor embaixo com duas rotas, uma para o link que ta esta atualmente, e outra para o link que vem da placa de rede 1 do mk de cima, e entao vc envia tudo pela placa de rede 2 do mk debaixo para a placa de rede 2 do mk decima, que estara em bridge com as wirelles AP

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pode sim amigo, coloca ela em modo cliente, uma classe de ip diferente, e vc deve sim colocar outras placa rede para enviar para o servidor debaixo, afinal uma placa de rede é tao barata,

    tipo agora vc tem assim,

    link---mk embaixo-----cabo rede------mk em cima---placas AP para clientes


    ficaria assim,

    Placa cliente(192.168.10.1
    IIIIIIIIIIII
    link---mk embaixo-----cabo rede------mk em cima---placas AP para clientes
    192.168.1.254 192.1681.x

    assim, se vc tem que fazer todos os controles do mk debaixo, um dos jeitos é vc fazer nat no link da placa cliente no mk em cima, certo, dai depois pegar o linkcom o mk embaixo, e só depois enviar pro mk de cima denovo para distribuir pros clientes,

    entao placa cliente, fazendo NAT com a placa de rede1,

    servidor embaixo com duas rotas, uma para o link que ta esta atualmente, e outra para o link que vem da placa de rede 1 do mk de cima, e entao vc envia tudo pela placa de rede 2 do mk debaixo para a placa de rede 2 do mk decima, que estara em bridge com as wirelles AP
    Minha rede tá assim mesmo como citou:

    Modens (2) -> MK Embaixo -> cabo de rede -> MK torre -> placas wireless AP

    Modens 192.168.100.254 e 192.168.150.254
    MK embaixo 192.168.10.1 com 5 placas de rede (duas placas de rede livre)
    MK torre 192.168.10.254 com rede onboard recebendo do MK embaixo + 4 placas wireless (ainda tenho duas PCIs livres)

    Então devo colocar mais uma placa wireless, óbviu + uma placa de rede para enviar para o MK embaixo, ou seja:

    placa wireless/mk torre/placa de rede enviando para o mk embaixo -> cabo de rede -> placa de rede do mk embaixo, ou seja ether4

    Ñ recebo o link em bridge, mas já vem roteado com IP dinamico, ou seja, o gat é 192.168.250.254 e gerado ip de 192.168.250.1-253, do mesmo modo q recebo dos meus modens, aí vem a duvida, q configuração faço no MK da torre para q a placa de rede do mk embaixo receba o sinal? Faço uma bridge? Pois do MK embaixo a configuração tenho ideia de como fazer já recebendo olink... Valeu
    Última edição por faieppi; 10-11-2007 às 09:21.

  5. #5

    Padrão

    ta vc comentou agora que seu linkja vem roteado,, ou seja 192.168.150.254 é o que? um hotbric, com os dois links? ou um outro servidor ou o que.

    afinal, qual esta sendo a função do mk embaixo na sua rede?

    flw amigo

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    ta vc comentou agora que seu linkja vem roteado,, ou seja 192.168.150.254 é o que? um hotbric, com os dois links? ou um outro servidor ou o que.

    afinal, qual esta sendo a função do mk embaixo na sua rede?

    flw amigo
    Assim, a rede como vc explicou é isso emsmo, vc entendeu anteriormente, o mk embaixo gerencia td, tá com dois links adsl fazendo balanceamento com gatway 192.168.100.254 e 192.168.150.254 e o mk da torre tá em bridge, o sinal q recebo q quero mandar pro mk embaixo vem a 2km de uma rede de uma menina, na casa dela pegou um link maior q aqui na minha, ou seja 4mb, aí propus a ela dá a net dela de graça, libero uns 500 k pra ela e mando o resto pra mim, mas pra isso teria q fazer o roteamento lá na casa dela, então do modem dela q é um 3com office connect ligo num AP em bridge, desço um cabo pro pc dela já com a banda limitada e o resto do sinal mandaria pra mim, o gatway do modem dela é 192.168.250.254 e gera IP de 192.168.250.1-40.

    Então o pc dela pegou o IP 192.168.250.1 e por exemplo podia colocar na minha placa de rede do MK embaixo aqui em casa 192.168.250.10, mas para isso precisaria fazer uma bridge no mk da torre, entendeu + ou - o q quero fazer? Valeu!

  7. #7

    Padrão

    sim sim, agora, sim, perfeitamente, faça isso então, uma bridge com a placa do mk da torre em modo cliente, com a placa de rede que vc ira colocar no mk da torre e desce para baixo, dai no mk debaixo vc tera o link certinho, vais ter que cadastrar em ip-router, o ip entao 192.168.250.254;

    dai assim vc nao precisara fazer NAt no mk decima,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    sim sim, agora, sim, perfeitamente, faça isso então, uma bridge com a placa do mk da torre em modo cliente, com a placa de rede que vc ira colocar no mk da torre e desce para baixo, dai no mk debaixo vc tera o link certinho, vais ter que cadastrar em ip-router, o ip entao 192.168.250.254;

    dai assim vc nao precisara fazer NAt no mk decima,
    Então terei q ir no mk da torre criar a segunda bridge e em ports colocar a wlan5 q é a q receberá o link e a ether2 q vai enviar para o mk embaixo correto? e em ip-router cadastro 192.168.250.254 na wlan ou na ether2?

  9. #9

    Padrão

    "Então terei q ir no mk da torre criar a segunda bridge e em ports colocar a wlan5 q é a q receberá o link e a ether2"

    sim isso mesmo

    dai coloque um ip tipo 192.168.250.240 nessa bridge que vc criou.

    no mk embaixo vc vai colocar um ip tipo 192.168.250.253 na ether( que vc vai ligar com a ether 2 do mk emcima)vamos supor que seja a a ether 4 que vc vai usar

    vai em ip-routes e add, 192.168.250.254 e interface escolhe ether4,

    agora, faltara vc marcar alguns clientes para usar esse novo gateway, que no caso vc ja deve saber fazer pois afina ja tens um balanceamento ai né.

    flw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    "Então terei q ir no mk da torre criar a segunda bridge e em ports colocar a wlan5 q é a q receberá o link e a ether2"

    sim isso mesmo

    dai coloque um ip tipo 192.168.250.240 nessa bridge que vc criou.

    no mk embaixo vc vai colocar um ip tipo 192.168.250.253 na ether( que vc vai ligar com a ether 2 do mk emcima)vamos supor que seja a a ether 4 que vc vai usar

    vai em ip-routes e add, 192.168.250.254 e interface escolhe ether4,

    agora, faltara vc marcar alguns clientes para usar esse novo gateway, que no caso vc ja deve saber fazer pois afina ja tens um balanceamento ai né.

    flw
    Valeu kara, agradeçido, vou ainda montar a estrutura, qdo tiver blz posto os resultados!

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    flw
    qualquer coisa post aqui
    Com base no meu outro problema, ñ consegui fazer uma bridge no AP-mk, pois pegava todas as configurações mas ñ navegava, acabei fazendo nat e criando um dhcp e assim chegando no meu servidor eassim posso fazer o q eu quero...