+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de ajuda com Load Balance no mikrotik

    Agradeço a oportunidade de estar postando aqui no site, ou seja, essa é minha primeira mensagem aqui.

    Minha duvida é a seguinte, tenho o Mikrotik instalado aqui, até ai tudo bem. O que eu queria era ligar meus 2 links no mikrotik, fazendo assim um load Balance.
    Sei que vão me responder que tem no wiki, mas pelo que vi muitos reclamam sobre sites de Bancos e msn, etc...
    A questão é a seguinte, o que dizen é que esse load balance funcionaria por rotas estaticas, mas até agora não axei onde se faz isso, ou seja, onde tem alguns modelos, scripts, etc....
    Ja fiz varios testes aqui, mas não deu certo.

    Queria ligar os 2 links e ter 1 saida para clientes, pra cada cliente tem um gateway, tipo: Cliente 1 - IP 20.20.1.2 Gateway - 20.20.1.1, cliente2 IP - 20.20.2.2 Gateway 20.20.2.1 e assim vai.
    Meus Gateways são: 10.1.1.140 ADSL 4Mega e 200.140.181.xx IP Turbo 1Mega.

    Muitos se prontificam em ajudar, mas os que tentei entrar em contato me cobraram, e creio que um forum não é comercio e sim um lugar onde conhecimento se compartilha para beneficio daqueles que necessitam.
    Afinal, se fosse pra cobrar o Site teria classificados....
    Desde ja agradeço.
    Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão Load Balance

    Bem tenta fazer o seguinte:

    Vc deve ter tres placas de rede em seu server.

    coloca na ether 1 seu ip turbo com ip e mascara

    na ether 2 coloca seu adsl com ip e mascara

    Tenha certeza de que vc está dando ping para seus roteadores tando do ip turbo qdo do adsl

    vai em ip routes e coloca o gateway do ip turbo ai vc clica na setinha que aponta para baixo e coloca 4 vezes o gateway do seu adsl repetindo um abaixo do outro.

    nessa caso "teoricamente" ele vai mandar um pacote para o gateway do ip turbo e 4 pacotes para o adsl pois vc definio 4 vezes o gateway do adsl.

    na ether3 vc coloca o ip da sua rede local.

    faça o nat sem especificar a out interface

    ativa os gráficos na insterfaces, faças os testes e me conta se ficou bom.

    Abraços.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    Bem tenta fazer o seguinte:

    Vc deve ter tres placas de rede em seu server.

    coloca na ether 1 seu ip turbo com ip e mascara

    na ether 2 coloca seu adsl com ip e mascara

    Tenha certeza de que vc está dando ping para seus roteadores tando do ip turbo qdo do adsl

    vai em ip routes e coloca o gateway do ip turbo ai vc clica na setinha que aponta para baixo e coloca 4 vezes o gateway do seu adsl repetindo um abaixo do outro.

    nessa caso "teoricamente" ele vai mandar um pacote para o gateway do ip turbo e 4 pacotes para o adsl pois vc definio 4 vezes o gateway do adsl.

    na ether3 vc coloca o ip da sua rede local.

    faça o nat sem especificar a out interface

    ativa os gráficos na insterfaces, faças os testes e me conta se ficou bom.

    Abraços.

    Desculpa os Erros que to morto de sono.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Agradeço a oportunidade de estar postando aqui no site, ou seja, essa é minha primeira mensagem aqui.

    Minha duvida é a seguinte, tenho o Mikrotik instalado aqui, até ai tudo bem. O que eu queria era ligar meus 2 links no mikrotik, fazendo assim um load Balance.
    Sei que vão me responder que tem no wiki, mas pelo que vi muitos reclamam sobre sites de Bancos e msn, etc...
    A questão é a seguinte, o que dizen é que esse load balance funcionaria por rotas estaticas, mas até agora não axei onde se faz isso, ou seja, onde tem alguns modelos, scripts, etc....
    Ja fiz varios testes aqui, mas não deu certo.

    Queria ligar os 2 links e ter 1 saida para clientes, pra cada cliente tem um gateway, tipo: Cliente 1 - IP 20.20.1.2 Gateway - 20.20.1.1, cliente2 IP - 20.20.2.2 Gateway 20.20.2.1 e assim vai.
    Meus Gateways são: 10.1.1.140 ADSL 4Mega e 200.140.181.xx IP Turbo 1Mega.

    Muitos se prontificam em ajudar, mas os que tentei entrar em contato me cobraram, e creio que um forum não é comercio e sim um lugar onde conhecimento se compartilha para beneficio daqueles que necessitam.
    Afinal, se fosse pra cobrar o Site teria classificados....
    Desde ja agradeço.
    Obrigado!!!
    Olá amigo, já q seus links são de velocidades diferentes, eu aconselho fazer balanceamento por grupo de clientes, ñ terá problemas com sites de bancos e nenhum outro e vc pode definir tipo 50 clientes para o de 4mb e 15 para o de 1mb, assim ñ sobrecarregando o link menor, qualquer coisa pode perguntar, abraços!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, já q seus links são de velocidades diferentes, eu aconselho fazer balanceamento por grupo de clientes, ñ terá problemas com sites de bancos e nenhum outro e vc pode definir tipo 50 clientes para o de 4mb e 15 para o de 1mb, assim ñ sobrecarregando o link menor, qualquer coisa pode perguntar, abraços!
    Bom seria se colocasse o link de 4 Mega só pra navegação e o de 1 mega para Download, p2p, etc..., mas como download usa a porta 80 ai é fda.

    O que eu queria era ligar os 2 mesmo.
    O que vai pegar é o seguinte.
    Vou colocar um PC em cima da torre, com 3 cartões, e instalado o Mikrotik só pra controle de banda, e outro servidor com o Mikrotik instalado para Internet, porisso que queria colocar os 2 links, ai teria 1 saida pro Mikrotik da torre.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Bom seria se colocasse o link de 4 Mega só pra navegação e o de 1 mega para Download, p2p, etc..., mas como download usa a porta 80 ai é fda.

    O que eu queria era ligar os 2 mesmo.
    O que vai pegar é o seguinte.
    Vou colocar um PC em cima da torre, com 3 cartões, e instalado o Mikrotik só pra controle de banda, e outro servidor com o Mikrotik instalado para Internet, porisso que queria colocar os 2 links, ai teria 1 saida pro Mikrotik da torre.
    Aqui uso um servidor embaixo gerenciando td com balanceamento por grupo de clientes aí vai um cabo de rede para a torre q tem outra máquina com 4 placas wireless em bridge ligado a 4 antenas, eu consegui fazer esse balanceamento pela porta 80 por um link, mas tive exatamente este problema de downloads, sobrecarregava o link da porta 80 e o outro ficava ocioso, por isso partir para o por grupo, eu articularmente usária a porta 80 por um link se fosse dedicado, e o lixo em algum adsl...

  7. #7

    Padrão

    Então nesse caso da pra fazer o que quero né?
    Colocar o pc na torre pro controle dos clientes, e outro em baixo pra Servidor de Net? Ambos com mikrotik?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Então nesse caso da pra fazer o que quero né?
    Colocar o pc na torre pro controle dos clientes, e outro em baixo pra Servidor de Net? Ambos com mikrotik?
    No meu caso o servidor embaixo q faz td, o da torre é em bridge, ñ faz nada, ñ gerencia nada, somente pega os dados "mastigado" pelo servidor embaixo e manda para os clientes via wireless...