Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. o problema não acontece apenas em um cliente. É em toda a rede. Tenho clientes com sinal ruim, 2, -80 em média. Mas duvido que isso só seja a causa da minha dor de cabeça.

2. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o problema não acontece apenas em um cliente. É em toda a rede. Tenho clientes com sinal ruim, 2, -80 em média. Mas duvido que isso só seja a causa da minha dor de cabeça.

meu amigo, o wireless é como um HUB comum e nao como switch.. se um esta causando problema pode derrubar todos.

Abraços
    Lee

3. Verifique no Status da interface wireless, qual o valor que está mostrando para o ACK
    Você deixou ele como dinamico, certo?

Se o valor estiver alto, a qualidade para os clientes fica sensivelmente prejudicada.
    Verifique o ACK em vários momentos (com pouco e mais clientes) e veja se altera o valor e posta aqui os resultados.

4. agora, quase meia noite, 10 conectados.

todos com ACK 30us, menos 3:

Cliente A, sinal -70/-80, ACK 403us

Cliente B, sinal -70/-80, ACK 194us

Cliente C, sinal -70/-80, ACK 183us

Cliente A e B têm obstáculos entre eles e a torre. Cliente B é a pontinha de uma pequena caixa dágua de colégio, e cliente A é um prédio (eu sei, eu sei, aceitei-o como cliente pq eu era muito mais inexperiente na época e usava um ap que não tinha como checar qualidade de sinal). Cliente C tem visada limpíssima, e está em uma distância em que tenho clientes com sinal -55. Lá eu sei quais são os problemas, só estou precisando de tempo livre na agenda para fazer uma revisão lá. Antena aquário modelo antigo, o qual o dipolo faz justiça ao nome da marca, e placa encore/realtek, sendo que das 10 placas realtek que eu tenho (comprei todas juntas), 7 já ou pifaram completamente, ou pifou o upload delas.

De qualquer modo, mesmo com esses 3 ACK altos, os outros clientes não estão tendo problemas de navegação.

As vezes meus clientes têm problemas para se logarem no pppoe, que está no servidor mkt que tenho no chão, e não no mkt ap na torre. Estranho pacas, o servidor recebe o pedido de login, e retorna no log "DHCP deassigned XX:XX:XX:XX:XX". Pro cliente volta a msg de erro de que o computador remoto (meu servidor) não respondeu. Ainda não achei um padrão nisso. Estava achando que era a memória que estava sendo consumida pelo webcache, pois a maioria das vezes que notei isso, o servidor estava com bem pouca memória disponível, tipo menos de 50mb. Mas lembro bem que em uma das vezes que aconteeceu, o servidor estava com muita memória livre, e em outra vez que isso aconteceu, ng conseguia logar além de mim (me conecto ao servidor via cabo, e por uma ether diferente, o ap se conecta à ether2 e eu à ether3, ether1 pro link). Reiniciei o AP (e não reiniciei o servidor) e voltaram a logar. Lembrando que nessa última situação, todos os clientes estavam com um bom sinal.

Não entendí, e não achei ng que tenha passado por situação semelhante. Já tive erros de dhcp lease (meus clientes são todos dinâmicos) e em seguida os clientes não conseguiam mais conectar.

Bem, está bem tosca a situação aqui, e não sei se são problemas separadas ou tudo resultado da péssima conexão entre meu ap e os clientes.

Grato pela atenção, qualquer dica é benvinda

5. Com a segunda parte da sua mensagem, não poderei te ajudar (pois não usamos PPOE).

Com relaçao à primeira parte, verifique qual ACK que aparece na interface wireless (na tua AP), lá em Status.

Você observou que tem 3 com ACK alto. Tenho quase certeza que isso está afetando (clientes ruins afetam os clientes bons, isso é fato que testemunhei aqui).

Como resolver e identificar?
    Bloqueando esses com ack alto enquanto você faz o ping para 3 ou 4 (de preferencia nos momentos ruins).
    Como bloquear? Na menu Wireless --> Registration --> selecione os clientes com ack alto, e clica em COPY TO ACCESS LIST
    Eles aparecerão no Access List em seguida. Então 2 cliques neles, e marca ou desmarca a opçõa Autentication

Observe no LOG que o MAC do cliente irá cair, ou seja, voce bloqueou o acesso dele na AP. bloqueie temporariamente esses 3 com ack alto e verifique se mudou os ping´s.

e observe uns 15s depois, se o ACK da tua interface AP (lá em Status) também alterou o valor.

Tenho quase certeza que irá mudar da "água para o vinho".
    Pelo menos se melhorar, você vai saber onde está o problema... Se não resolver, chama um padre para benzer

Tópicos Similares

1. Perda de pacotes e ping muito alto no mikrotik
    Por edemarsutil no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 14-05-2009, 11:21
  2. PC-AP com ping muito alto na Wlan 2
    Por megamota no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 26-04-2009, 09:11
  3. Ping muito alto com ap ovislink em bridge no MK !!!
    Por francispaulinely no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2008, 00:15
  4. pings muito alto no meu ap
    Por giannipanizzi no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 17-02-2008, 15:09
  5. ping muito alto perdas de pacotes
    Por pretinho no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 09-01-2008, 22:29

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L