+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento

    Salve comunidade...
    Estou precisando montar um balanceamento, mas sou novo no mikrotik e to apanhando pacas, como vi que esta comunidade tem muito pessoal mais especializado estou trazendo aqui minhas duvidas.
    Meu Server possui 4 placas de rede, duas utilizadas para entrada e duas para saida.
    eth1 - Entrada de link full 2Mb Telefonica ja passando pelo roteamento (192.168.100.3 gateway 192.168.100.1)
    eth2 - ip dhcpd recebido pelo modem do speedy (Adsl 1Mb)
    eth3 - Interface de saida de para clientes 10.1.1.1/24
    eth4 - Interface de saida para clientes 11.11.11.1/24

    Observações o modem encontra-se em bridge e o mikrotik ja esta conectando normalmente o pppoe client então tenho mais uma interface chamada Speedy o qual conecta este pppoe.

    O que preciso é fazer com que todo o trafego p2p passe para a interface speedy para q não consuma meu link full e que todo os demais trafegos passem somente pela interface eth1 para q fique com total estabilidade de um link full.

    Resumindo quero q todos os p2ps passem pelo adsl e o restante da minha rede passe pelo link telefonica, abs, t+ e no aguardo ansioso de respostas...

  2. #2

    Padrão

    ola amigo,
    implementei aqui 4 adsl e funciona bem.
    de uma olhada em Load Balancing - MikroTik Wiki para fazer balanceamento de 2 ou mais gateways, mas com saida para somente uma placa de rede, mas olhando mais a fundo em Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki vc verá que existe a possibilidade de fazer a divisão tanto com 1 ou duas placas de rede.

    abcs
    espero te-lo ajudado
    qq duvida posta ae que a galaera aqui é boa de ajuda

    Fnd07

  3. #3

    Padrão

    Hola
    primero tienes q marcar los paquetes P2P en mangle con mark conection y mark routin
    y luego en ip/routing sacas los p2p por la wan ADSL


    saludos

  4. #4

    Padrão

    Comunidade, por enquanto nada do tipo de balanceamento que preciso fazer, vou descrever o que tentei fazer aqui.
    Seguinte, marquei em mangles todas as conexões p2p como p2p_conn
    Depois criei mais um mangle e marquei a rota desta conexão como p2p_rota
    Criei outro mangle que marca todas as conexões exceto p2p ! allp2p como resto
    Criei outro mangle que marca a rota destas conexões como resto_rota
    no nat criei as regras src-to nat da seguinte forma:
    1 que recebe de src adress 11.11.11.0/24 e direciona para src-to nat192.168.100.1 (gw link full) das rotas marcadas como resto_rota
    1 que recebe de src adress 10.1.10/24 e direciona para src-to nat 192.168.100.1 (gw link full) das rotas marcadas como resto_rota
    1 que recebe de src adress 11.11.11.0/24 e direciona para src-to nat 10.10.10.1 (gw link adsl) das rotas marcadas como p2p_rota
    1 que recebe de src adress 10.1.10/24 e direciona para src-to nat 10.10.10.1 (gw link adsl) das rotas marcadas como p2p_rota
    E no final mascarei as duas conexões
    1 nat com src adress 10.1.1.0/24 e action masquerade
    1 nat com sr adress 11.11.11.0/24 e action masquerade

    Qdo Habilito a Interface q conecta adsl cai.
    Obs: Estou fazendo agora com o modem roteado pq senão meu gateway e ip iriam variar toda hora, abs e obrigado pela atenção dos colegas, assim que conseguir vou criar um wiki com o passo a passo para os colegas que necessitarem, vlw comunidade... e no aguardo de mais ajuda, hehehe...
    Última edição por arley; 12-11-2007 às 09:48.